quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

LÍDERES "À CATIVAÇÃO"


Já voltou, em toda a linha, o paupérrimo modismo à condição. Foi assim que o Porto foi, durante 22 horas, líder do campeonato. Na época transacta, o Sporting foi campeão várias vezes à condição, porque jogou muitas vezes antes do Benfica. Mas os magos do futebol teimam em falar em classificações antes de concluída a jornada, usando aquela indigente e errada expressão. Por isso, volto ao assunto.
«Dragões líderes, ainda que à condição, 160 dias depois.» Isto é, líderes que não são líderes, à espera que o líder jogue e complete a jornada. A palavra condição exige dizer-se qual ela é. Se eu disser « estou à condição» sem mais, dir-se-á que a minha frase está incompleta (que condição?), é inconsequente e de mau português, pois deveria dizer «sob condição». Já se viu o que seria uma pessoa à condição no tribunal? De testemunha ou de arguido? No caso do estafado à condição, na passagem de sábado para domingo futebolístico, porque não dizer simplesmente «líder provisório»? E nos oitavos da Champions, Benfica e Porto (porque ainda não jogaram) estão, deste modo, apurados à condição?
Bem sei que estou a gastar o meu latim sem qualquer resultado. E lá tenho de aturar, até ao fim do campeonato, líderes à condição. Mas, pelo menos, na próxima jornada não haverá essa figura provisória (o Benfica joga primeiro). Quem sabe se não adoptarão quatro classificações diferentes: a verdadeira, a à condição, a real (versão Rui Santos) e a do Sporting.
Não sei quem vencerá o campeonato, se o SLB, se o FCP. Até lá porém, já sei quem vai ser o recordista de campeão à condição. Ou será à cativação?

Bagão Félix, in a bola

1 comentário:

  1. Eu não entendo e ninguém me consegue explicar!
    As classificações não são jornada a jornada?
    Na jornada passada o Benfica era ... PRIMEIRO!
    Nesta jornada (que já acabou) o GLORIOSO é o quê? Claro: PRIMEIRO!

    Onde é que aqui entra outro clube qualquer???

    Eu respondo: Em LADO NENHUM!!!

    ResponderEliminar