quarta-feira, 1 de julho de 2015

OS MILHÕES GANHOS POR JJ E OS MILHÕES PERDIDOS POR JJ


Os milhões ganhos por JJ e os milhões perdidos por JJ

HORA DO CHÁ


 
Esta época do ano futebolístico é muito divertida. Nos jornais, nas rádios e nas televisões todos os dias há jogadores que estão para vir mas não vêm, há jogadores que interessam a uns clubes e depois são «roubados» por outros, há jogadores que, apertados pelo futuro, deixam escapar interesses que afinal não existem (neste caso, o brasileiro Pepe bateu  todos os recordes da lata e da sem vergonha quando «soplou» estar o Chelsea de olho nele), há também aqueles que dizem estar no clube de alma e coração, mas apenas porque nenhuma proposta aliciante (financeiramente, entenda-se) lhes foi feita… Enfim, é divertido.

Divertido também foi o Euro Sub 21, com excepção do jogo da final, onde os nossos rapazes acabaram derrotados diante da Suécia. E sendo assim perguntarão: porque raio foi então divertido? Simples. Para mim, este foi o Euro dos Sub 21 que Jorge Jesus não quis no plantel. 

Ao ver esta rapaziada jogar, relembrei  todos os enormes elogios que foram feitos ao agora treinador do Sporting – e também os auto-elogios! – a propósito dos milhões que este «deu» a ganhar ao Benfica na «formação» de jogadores como Di Maria ou Matic, vendidos a excelente preço. Foram grandes negócios, é verdade. E com eles o Benfica ganhou muito dinheiro.

E à medida que os jogos decorriam dava comigo a pensar para com os meus botões: certo, Bernardo Silva ou João Cancelo, por exemplo, foram bem vendidos por Luis Filipe Vieira, pois não jogavam no Benfica. E se não jogavam… vendê-los foi uma boa opção.

Mas… e se tivessem jogado no Benfica, como Bernardo Silva no Mónaco?  Ou André Gomes, com época fantástica no Valência?  Depois de os ver actuar na Selecção Nacional ou nos clubes é legítimo perguntar: quanto valem hoje?  Quanto vale actualmente um tal de Derlis Gonzalez, atacante paraguaio vendido para o Basileia por uns trocos, também por não agradar ao então treinador dos «encarnados»,  e que se destacou na Copa América como uma das grandes figuras do torneio? Valem milhões! André Gomes já vale na casa dos 30; por Bernardo já ofereceram 25 e mesmo assim não aceitaram vendê-lo; e quanto pagarão os ingleses, que já andam de olho nele, pelo sueco Lindeloef, que ontem se sagrou campeão europeu mas que para JJ era jogador muito fraquinho? E quanto irá render Ivan Cavaleiro, por quem o Deportivo também já tem propostas?

Ou seja, muito se falou e se fala nos milhões que Jorge Jesus terá «dado» a ganhar ao Benfica. E quem fala dos milhões que o Benfica perdeu com Jorge Jesus? A resposta a esta pergunta tem sido o silêncio. Ninguém quis nem quer fazer contas. E por isso me divirto imenso nesta época do ano.

E estou convicto que ainda mais me divertirei na próxima temporada quando começarem a chover elogios para a jovem e talentosa equipa do Sporting/Jorge jesus e não leia, ouça ou veja ninguém dizer que os João Mário, Tobias, William, Mané, Paulo Oliveira, entre outros, são o que são porque houve quem apostasse neles a sério.  Digo eu já: Jardim e Marco Silva. 

Eládio Paramés

Sem comentários:

Enviar um comentário