quinta-feira, 18 de agosto de 2016

RUI CORROSIVO COMO SEMPRE


Acharam que a lesão e ausência de Jonas seria adicional de motivação contra nós. Como se enganaram.
1Em Tondela, uma grande vitória, num terreno difícil. Agora já só faltam 33 finais, rumo ao tetra! O Benfica mereceu ganhar, revelando uma forte capacidade de combate e superação.
Uma boa exibição coletiva, com algumas grandes exibições individuais. Onde se destacou André Horta, que marcou um grande golo - o da tranquilidade! Não tenho dúvidas de que irá brilhar com a camisola do seu (nosso) Benfica e que nos dará grandes alegrias.
Mas para alguns, também ele, durante meses, não terá lugar na seleção; à semelhança do que disseram de Renato Sanches, por ser do Benfica (conhecemos o filme e sabemos como acaba).
Voltando ao jogo, a verdade é que ambas as equipas tiveram outras oportunidades de golo, embora a vitória do Benfica nunca tenha estado em causa. Até pelas oportunidades que o Tondela teve, ainda que não concretizadas, ora por falta de pontaria, ora por cortes da nossa defesa, ora ainda, por grandes intervenções de Júlio Cesar que, uma vez mais, fizeram a diferença e valeram pontos.
De facto, contra aquilo que alguns acham - por inveja, apenas, ou pura malvadez - Júlio César continua a ser um grande guarda-redes, que dá pontos. Na verdade - ao contrário de outros com outros - o Tondela defrontou o Benfica com grande dignidade, encarando o jogo olhos nos olhos, sem medo, sem recorrer à estratégia mesquinha e feia (para o futebol-espetáculo) de adotar uma postura fechada, com o habitual autocarro (ou muro, se quiserem, que não o das lamentações) na respetiva área, que tantas equipas seguem. Foi uma equipa que demonstrou uma grande atitude em campo e que pautou o seu jogo com lógica, com querer, com ousadia e, até, com grande qualidade.
De Tondela, uma lição de humildade (do campeão), com o aviso de que qualquer jogo lá não será fácil. Será, antes, um campo difícil de ultrapassar, com um adversário que causará sempre grandes obstáculos! Além disso, as próprias debilidades evidentes do relvado serão uma dificuldade acrescida, apesar de se poder reconhecer que o Estádio João Cardoso não estava tão mau quanto o esperado, durante a semana - a julgar pelas notícias trazidas a público, que reportavam a reparação do mesmo dias antes da receção ao Benfica. No entanto, apesar de ser um relvado praticável, não está, de todo, em bom estado, pelo que, a manter-se assim, durante o inverno, criará dificuldades acrescidas a quem lá jogar nessa altura.
Contra os arautos da desgraça
2Em Tondela, a confirmação de que, à imagem do que se viu na época passada, o Tondela foi uma equipa consistente, lutadora e muito trabalhadora, que criou inúmeras dificuldades.
O Sporting estreou-se lá, na época passada, e se não fosse um golo, de penalty, no último minuto, numa jogada começada de forma irregular (até cansa falar de tanta estrelinha)... tinha empatado...
Mas o Tondela de Petit, já agora - em 2015/16, empatou em Alvalade e foi às Antas ganhar. Assim como ao estádio Dom Afonso Henriques e à Mata Real (onde venceu por 4-1).
De facto, o Tondela (uma das equipas que mais dificuldades criou aos grandes e que manté, grosso modo, a base da época passada) só poderia tentar ser um grande obstáculo ao Benfica.
Embora saibamos a mistificação em torno da primeira jornada do campeonato e o que isso significa nas contas finais de cada campeonato, porque, o importante não é como começa, mas sim como acaba. Claro que para os outros, os profetas da desgraça alheia, o Benfica iria perder pontos em Tondela. Primeiro por ser em Tondela, depois por se tratar da primeira jornada do campeonato e, por fim, por nos faltar Jonas, um jogador tantas vezes decisivo. Ora... as quase certezas deles deram lugar a uma vitória clara e justa do Benfica. Achavam que a lesão de Jonas seria um adicional de motivação contra nós. Como se enganaram. de facto, é inegável que Jonas tem uma qualidade muito superior ao normal, o que lhe permite ser uma grande mais valia num plantel muito valioso. É, também, que dentro do campo dá mais sentido posicional à equipa, tornando o jogo mais claro e com mais soluções. Para além de ser um jogador muito inteligente, No entanto, no Benfica, não há jogadores insubstituíveis. Nem titulares indiscutíveis. Há, contudo, alguns jogadores que, pela sua qualidade, podem fazer a diferença em campo.
É o caso de Jonas.
O plantel está capacitado para qualquer situação, mesmo quando se trate de solucionar a ausência de um jogador fundamental. Por isso, Rui Vitória, na conferência de antevisão do jogo, referiu que «aqui não há dramas, há soluções». Que diferença... lembram-se?
E a solução para Rui Vitória, no jogo frente ao Tondela, foi Gonçalo Guedes, que fez uma grande exibição, aproveitando da melhor forma, a oportunidade que lhe foi dada.
Porque... as oportunidades são dadas. Um jogo de grande entrega e dedicação de Gonçalo Guedes, mostrando que é opção.
Moral da história, ou da jornada, neste início do campeonato: que sosseguem os arautos da desgraça, porque, aqui, não há dramas. Porque todos queremos ganhar.
As expetativas para a nova época. Até ao fecho do mercado
3De Tondela (repita-se), o exemplo de humildade (de campeão!) e a lição da força que a convicção nos dá, para a conquista do tetra. A convicção das bancadas - grande aliada no apoio de que delas surge, seja onde for, e em Tondela não foi exceção, com os bilhetes esgotados em uma hora - e dos que nos representam no relvado. A convicção, ainda, gravada no novo autocarro, «rumo ao tetra».
Bem sei que ainda é cedo e que as equipas estão longe da sua melhor forma. Ainda há muito para afinar e combater, em cada jogo. Para que seja alcançada a estabilidade final. E que começará a ganhar contornos aquando do encerramento do mercado de transferências.
Até lá, muito pode acontecer...
Até aqui, ficou mais uma vez demonstrado que as novas aquisições foram cirúrgicas.
Ainda assim, independentemente do resultado do fecho do mercado, estamos preparados para o que vier. Estamos, efetivamente, para o que o mercado ditar.
Uma ou outra indefinição é própria dos grandes clubes europeus. E, sendo o Benfica um desses clubes, tem havido todo o cuidado para que sejam atenuados os reflexos dessas consequências de mercado. Com a certeza de que, se vier mais algum jogador, será uma das grandes contratações desta época. Pelo contrário, se não vier mais ninguém, os possíveis candidatos descobertos e captados pela imprensa serão irrelevantes. Com a certeza, ainda, de que os jogadores que farão parte da constituição final deste plantel serão os melhores do mundo.
Porque, nós só queremos ganhar! Esse é o nosso obejtivo, presente em todas as temporadas.
E esta época, quanto a esse fim, será tão decisiva quanto as outras. Porque aqui só as vitórias interessam. Para que, cada vez mais, possamos convencer, acreditar e liderar!
Muito melhores que os outros, cá dentro, iguais aos melhores, lá fora!
À Benfica!!!

Crónica de Rui Gomes da Silva in a bola

Sem comentários:

Enviar um comentário