terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O MACACO E A SELVA


"A culpa nem é tanto do cabecilha da claque portista. É do Estado que fecha os olhos a situações ridículas e mina a sua autoridade.

Multiplicam-se as notícias do património e da vida repleta de luxos do cabecilha da claque dos azuis-e-brancos, sem que nenhum rendimento declarado justifique – ou permita justificar – tal ostentação. As revelações em causa não são novas nem chocam ninguém. Imóveis, negócios de restauração e carros de luxo são há muito referências associadas àquele que é conhecido como ‘Macaco’ e que evidenciou, esta semana, mais um traço de personalidade e carácter: o receio de uma comunicação social livre e independente.
Mas, se não me choca o facto de o ‘Macaco’ ostentar uma vida de luxo ou de recear órgãos de comunicação como o CM ou a CMTV, o que me perturba?
Na verdade, o que me custa verdadeiramente é ver um Estado que persegue sem dó nem piedade os pequenos contribuintes e prefere fechar os olhos às grandes manifestações de fortuna.
E não me venham falar da lei e da Constituição. Desde 2001, pelo menos, que o sistema fiscal português permite fazer correcções e ajustes àqueles que ostentam riqueza claramente desproporcional ao rendimento que declaram. Então, perguntar-se-á, por que razão nada acontece em casos como este? É, na verdade, uma questão de prioridades e coragem política. Os vários poderes preferem comprar uma podre paz social a um real exemplo de firmeza e autoridade. Ao fazê-lo, mesmo sem se aperceberem, deixam os cidadãos perplexos: como pode valer a lei da selva para os contribuintes comuns e a lei mole do colarinho branco para outros? Será que vale a pena enfrentar ostensivamente o Estado de Direito e os seus princípios?
Esqueçam o futebol, as claques e as cores. Sejamos capazes de nos reunir, de norte a sul do País, em torno de valores básicos de cidadania. E, se compreensivelmente muitos têm medo de o fazer ou de o afirmar, que assuma o Estado essa nobre tarefa: reconduzir todos aqueles que se acham acima da lei ao seu lugar próprio. Quem se ri do Estado de Direito está a gozar com todos nós.
(...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário