sábado, 4 de fevereiro de 2017

QUANDO A CRISE BATE À PORTA...


BENFICA: "VELHO" DÉFICE NO MEIO-CAMPO LEVA A TREMENDA EXIGÊNCIA SOBRE PIZZI! SEM OPÇÃO...
"JOGÃO" NO DRAGÃO AMEAÇA "KO" DO SPORTING
De seguida ao Sporting, o Benfica... Quando a crise bate à porta, pode fazê-lo inesperadamente e com muita força. O FC Porto tem andado aos ziguezagues, mas não se estranha porque,  exceção feita à pré-eliminatória com a Roma, nunca foi convincente (Benfica foi, num estilo pragmático; Sporting nalguns dias também). E eis esse FC Porto tem-te-não caias subitamente injetado com enorme dose de adrenalina: num ápice, de 6 pontos de atraso para apenas 1!
Ok, pode dizer-se que tomara FC Porto e Sporting (vincadamente este) estarem em crise idêntica à do rival que é tricampeão, mantém liderança do campeonato, prossegue na Taça de Portugal e na Champions. Porém, a fortaleza da Luz abriu brechas, e não poucas: empate com o Boavista, em casa, consecutivas derrotas face a Moreirense e V. Setúbal, nos últimos 5 jogos, 9 golos sofridos (também o Leixões marcou 2 na Luz)! Sim, mérito do Boa vista e, ainda muito maior, das equipas lideradas por Augusto Inácio (aplaudo regresso ao futebol de técnico campeão que tanto tempo e prestígio perdeu acolitando as guerras  de Bruno de Carvalho) e por José Couceiro (senhor treinador; com baixíssimo orçamento, já tirou 5 pontos ao Benfica, 2 ao FC Porto e afastou Sporting da Taça da Liga!). No entanto, gritante é o demérito benfiquista. Logo após jatos de triunfos no difícil território de Guimarães (no 2.º, com demonstração de força ao poupar quase todos os habituais titulares9, que se passa no campeão? Não havendo resposta claríssima, também não é pergunta daquelas para um milhão de dólares... Há um mal que vem de trás; e outros que parcialmente dele são consequência.
Pois, o meio campo... Levo meses apontando esta debilidade, sempre posta a nú nos jogos mais "duros" ( Nápoles, FC Porto, Sporting). O Benfica teve inflação de médios defensivos,, vulgo n.º6 (Fejsa, Samaris e os agora dispensados Danilo e Celis), pecando nos todo-o-terreno, n.º8, para pegarem no jogo em comando atacante (apenas Pizzi, depois André Horta, miúdo, cedo lesionado e com recaída, pouco contou). quando Fejsa sofre mais uma lesão, o sistema defensivo fica esburacado (viu-se nas últimas semanas,  mais uma vez...). E, para Pizzi, pura e simplesmente não existiu alternativa. Logo, tem de jogar sempre... - e com a tremenda exig~encia de o ritmo da equipa tanto dele depender. Pizzi, o "cérebro" - quanto a mim, em amplitude tática o melhor jogador do Benfica, como Adrien o é no Sporting -, tem limites, vai sendo submetido a enorme desgaste, aproximando-se do "estoiro". Mesmo com ele em boa forma, os adversários vão percebendo: forte bloqueio a Pizzi, Benfica definhando. Poderá Filipe Augusto, agora contratado, ser a tal tão importante alternativa? Parece-me ter boas características, mas há muitos "ses" no enorme salto para o grau de exigência de um "grande"...
Óbvio: como escrevi no momento da transferência, contra opiniões mais correntes, ausência de Gonçalo Guedes será (já está sendo...) mais sentida do que seriam as de Jiménez e Lindelof (este abana agora um bocado, mas é mesmo bom). Guedes, possante, agressivo, ultra dinâmico, polivalente (zona central aos flancos), era o avançado do Benfica mais todo-o-terreno. E Jonas, após muitos meses em baixa clínica, está muito longe de ser... Jonas. Já agora, e não de somenos (para além das lesões que continuam somando e seguindo...): o Benfica não tem ponta de lança de grande área como Slimani, Bas Dost ou André Silva. Por isso, o seu goleador n.º1 é... Pizzi.
Dragão ao rubro: FC Porto-Sporting, condimentos para grande jogo. Quebra benfiquista ampliou-os. FC Porto, de súbito, vê salto para a liderança quase ali ao virar da esquina. Ainda assim, absoluta necessidade de vitória (no mínimo, de empate) é do Sporting; derrota significará irremediável adeus até ao 2.º lugar! E estará sem o fulcro William Cravalho... Entretanto o FC porto poderá estrear o reforço Soares ao lado de André Silva...

Santos Neves, in a bola

Sem comentários:

Enviar um comentário