domingo, 7 de agosto de 2016

BENFICA EM BUSCA DA 6.ª SUPERTAÇA


Este domingo, no Municipal de Aveiro, Benfica e Sp. Braga procuram arrancar a época com um troféu. Aqui, a Supertaça de Portugal poderá significar bem mais do que levantar um troféu. Jogo marcado para as 20h45.

Um debate de ideias. Será assim que se pode resumir o encontro desta noite. De um lado, Rui Vitória, treinador do tricampeão nacional, a procura de solidificar uma ideia. Do outro lado, José Peseiro, novo treinador do Sp. Braga, vencedor da Taça de Portugal, que procura a construção de uma nova ideia de jogo.
Como manda a tradição, a Supertaça Cândido de Oliveira abre a época desportiva de forma oficial em Portugal, com Rui Vitória a querer começar a época tal como acabou a última: a vencer. O treinador quer começar a época com um ‘impulso’ que poderá ser importante nesta fase inicial da temporada, quando os mecanismos ainda não estão bem automatizados.
Com poucas alterações na equipa ao longo do defeso, a grande novidade deverá mesmo sera integração de André Horta no lugar que outrora foi de Renato Sanches. Com um toque mais refinado e não tanto o pulmão, capaz de levar a equipa a frente, o reforço encarnado é uma ‘nuance’ nesta nova equipa de Rui Vitória e aí poderá estar o segredo do triunfo.
É com uma equipa que terá o matador Jonas na frente que o técnico das ‘águias’ irá entrar no Estádio de Aveiro, sempre com olho num novo recorde. Caso vença a Supertaça passará o rival ao vencer as quatro provas nacionais em três ano e dois meses e meio (Jesus fê-lo em quatro anos e três meses).
Do outro lado, José Peseiro também procura um recorde. Para isso, não dispensou os cobiçados Rafa e Boly para um duelo que acaba por ser mais importante para os minhotos. Neste sentido, depois de ter vencido a Taça da Liga em 2012/13, o treinador dos minhotos poderá tornar-se no primeiro a conseguir levantar dois troféus pelo Sp. Braga.
As dificuldades poderão ser grandes, tendo em conta que enfrenta uma equipa já mecanizada no que aos seus processos de jogo diz respeito e que o sistema que pretende implementar, com quatro médios e dois avançados, ainda não estará totalmente absorvido pelos seus pupilos, fruto do facto de ainda estarmos na pré-temporada.
No final de contas, será um duelo entre dois treinadores de eras diferentes, mas com abordagens muito similares na relação com os jogadores. De um lado, Rui Vitória tem o histórico recente a favor, mas José Peseiro sabe que foi um dos dois treinadores que conseguiram bater Vitória em 2015/16. O outro foi Guardiola.
Caso o Benfica vença, esta será a sexta Supertaça da sua história, já para o Sp. Braga, a vitrina do clube será recheada com um novo troféu.

Um duelo de estrelas: Jonas vs Rafa
Do lado do Benfica, Jonas ainda chegou a assustar ao falhar os últimos encontros da pré-temporada, mas o ‘pistoleiro’ parece pronto para fazer mira à baliza adversária e continuar a mostrar os dotes de goleador que o celebrizaram na temporada passada. A sua experiência tem sido determinante ao longo da época e poderá voltar a sê-lo, ainda mais com uma equipa com tantos jovens.
Do outro lado, Rafa poderá mesmo sair da Pedreira, mas Peseiro segurou-o para este jogo e deverá, como é habitual, ser a lama da equipa. O virtuoso poderá ser importante para provocar problemas à defensiva encarnada e é nele que reside grande parte da esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário