domingo, 12 de fevereiro de 2017

REGRESSO AO PASSADO RECENTE


"O Benfica de ontem esteve mais próximo daquele que vimos na primeira volta

A retoma prossegue
1. Depois das derrotas com Moreirense (Taça da Liga) e V. Setúbal (Liga), o Benfica deu sinais de retoma com o Nacional, assinando exibição firme, sólida e convincente, e contem havia a expectativa de poder dar seguimento a esse último jogo, o que se verificou. Foi um Benfica muito próximo do da primeira volta. Uma equipa que entrou forte no jogo e que foi muito sólida com e sem bola, com os jogadores sempre muito próximos, a jogarem dentro do meio campo do Arouca - equipa bem organizada e experiente -, com o ataque rápido e organizado, jogando na profundidade. Criou muitas dificuldades ao Arouca, teve grandes dinâmica nos três corredores, com Zivkovic e Carrillo (ontem teve nova oportunidade e assinou a melhor exibição de águia ao peito) muito bem nas alas e bem acompanhados, sobretudo por Nélson Semedo, uma autêntica locomotiva ofensiva no corredor direito - julgo que neste momento é um dos melhores laterais do Mundo!

Dinâmicas em alta
2. Nota para as boas dinâmicas da equipa encarnada, as combinações Pizzi/Jonas e Jonas/Mitrolgou, a fazerem triângulos com grande ligação. O Arouca saía por intermédio de Mateus e Kuca, que ainda criaram situações que assustaram o Benfica, mas este, com excelente primeira parte, dois bons golos e mais situações, controlou sempre os momentos ofensivos do Arouca. Não é normal em Lito, mas ontem inverteu o triângulo do meio-campo e teve Nuno Coelho mais próximo dos centrais para tentar controlar Jonas e Mitrolgou. Mas o Benfica conseguiu desmontar bem esse processo defensivo.



Expulsão foi teste para terça
3. O Benfica sofre a expulsão de Ederson quase em cima do intervalo e no regresso deste, aos 49' minutos, Carrillo arruma o jogo com um grande golo, a dar sequência a uma bela jogada. Depois, o Benfica recolhe as suas linhas, congela um pouco o jogo, não dando espaço ao adversário e oferecendo-lhe a iniciativa, mas controlando sempre o momento ofensivo. As entradas de Filipe Augusto e Raul Jiménez ajudaram a fazer poupança para o jogo de terça-feira com o Borrusia Dortmund e, confortável com o que acontecia nas quatro linhas, a equipa testou o seu momento defensivo - aquilo que terá de fazer se se apanhar a ganhar ante a equipa alemã. Fejsa e Pizzi fecharam o corredor central, não houve espaço para os homens do Arouca jogarem entre linhas e a expulsão de Ederson, tendo sido um contratempo, ajudou a perceber que o Benfica está melhor nesse capítulo do jogo.

Mitroglou MVP, '10' ilusionista
4. Em suma, tivemos um Benfica muito idêntico ao de quase toda a primeira volta, de regresso ao seu ritmo, a ser muito forte nos vários momentos ofensivos, a ter em Mitrolgou o homem do jogo, pelos dois golos que marcou, mas também a ter um Jonas com muita qualidade. Jonas é um ilusionista, quando toca na bola cria sempre a ilusão de qualquer coisa mais que pode acontecer no jogo. O Arouca acabou manietado pela excelente primeira parte do Benfica, que depois, a jogar com 10, soube gerir a partida. Acelerou quando teve de acelerar, congelou quando teve de congelar."

Vítor Manuel, in a bola

Sem comentários:

Enviar um comentário