segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

DA LUZ AO GABÃO - AVISOS E SINAIS


"O Benfica de ontem tem razões de queixa de arbitragem. Razões que o prejudicaram indiscutivelmente.

1. Ontem no Estádio da Luz o Benfica alcançou, após uma recuperação que exigiu muito mérito e permanente convicção, um pesado empate face ao Boavista. Um Boavista bem dirigido, diga-se, por Miguel Leal. Que nos primeiros trinta minutos quase levou o Benfica ao 'tapete'. E depois nos últimos vinte minutos do encontro, e como dissera o treinador do Boavista na antevisão da partida, e com indiscutível sagacidade, 'estacionou o autocarro'. Sem prejuízo de duas jogadas bem perigosas que evidenciaram, uma vez mais, a imensa qualidade de Ederson.
Mas o jogo da Luz - uma vez mais com uma assistência fantástica -, representa um triplo aviso para o Benfica.
O primeiro é que o condicionamento dos árbitros é perturbante e contagiante. O árbitro de Braga, Luís Ferreira, e os seus assistentes, cometeram erros bem graves que não deixarão de ser analisados ao longo da semana e recordados quando necessário. E se um, o Boavista, conquistou um ponto, o Sporting, com o empate em Chaves, e sabendo do empate na Luz, não reduziu a diferença pontual para aquele, o Benfica, que chega, com todo o mérito, ao final da primeira volta na liderança da nossa Liga.
O segundo aviso, e que sabemos está bem presente em toda a estrutura do Benfica, é que 'nada está ganho'. Nada mesmo! Cada jogo é uma verdadeira 'final'. Exige frescura física e inteligência emocional. Aquela que faltou, de verdade, à equipa de arbitragem. E o jogo de ontem exigiu à equipa do Benfica uma recuperação em que a vontade se combinou com a perseverança, a solidariedade até com o sofrimento.
O terceiro e último aviso, sabendo nós que mudança e esperança são quase que 'almas gémeas', tem a ver com a palavra humildade. Que não pode ser excessiva. George Bernanos escreveu que «ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações». E o Benfica-humilde, que é um bem no momento concreto do futebol português não pode ser um Benfica-comido nas circunstâncias actuais do futebol lusitano. O Benfica de ontem tem razões de queixa da arbitragem. Razões que o prejudicaram indiscutivelmente. Razões que não vão levar, decerto, o Conselho de Arbitragem a convocar, de novo, uma reunião com todos os clubes participantes nas duas competições profissionais.
O triplo aviso está dado e assumido. E com ele foram três golos do Boavista. E para aqueles, que os há que são optimistas, sejam ou não irritantes, quando ao 'futuro presente' do nosso futebol apenas lhe recordo Elsa Triolet: «Os optimistas são uns cómicos».
São mesmo uns cómicos... Mesmo com este frio polar que nos invade e constipa...

2.(...)"

Fernando Seara, in a bola

2 comentários:

  1. com tanto gatuno azul e verde a solta no futebol português como e possível viver assim..
    carregaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar

  2. o glorioso S.L.Benfica foi ROUBADO mais uma vez em sua casa por um sem toga na luz

    ResponderEliminar