terça-feira, 1 de novembro de 2016

UM JOGO COM DOIS MOMENTOS


[1-0] 'Águia' foi perdulária mas Salvio colocou-a na rota dos 'oitavos'

Duas semanas depois, o Benfica recebeu o Dínamo Kiev no Estádio da Luz, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, cumprindo com o seu objetivo. Os homens de Rui Vitória venceram com um golo de Salvio (45’) e subiram ao segundo lugar do grupo B, com os mesmos sete pontos do Nápoles.

Análise: Em equipa que ganha não se mexe e depois de conseguir a primeira vitória na presente edição da Champions na viagem à Ucrânia, Rui Vitória cumpriu. O técnico fez regressar Grimaldo ao lado esquerdo da defesa e apresentou o mesmo ‘onze’ que havia defrontado os ucranianos na 3.ª jornada. Do lado dos visitantes, o português Antunes ficou no banco.
As ‘águias’ começaram por cima na partida, mas essa superioridade não se traduziu em perigo literal. O Benfica apresentava-se no sistema habitual com dois avançados, sendo que Guedes tinha maior liberdade para deambular e, com as subidas rápidas de Salvio e Cervi, criava superioridade no ataque. Pizzi mandava na primeira linha de construção.
Aos 10’, Luisão subiu à área para indicar caminho, mas o remate saiu torto e aos 22’, Grimaldo parece ter percebido a indicação, naquela que foi a melhor oportunidade do Benfica até esse momento. Numa troca de bola com Pizzi, o espanhol entrou na área e só Rudko evitou o golo com boa mancha.
O jogo foi-se arrastando e o Dínamo Kiev, inofensivo no ataque, ia sofrendo e aguentando a ofensiva dos ‘encarnados’ com duas linhas bem compactas à frente da baliza de Rudko.
À passagem da meia hora, o conjunto de Leste deu um ar do seu ‘calor’ por intermédio de Derlis González. O ex-Benfica correu o meio-campo todo, aproveitando a passividade defensiva dos ‘encarnados’, e só Lindelof, in extremis, evitou o primeiro da partida. No canto, Vida teve uma boa oportunidade, mas a cabeçada saiu alto.
Os visitantes pareceram ter encontrado o caminho para a baliza dos ‘encarnados’ e voltaram a tentar o golo, mas sem grandes ocasiões de real perigo. Com a subida das linhas dos de Leste, o Benfica encontrou espaço para contra-golpes rápidos.
Foi na sequência de um deles que o Benfica viria a marcar e em cima do intervalo. Salvio, confirmou a vantagem das ‘águias’ de penálti, a castigar um agarrão ostensivo de Vida sobre Luisão. Sem grande inspiração, o Benfica conseguia sair a vencer para os balneários.



Muito desperdício, sofrimento atroz e 'oitavos' na rota
Se, no primeiro tempo, o Benfica teve velocidade mas não teve inspiração para ‘faturar’, no segundo tempo os espaços surgiram quase normalmente dados por um Dínamo Kiev que procurava pontos.
O Benfica tinha muito mais espaço na frente e foi, por isso mesmo, mais perigoso no ataque. Contaram-se três oportunidades de Mitroglou e uma de Guedes. O avançado atirou fortíssimo, com a bola a bater com estrondo na trave. Cervi também tentou, mas a bola levou sempre a direção torta.
A formação de Kiev tinha dificuldades em sair com a bola controlada e os ‘encarnados’ sabiam que, caso pressionassem, recuperariam a bola muito perto da área contrária. Quando se adivinhava o segundo, Ederson comete penálti sobre Derlis, tudo se pareceu complicar.
Nada mais errado. O guardião redimiu-se e voou para defender o remate de Júnior Moraes. Mantinha-se a vantagem e as bancadas da Luz respiravam de alívio.

O jogo acalmou, embora o Dínamo Kiev tivesse tentado provocar estragos na formação da casa. Não conseguiu, revelando-se curto para a maior valia da defensiva encarnada.
O Benfica garante uma vitória importante, a segunda consecutiva e a 100.ª na Liga dos Campeões, e é segundo classificado do grupo B com os mesmos sete pontos do Nápoles. Os italianos empataram a um golo com o Besiktas.

Momento do Jogo: A defesa de Ederson numa grande penalidade, aos 69’, impediu que o Benfica perdesse pontos mas, mais do que isso, que tremelicasse. Júnior Moraes até colocou bem a bola, mas Ederson adivinhou o lado e acabou por segurar uma vantagem preciosa e colocar a formação da Luz com os oitavos de final mais perto.

Benfica: Ederson; Nélson Semedo, Luisão, Lindelof, Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Salvio e Cervi; Mitroglou e Guedes.
Dínamo Kiev: Artur Rudko; Morozyuk, Domagoj Vida, Khacheridi e Makarenko; Rybalka, Sydorchuk e Buyalskyy; Tsygankov, Júnior Moraes e Derlis González.

Sem comentários:

Enviar um comentário