quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ANTEVISÃO AO BENFICA - FC PORTO


Na antevisão do clássico com o FC Porto, Rui Vitória enalteceu o percurso ascendente do Benfica na Liga, traduzido na recuperação pontual em relação aos rivais diretos na luta pelo título.

«Há um dado objetivo: recuperámos onze pontos ao FC Porto e oito ao Sporting. É sinal do trabalho que fomos fazendo no Benfica e daquilo que os adversários foram perdendo. Temos três candidatos ao título, não me esqueço disso desde o início. Há muitos anos que é assim. Estamos na presença de duas equipas que jogam para o título, o de amanhã [sexta-feira] tem uma nuance especial por ser um clássico, visto por muita gente, com um estádio cheio, e que por vezes até transcende os jogadores», comentou em conferência de Imprensa.

Rui Vitória diz não vislumbrar uma relação de causa-efeito entre o `murro na mesa´ que deu a determinada altura da época, exigindo respeito pelo Benfica, e o início da série vitoriosa das águias.

«Pode ter sido uma coincidência, até porque tivemos goleadas antes dessa minha intervenção. Foi uma das intervenções que tive, como possivelmente terei outra de determinada forma, como outras com tanta serenidade ajudaram a que o percurso fosse vitorioso como tem sido», comentou em conferência de Imprensa, frisando:

«Não estou aqui para agradar às pessoas quando falo ou deixo de falar, estou preocupado e focado em trabalhar o melhor possível pelo Benfica.»

Sublinhou Rui Vitória que o bom momento do Benfica «não é nada do outro mundo», antes o resultado de um «processo perfeitamente natural», propício à crescente confiança dos jogadores.

No entanto, ficou o alerta.

«Isto não é o fim do que quer que seja, nada ganhámos ainda. Tivemos um percurso bom, mas há muito campeonato pela frente e muitos pontos perdidos. Vamos continuar a trabalhar com esta forma de estar, porque acreditamos que só assim poderemos chegar à frente em maio», vincou.

Rui Vitória deixou ainda uma palavra de agradecimento a Luís Filipe Vieira. 

«O futebol tem uma fase de crescimento, que pode ser mais curta ou mais longa. Tudo o que nos tem acontecido é fruto do trabalho de muita gente, a começar na figura do nosso presidente até ao elemento que nos trata da relva», explicou, atribuindo o sucesso nas quatro linhas à «estabilidade» proporcionada por Luís Filipe Vieira:

«Permite que os seus profissionais trabalhem com alegria e paixão por este clube e pela profissão, que se calhar existe em muito poucos lados. Essa estabilidade permite que o crescimento aconteça.»

Rui Vitória recusa encarar o jogo com o FC Porto, no Estádio da Luz, como um teste às suas capacidades no comando técnico do Benfica.

«No Benfica há testes em todos os jogos. Todos os pontos, golos e vitórias são importantes, seja contra equipas melhor ou pior pontuadas. Encaramos todos os jogos da mesma maneira, o tratamento é sempre igual», esclareceu em conferência de Imprensa. 

«Este é mais um desafio que vamos ter e um objetivo que queremos alcançar. Foi este pragmatismo que tive em todos os momentos durante a época. Para mim todos os jogos são testes, são exames», realçou Rui Vitória, enfatizando:

«Temos tido um percurso muito difícil de alcançar, mas muito proveitoso e digno de realce.»

Rui Vitória, de resto, deixou vincada a ideia de que não acredita num dragão fragilizado.

«Temos a perfeita noção de que vamos defrontar um adversário difícil e forte, como é tradicional na equipa do FC Porto. Têm um belíssimo plantel. Vai ser um jogo complicado mas que queremos muito vencer, para dar uma alegria aos benfiquistas. O adversário tem valor e qualidade, mas tenho a certeza que neste momento temos condições para ganhar o jogo, sempre respeitando o adversário como merece. Esta ambição pode parecer desmedida, mas é a ambição que nos carateriza», realçou.

O fator casa, acredita Rui Vitória, poderá fazer pender a balança para o lado encarnado.

«Neste tipo de jogos dificilmente haverá favoritos. Poderemos ter algum favoritismo nos 50/50 porque amanhã [sexta-feira] teremos o inferno vermelho, no sentido positivo, de alegria, cor e ruído. Vão defrontar-se duas equipas com argumentos, virtudes e defeitos. Não é por termos ganho na semana passada e o FC Porto ter perdido que vamos mudar a nossa forma de abordar o jogo», afiançou.

O clássico da 22.ª jornada da Liga, entre Benfica e FC Porto, assinala o regresso de Maxi Pereira ao Estádio da Luz. Rui Vitória, porém, recusa alimentar qualquer tipo de polémica em torno do antigo jogador dos encarnados.

«Terá a atenção que têm todos os jogadores do FC Porto, preocupamo-nos com todos eles. É a atenção normal, nada mais do que isso. Esses filmes não interessam para nada», sentenciou em conferência de Imprensa.

Rui Vitória desvalorizou as ausências, devido a lesão, de Maicon e Marcano do lote de opções de José Peseiro.

«Se fossemos por limitações eventuais das equipas não faríamos outra coisa, até olhar para as nossas e lamentarmo-nos disso. Não o fazemos. O FC Porto tem jogadores para fazer um onze forte e daí não prevejo grandes diferenças», argumentou, acrescentando:

«Vão defrontar-se duas equipas fortes, boas, que têm de se respeitar. Queremos ser nós os vencedores, tão simples como isto.»

A possível estreia de Renato Sanches e Lindelof em clássicos do futebol português, diante do FC Porto, em nada atemoriza Rui Vitória, depositando este confiança ilimitada nos dois jovens jogadores.

«Tenho uma abordagem muito simples em relação a este tipo de jogadores, que é tratá-los exatamente como eles são: jogadores de futebol. Temos de perceber como é que cada um deles pensa a profissão e tentar interagir. Mas também vos digo que, com estes dois jogadores em particular, não teria de ter qualquer atenção especial, porque aquilo que eles têm vindo a fazer em termos de processo de treino - eles e mais alguns que têm correspondido sempre que são chamados -, dá-me totais garantias. Não é algo que precise de estar aqui a dizer. Quem entrar amanhã [sexta-feira], tenho a certeza que irá dar conta do recado também», sublinhou em conferência de Imprensa.

Rui Vitória revela total tranquilidade com a nomeação de Artur Soares Dias para o clássico com o FC Porto.

Questionado se a atuação do `juiz´ da Associação de Futebol do Porto poderá ser condicionada pelo golo validado a Maicon no Estádio da Luz, na época 2011/2012, o treinador das águias foi perentório.

«É um dos árbitros internacionais, arbitra no estrangeiro. À partida parece ser um árbitro à altura do jogo», começou por avaliar, completando o raciocínio:

«Todos estamos a preparar-nos para que seja um bom jogo e um bom espetáculo, e que as pessoas e os benfiquistas saiam satisfeitos. Sendo internacional e um dos melhores árbitros portugueses, e tratando-se, se calhar, de um dos melhores jogos em Portugal, seria um dos árbitros indicados.»

Sem comentários:

Enviar um comentário