segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MAKSIM KOVAL (DÍNAMO KIEV) PERSEGUE LEV YASHIN

Aos 21 anos, o guarda-redes ucraniano Maksim Koval, é o dono da baliza do Dínamo Kiev, apontado como um predestinado na arte de evitar golos, na senda da mais fina escola de guarda-redes daquela região do planeta, como o vizinho russo Igor Akinfeev (CSKA Moscovo) ou o lendário aranha negra, Lev Yashin. Basta referir que não é qualquer jogador que se estreia a sénior com apenas 16 anos de idade, no principal escalão do futebol ucraniano, ou seja, ao mais alto nível.

O jovem futebolista destaca-se pela sua agilidade, reflexos rápidos e segurança aérea, pelo que reúne as principais qualidades necessárias para se tornar num autêntico guardião de classe mundial. Aos 21 anos, e sabendo-se da longevidade específica do posto de guarda-redes, estando ainda longe de atingir a maturidade, Maksim Koval já possui, contudo, um elevado grau de qualidade, exibindo tremendo potencial.

Contratado em 2010/2011 ao Metalurh Zaporizhya, clube da sua terra natal, Maksim Koval encontrou, no Dínamo Kiev, uma fortíssima concorrência: Oleksandr Shovkovsky, guarda-redes com quase 100 jogos pela Ucrânia, Stanislav Bogush, outro internacional pela seleção ucraniana ou Denys Boyko, atual número um do Dnipro. Nada que parasse o miúdo, então com apenas 17 anos, que no ano de estreia pelo histórico de Kiev assinou um total de 20 jogos a titular.

Atualmente, Maksim Koval é considerado um dos guarda-redes mais promissores à escala mundial, pelo que são vários os clubes atentos ao alto nível exibicional apresentado por este jovem jogador, como por exemplo os ingleses do Arsenal, que pretendem voltar a ter na sua baliza um guarda-redes de referência, um pouco à imagem do que sucede com os grandes rivais Chelsea (Petr Cech) e Manchester City (Joe Hart). Maksim Koval está cotado num valor a rondar os nove milhões de euros e já representou a seleção principal da Ucrânia, pelo que a cotação promete continuar a subir.

B.I.

NOME COMPLETO
Maksim Anatoliyovych Koval

DATA DE NASCIMENTO
9 de dezembro de 1992 (21 anos)

NATURALIDADE
Zaporizhya (UCR)

PESO
84 quilos

ALTURA
1,88 metros

POSIÇÃO
Guarda-redes

PERCURSO
Metalurh Zaporizhya (UCR) e Dínamo Kiev (UCR)

Sem comentários:

Enviar um comentário