segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ATLETISMO : UM ANO DE GLÓRIA

Atletismo: Um ano de glória

Balanço de 2012

Atletismo: Um ano de glória

Vitórias e mais vitórias. É o balanço que se pode fazer do Atletismo e do projecto Benfica Olímpico, que prometem continuar a dar que falar nos próximos anos.

Começou precisamente a 21 de Janeiro de 2012 a competição por equipas para o Atletismo do Sport Lisboa e Benfica. No Campeonato Nacional de Pista Coberta, o Clube da Luz venceu, quer em masculinos, quer em femininos, nos escalões de Juniores e Sub-23. Mas foi em Seniores masculinos que os “encarnados” conseguiram o maior feito em Pista Coberta.

É que a equipa Sénior masculina sagrou-se Campeã Nacional, 17 anos depois do último título, conquistado em 1995. Uma conquista para a qual não contribuiu Nelson Évora, atleta que sofreu uma lesão impeditiva de participar nos jogos Olímpicos.

Nelson Évora ficou, assim, de fora da aquisição deste título de Pista Coberta, mas o Benfica apresentou no início de 2012 um reforço de peso para a velocidade “encarnada”: Arnaldo Abrantes. Depois de ter passado pelo Clube da Luz nas temporadas de 2004 e 2005 quando ainda era Júnior, no regresso foi decisivo para esta primeira conquista.

Foi um início de temporada em grande já que, dias antes da conquista do título nacional Sénior em Pista Coberta para o Benfica, em Castellón, na Espanha, os Juniores tinham arrecadado o título europeu de Corta-Mato por equipas. Nesta prova o Benfica dominou porque conseguiu qualificar quatro atletas entre os oito primeiros lugares, dois dos quais, inclusivamente no pódio. O benfiquista, Ruben Silva, foi mesmo o vencedor no sector masculino Júnior da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato.

Bicampeões nacionais
 A supremacia benfiquista demonstrada na época de Inverno voltou a sobressair nas provas de Pista ao Ar Livre. Desde 1994 que a equipa masculina de Atletismo não conseguia vencer dois Campeonatos consecutivos.  Os “encarnados” conseguiram renovar o título nacional de Pista ao Ar Livre, conquistado em 2010/2011, depois de 15 anos do último. O triunfo em Seniores masculinos não foi, contudo, isolado. À excepção da categoria feminina Sub-23 e Sénior, o Benfica foi Campeão nas duas vertentes (masculinos e femininos) em Juvenis e Juniores.

Ao nível da competição ao Ar Livre, 2012 marcou o regresso da equipa Sénior masculina à Taça dos Clubes Campeões Europeus, 15 anos depois da última presença. O Benfica foi 5.º classificado, a escassos três pontos do 4.º lugar.

Os Sete Olímpicos
 Já nos Jogos Olímpicos, na maior competição mundial do ano, o Atletismo da Luz fez-se representar com sete atletas. Entre os estreantes: Marcos Chuva (Comprimento), Jorge Paula (400m barreiras) e Pedro Isidro (Marcha). Alberto Paulo (3000m obstáculos), Arnaldo Abrantes (200m) e Marisa Barros (Maratona) repetiram a presença em olimpíadas.

Nas disciplinas de Corrida, Marisa Barros foi a melhor representante “encarnada”. Terminou em 13.º lugar. No Salto em Comprimento, Marcos Chuva chegou às meias-finais, fase da prova atingida também por Marco Fortes. Mais importante que os resultados foi a verdadeira mancha vermelha do Atletismo do Clube em Londres.

O ano terminou com novo domínio “encarnado”, desta feita, no Campeonato da Europa de Corta-Mato disputado em Budapeste, na Hungria. Alberto Paulo, Bruno Jesus, Rui Pinto, Miguel Borges, Miguel Marques, Bruno Varela, Diana Almeida, Jéssica Matos foram os nomes que ao cair do pano de 2012 mostraram a força e a representatividade do Atletismo do Benfica na Selecção Nacional.

Lançamentos com direito a recordes nacionais
Foi no capítulo dos Lançamentos que o Atletismo “encarnado” mais se destacou este ano a nível de marcas pessoais e recordes nacionais. Foi através de Marco Fortes que a segunda jornada da Taça da Europa de Lançamentos em Bar, Montenegro, se tornou histórica para o Atletismo a nível nacional. O lançador foi o primeiro português a ultrapassar a barreira dos 21 metros no Lançamento do Peso. Marco Fortes bateu o recorde de Portugal com um arremesso de 21,02m, mais 11 centímetros que o anterior que já lhe pertencia.

Marco Fortes não foi o único lançador em destaque neste ano de 2012, uma vez que Tiago Aperta estabeleceu o recorde nacional do Dardo em 75,55m também na Taça da Europa de Lançamentos. 


S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário