sábado, 30 de janeiro de 2016

CRÓNICA DE LEONOR PINHÃO


Título:
O mais alto possível
Texto:

O Benfica cumpriu e vai agora discutir com o Sporting de Braga a presença na final da Taça da Liga. Se, eventualmente, o Benfica afastar este excelente Braga terá, no entanto, de recusar as pretensões do presidente da Liga que quer a final em Macau. É conspiração! Agora que o Benfica – depois de muito penar – até parece recuperado das viagens da sua pré-temporada querem-no mandar de ida e volta à China. Pois Pedro Proença que vá andando. Mas o Benfica fica.
*
Nesta sociedade do entretenimento em que a baixaria dos “reality shows” já desgosta o público e pouco rende às estações de TV, resume-se a um belíssimo pico de audiência a palestra sobre idoneidade e ética que o presidente do Sporting proferiu em direto na TVI tendo por inspiração o “kit” Eusébio e por lema “do Benfica espera-se sempre o mais baixo possível”.
Dispersa a poeirada em comunicado oficial da autoridade competente, ficaram os benfiquistas a saber que o seu clube faz aos árbitros ofertas de cortesia num valor abaixo do permitido pela UEFA, pela FIFA e pela ONU. Entre nós, uns condenarão Luís Filipe Vieira por ser um anfitrião forreta, outros o condenarão por ser um mãos-largas.
No nosso clube são sempre díspares e bem-vindas as opiniões. Para mim, por exemplo, os árbitros receberiam à guisa de boas-vindas um exemplar (não ilustrado) de bolso das “Viagens na Minha Terra” do Garrett e já era um pau.
O assunto vai agora prosseguir na justiça civil onde o Benfica, assim o esperam os seus adeptos, exigirá ao presidente do Sporting provas das suas acusações e também da sua aritmética onde avultam “um quarto de milhão de euros em prendas” mais “140 mil euros em jantares” já para não falar das “refeições entre 500 e 600 euros porque são à la carte”.
Contra “o mais baixo possível”, o mais alto possível. É isto que os benfiquistas pedem ao seu clube que defenda na barra do tribunal.

*
Lopetegui diz que o presidente do Porto “está mal aconselhado”. Já Vítor Baía sugerira que “está mal rodeado”. Será moda falar de Pinto da Costa como se alguma vez precisasse de conselhos ou de estar bem rodeado?
*
O Benfica volta amanhã a Moreira de Cónegos. Esperamos que não tenha gasto os golos todos e que não lhe passe pela cabeça que vai ter um passeio como o de terça-feira. E, sim, foi um exagero, senhor Gaitán, um grande exagero.
Leonor Pinhão in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário