segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A TELEVISÃO TALISMÃ


Poucos minutos depois de ter terminado o Benfica-Moreirense, há duas semanas, Tiago Brochado começou a pensar no dérbi. Ainda Rui Vitória teria de preparar a sua equipa para os desafios com o Marítimo e o Nápoles e já o realizador da BTV projetava o grande jogo da 13ª jornada. Reuniões preparatórias, planeamento, contratação de operadores de câmara e restante pessoal: o Benfica-Sporting, que envolveu cerca de 50 profissionais, está em marcha desde o final do mês passado e, como em qualquer jogo grande, foi seguido por 18 câmaras, "menos 3 do que num desafio normal", diz a Record o mesmo realizador que um dia não hesitou em pôr no ar imagens de um jogo na Luz – frente ao Arouca – que deixaram Enzo Pérez em risco de suspensão.
Prato forte
Um dérbi é sempre um momento especial e, por isso, a antena da BTV esteve essencialmente virada para o prato forte do dia. A lista de convidados foi grande: José Augusto, Veloso, António Simões, Pedro Valido, Rogério Matias, Telmo Correia e Fernando Seara foram algumas caras que  passaram pela flash. Há quem defenda que a transmissão dos jogos do Benfica no seu próprio canal veio trazer sorte ao clube da águia: 3 épocas, 3 títulos de campeão. Até agora, as contas fazem-se assim: 47 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, com 144 golos marcados e 26 sofridos. Mas há mais: nas temporadas 2013/14 e 2014/15, Jorge Jesus, então treinador dos encarnados, não perdeu qualquer jogo que fosse transmitido pela televisão do Benfica.

Sabia que...

O sistema 4K foi estreado na semana passada no clássico de Espanha? O Barcelona-Real Madrid, transmitido pelo canal BeIN Sports, contou com a ‘presença’ do sistema tecnológico mais avançado: ultra-alta definição. A Liga Espanhola celebrou um acordo com a Intel, que instalou no Camp Nou uma tecnologia fixa que consiste na colocação de 38 câmaras que permitem um efeito visual a 360 graus, utilizado nas repetições. A responsabilidade da transmissão no clássico de Espanha foi da MediaPro e hoje, na Luz, foi de um ‘filho’ seu, a Media Luso. O Barça-Real foi visto em 185 países, enquanto o Benfica-Sporting chegou a 140. A BTV pensou em estrear este sistema 4K no dérbi, mas a Intel já não conseguiria fazer a instalação em tempo útil.

O primeiro jogo da Liga transmitido pela BTV foi o Benfica-Gil Vicente, em agosto de 2013, que os encarnados venceram por 2-1 depois de terem estado a perder até ao minuto 90? Diogo Viana foi o marcador do primeiro golo num jogo no canal dos encarnados. Já o primeiro golo do Benfica na BTV foi apontado, curiosamente, por um atual leão: Lazar Markovic. 

Três perguntas a Hélder Conduto *

1 - Qual a maior dificuldade que se sente quando se tem a responsabilidade de dirigir a transmissão de um jogo no canal do próprio clube?
HÉLDER CONDUTO - É o controlo das emoções. Numa narração é preciso conjugar a responsabilidade no exercício de uma missão jornalística com o lado emocional. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre razão e coração. O mais fácil, mas menos credível, é encontrar um narrador-adepto que faça o jogo de cachecol ao pescoço e num estilo populista e propagandista. É um estilo legítimo que um canal de clube pode assumir. Mas a BTV, pelo menos desde que aqui estou, escolheu outro caminho.

2 - Qual a melhor e a pior recordação que tem dos 54 jogos (Liga) que fez para a BTV?
HC - A melhor continua a ser aquele Benfica-FC Porto poucos dias após a morte de Eusébio. A nossa transmissão foi de excelência e foi um grande espetáculo de futebol, com uma carga emotiva muito forte. O mais difícil é sempre que há lances polémicos. Mas recordo um momento complicado e muito particular: o dérbi Benfica-Sporting em fevereiro de 2014, quando começaram a cair placas de lã de vidro no relvado. Num primeiro momento não fazia a menor ideia do que se estava a passar. E, até perceber, aqueles segundos em televisão pareceram uma eternidade.

3 - O que é preciso acontecer para chegar ao final do jogo com a certeza do dever cumprido?
HC - Quem trabalha com paixão, profissionalismo e seriedade está sempre mais perto de sair com o dever cumprido.

* Chefe de redação da BTV e narrador

2 comentários:

  1. Comparar as emissões da BTV com as da SportTV é (como se diz aqui pelas minhas bandas) comparar o olho do cu com a feira de Castro!!!!!! O Hélder Conduto (mesmo Benfiquista) consegue ser mais isento que todos os (isentos) "comentadeiros" da SporTv.

    ResponderEliminar
  2. Grande entrevista e partilha EternamenteBenfica!

    ;)

    ResponderEliminar