quarta-feira, 7 de setembro de 2016

GRANDE ENTREVISTA, E COM OS PONTOS NOS IS


O líder encarnado espera que o clube consiga "fazer história" nesta época.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, afirmou hoje que o principal objetivo da equipa de futebol é "fazer história" e conquistar o campeonato pela quarta vez consecutiva, bem como conseguir a afirmação europeia.
"Queremos ter uma equipa competitiva. O grande objetivo do Benfica é fazer o tetra e conseguir a afirmação na Europa. O Benfica tem de fazer história, nunca fez um ‘tetra’ e este ano tem a possibilidade de o fazer", disse, em entrevista à TVI.
Luís Filipe Vieira referiu que cada vez é "mais natural" o Benfica ganhar, garantindo que a equipa está "mais forte e mais jovem" que há um ano.
O presidente do Benfica, que garantiu que se vai recandidatar, disse ainda que a esta época começou a ser preparada em outubro passado. "Preparámos o mercado e fomos à procura, em especial pela juventude, nas posições que eram importantes. Cada ano que passa o Benfica fica mais novo. O investimento deste ano vai permitir nos próximos três ou quatro anos quase não investir. No Seixal estamos apetrechados em todas as posições, podem existir saídas, mas a reposição será feita no Seixal", defendeu.
Luís Filipe Vieira acrescentou ainda que o técnico Rui Vitória está entrosado com a equipa B e conhece todos os jogadores dos escalões de formação do clube, afirmando que o Centro de Estágio do Seixal é a sua "menina dos olhos". "Houve um período de tempo no Benfica em que nada podia ser planeado. Hoje, temos um treinador com que podemos planear a três ou quatro anos. Tem os seus pontos de vista, mas é humilde para discutir com as pessoas", disse, acrescentado que quer um "Benfica made in Benfica".
O presidente do Benfica referiu que acredita que Rui Vitória vai continuar no clube por "muitos anos", mas que caso o técnico saísse seria capaz de apresentar um novo treinador em 24 horas.
Em relação aos presidentes de FC Porto e Sporting, Vieira garantiu que não tem problemas sem sentar-se à mesa para discutir o "negócio do futebol". "Quando foi preciso resolver o problema da Liga sentei-me frente a frente com Pinto da Costa. Não temos problema em nos cumprimentar. Também não tenho problemas em discutir o negócio futebol com o presidente do Sporting, mas não me esqueço de certas coisas", concluiu.
O presidente do Benfica garantiu que não irá investir tanto nas próximas épocas.
Luís Filipe Vieira fez esta noite um primeiro balanço das investidas do Benfica no mercado de transferências, realçando que o clube está "mais forte" para esta temporada.
 O presidente do Benfica salientou que a preparação começou ainda no final de 2015. "O Benfica está mais forte. Preparámos esta época muito bem. Desde novembro começámos a preparar esta época, principalmente nas posições que achámos importantes reforçar", começou por dizer o líder encarnado.
Questionado sobre a crescente juventude do plantel, Luís Filipe Vieira lembrou que essa é uma aposta para prosseguir no futuro e que o elevado investimento deste ano será atenuado nas próximas épocas.
"O plantel está mais novo e vai ficar mais novo. Isto tudo foi planeado numa premissa de manter uma estrutura com muita experiência e abrir o leque a mais juventude. 
Nos próximos três ou quatro anos pouco ou nada iremos investir".
O presidente do clube da Luz considerou Jorge Jesus "uma página do passado" do Benfica.
Luís Filipe Vieira voltou hoje a ser confrontado com o percurso ao lado de Jorge Jesus e a separação 'traumática' que levou o técnico ao Sporting.
Na entrevista à TVI, o presidente do Benfica considerou-o um "excelente profissional", mas lembrou as dificuldades para trabalhar a médio e longo prazo com o agora treinador dos rivais. "Ele é passado do Benfica. O Jorge Jesus foi um homem que trabalhou comigo durante seis anos, não lhe tenho nada a apontar, é um excelente profissional, um grande treinador, mas essa página acabou para mim e para o Benfica. Agora o treinador do Benfica é Rui Vitória", disse Luís Filipe Vieira, acrescentando: "Foi ele que quis sair."
"Não quero falar mais nisso, já é uma página do passado do Benfica, ninguém lhe vai tirar o mérito. Para o projeto que o Benfica tem, não se podia planear nada a médio ou longo prazo, toda a gente sabe como ele trabalha. Temos de planear. Planear a três anos não era possível com Jorge Jesus. De certeza que o Benfica vai ficar com o plantel bastante sólido e adaptado", sublinhou ainda Vieira.
O presidente do Benfica considera que o mexicano "será um dos avançados mais temíveis da Europa".
Luís Filipe Vieira expressou a sua confiança na rentabilidade do investimento efetuado em Raúl Jiménez, que custou aos cofres encarnados um valor total de cerca de 22 milhões de euros.
O presidente do Benfica lembrou já que o mexicano foi decisivo para a conquista do último título de campeão. "Preferimos arriscar, porque se o Benfica foi campeão também se deve aos golos dele. Estou convencido que ele vai justificar o investimento e será um dos avançados mais temíveis da Europa. Acho que ele vai ser a venda mais cara da história do futebol português de sempre. É o meu 'feeling'", afirmou o líder do clube da Luz.
A entrevista do jogador à France Football acabou com as suas chances de poder jogar pelo Benfica.
O mercado de transferências encerrou no último dia de agosto sem que o Benfica tivesse encontrado uma solução para Adel Taarabt. O jogador marroquino, que custa perto de 200 mil euros por mês ao clube da Luz, não terá qualquer hipótese de vestir a camisola do clube, segundo as palavras de Luís Filipe Vieira.
"Contratámos o Taarabt porque entendemos que tinha qualidade. Vimos jogos dele e tinha qualidade. Mas isso não é tudo. Chegou cá com seis quilos a mais, mas agora está no peso certo. Outros chegam em contra peso e ninguém diz nada. Agora, com a entrevista que deu, de certeza que não vestirá a camisola do Benfica", comentou o líder encarnado, aludindo à polémica entrevista do jogador à France Football, na qual colocava em causa a posição de Rui Vitória no seu processo de integração.
No entanto, Vieira descartou liminarmente a rescisão contratual com Taarabt. "Não vamos rescindir. Vamos emprestá-lo ou vendê-lo. Não se preocupem com isso", concluiu.
O presidente encarnado lembrou que o central é uma "peça fundamental" para a juventude no plantel.
O 'caso Luisão' fez correr muita tinta nas últimas semanas e Luís Filipe Vieira tentou hoje encerrar a polémica na entrevista à TVI.
Para o presidente do Benfica, o capitão "tem espaço no Benfica para prolongar a sua carreira". "Tenho uma relação com Luisão como não tenho com outro jogador do Benfica. Diversas vezes esteve para sair e eu convenci-o a não sair. Acho que ele tem espaço no Benfica para prolongar a sua carreira. O Luisão é um homem feliz no Benfica, é o capitão jogue ou não, e é uma peça fundamental para a juventude que está a chegar ao Benfica. Daqui a um ano, não sei se isto será assim, mas era impensável que alguém quisesse correr com Luisão, como disseram. O Luisão não acabou e vai provar a toda a gente que não acabou. Se joga ou não isso é com o treinador, não me intrometo, mas que é líder no balneário não tenho dúvida nenhuma", declarou.
Vieira lembrou inclusivamente que ele próprio e Luisão partilham o tempo de permanência no clube da Luz. "É o meu companheiro deste percurso. O Benfica continua a contar com Luisão, ele está feliz no Benfica. Pode haver especulação porque está em fim de contrato", salientou.
Já sobre as palavras de Jorge Jesus e Giuliano Bertolucci em relação a Luisão, o líder encarnado preferiu desvalorizar. "Isso não conta para mim. Em relação ao empresário de Luisão, é o mesmo que quis levá-lo há pouco tempo para o Cruzeiro e ele não foi. Temos uma relação com Jorge Mendes, a Gestifute é nosso parceiro, é tão simples a relação que tenho com o Jorge Mendes, dizemos o que queremos dar, ele cobra uma percentagem, se ele conseguir mais dinheiro, felizes da vida, não temos problemas algum em dizer o que há dentro do Benfica", rematou.
O líder do Benfica vincou que compraria o jogador ao Braga mesmo por 20 milhões de euros.
A transferência milionária de Rafa para o Benfica, avaliada em cerca de 16 milhões de euros, agitou o mercado e Luís Filipe Vieira não se coibiu de falar do negócio, lembrando a concorrência dos rivais.
"O que se passou com o Rafa é absurdo. Sporting, FC Porto e Benfica estiveram interessados e quem decidiu foi ele. Já aconteceu ao contrário e eu perdi jogadores para o FC Porto. Admiro o caráter dele e a força com que quis o Benfica. Se calhar o Benfica não foi aquele que lhe ofereceu mais dinheiro, mas em termos desportivos joga em três posições, é jovem é português e tem tudo para se afirmar", adiantou o presidente do Benfica na entrevista à TVI.
"Quando ele diz que só quer o Benfica não o podíamos deixar escapar. Se custasse 20 comprávamos na mesma", vincou Luís Filipe Vieira.
Em sentido inverso, o presidente do Benfica comentou a saída de alguns jogadores, nomeadamente Talisca e Rúben Amorim. "Poderia ter saído, mas não o conseguimos inscrever em Inglaterra. Ele queria ir-se embora e ganhar mais dinheiro. É legítimo", disse Vieira em relação ao brasileiro que saiu por empréstimo para o Besiktas.
Já em relação ao médio português, fez questão de sublinhar a boa relação. "Vai ser emprestado para fora. Foi pai recentemente e sei os motivos que ele tem para ir para o estrangeiro. Posso garantir que não vamos cobrar nada. Vamos respeitá-lo. Ele é que quis sair", sentenciou.
O presidente do Benfica espera ter uma equipa "com identidade do Benfica".
Luís Filipe Vieira reiterou a sua estratégia de aposta na formação no Benfica, manifestando a convicção de que irão aparecer novos talentos à imagem de Renato Sanches e Bernardo Silva.
"Vão aparecer outros Renatos e outros Bernardos", frisou o presidente do Benfica, na entrevista à TVI, acrescentando: "Temos de continuar a sonhar, se vamos pensar que nunca vamos lá chegar, não saímos daqui. Somos candidatos, queremos ganhar e na Europa também, e vamos lá chegar, pela maneira como estamos a trabalhar. O centro de estágio vai fazer 10 anos de existência, estamos preparados para o futuro. Não vou dizer que vamos ter cem por cento de jogadores feitos no Seixal, mas vamos ter uma equipa com identidade do Benfica mesmo. Há um trabalho de base que tem vindo a ser feito."
Questionado sobre os planos para o futuro, o líder encarnado destacou as várias direções em que o clube está a crescer, não deixando de enfatizar a importância do centro de estágio do Seixal: "Queremos aumentar a capacidade do Seixal e fazer alguns melhoramentos. Esse vai ser o projeto principal, a afirmação na Europa também será importante, estamos a chegar à China, na rede digital estamos a fazer um investimento bastante grandes, mas o Seixal é o nosso grande projeto. A propósito do Seixal, há um jovem que já tem onze anos de Seixal e não tenho dúvidas de que chegue ao tempo que Luisão tem de Seixal".

3 comentários:

  1. "Desde novembro começámos a preparar esta época, principalmente nas posições que achámos importantes reforçar".
    Alguém me explica quais as posições que precisavam e foram de facto reforçadas esta época?
    Como é que uma pessoa "que não percebe nada de futebol" tem um feeling de que um dado jogador vai bater o record das transferências em Portugal?

    ResponderEliminar
  2. O homem anda no futebol há que anos e não percebe de futebol? Quem é que tem obrigação de perceber, eu, que só joguei futebol de rua quando era miúdo? Isso diz ele, quando se compara com os treinadores - lógico!

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma opiniao muitas vezes discordante do presidente mas no caso Rafa temos mesma opiniao: "Quando ele diz que só quer o Benfica não o podíamos deixar escapar. Se custasse 20 comprávamos na mesma!", vincou Luís Filipe Vieira.

    ResponderEliminar