terça-feira, 22 de julho de 2014

MEMBRO DA COMISSÃO TÉCNICA DA FIFA EXPLICA ELEIÇÃO DE MESSI



O francês Gerard Houllier, membro da comissão técnica da FIFA que atribuiu a Lionel Messi o prémio de lhor jogador do Mundial, justificou a escolha pelo argentino em detrimento de nomes como o alemão Thomas Muller, o holandês Arjen Robben, o colombiano James Rodríguez, o brasileiro Neymar ou até o argentino Di María.

«Entendo que foi uma surpresa [a eleição de Messi], porque as pessoas só se lembram da segunda parte da final. Na comissão vimos todos os jogos e decidimos que foi o jogador mais importante para a sua equipa. E chegou à final, uma das condições para ganhar o troféu», referiu Houllier, em entrevista concedida ao jornal francês Le Monde.

«Messi foi decisivo nos primeiros quatro jogos. Nas meias-finais com a Holanda, foi o primeiro a marcar nas grandes penalidades. A análise também tem em conta o facto de que ele foi o capitão de uma equipa coesa, que jogou sempre unida, algo que não se via há muito tempo na Argentina. Para mim, merece amplamente a Bola de Ouro pela forma como levou a sua equipa à final», prosseguiu Houllier, que, enquanto treinador, orientou clubes como Paris Saint Germain, Lyon ou Liverpool, além de ter estado no comando da seleção francesa.

Houllier admitiu que houve uma competição entre Messi e o alemão Muller, mas a comissão teve em conta todos os sete jogos e não apenas a final. 

De resto, falou sobre outros eventuais candidatos ao prémio: «Robben esteve muito bem, mas não teve tanto peso no coletivo. Apesar de ter provocado um penalty nos oitavos-de-final contra o México, teve pouco peso no jogo da sua equipa. James Rodríguez foi eliminado muito cedo [nos quartos de final], assim como Neymar ou outro bom arquiteto da boa prestação da Argentina, Di María [ambos lesionados nos quartos de final]. Este poderia ser um sério candidato se tivesse feito todos os jogos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário