terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

UM OLHAR SOBRE O BENFICA - BORUSSIA DORTMUND


Os oitavos de final da Liga dos Campeões arrancam com encontro entre Benfica e Borussia Dortmund no regresso da Liga milionária a Portugal. Os ‘encarnados’ abrem as hostilidades lusas ao enfrentar os germânicos que se deslocam pela segunda vez esta temporada a Lisboa (enfrentaram o Sporting na fase de grupos). No Estádio da Luz, joga-se a primeira mão de uma eliminatória que pode ser decidida ao pormenor.
O Benfica chega à fase a eliminar com mais opções do que na fase de grupos. Para trás ficaram as lesões que afetaram a equipa durante a fase de grupos e levou Rui Vitória a fazer uma série de alterações na primeira fase. Apesar dos regressos, o técnico dos ‘encarnados’ não pode contar com Gonçalo Guedes que saiu para o PSG e Jonas está em risco de não ir a jogo depois de ter falhado o treino de ontem (saiba mais). Confirmado de fora está Grimaldo que continua a recuperar de uma lesão ao abdómen contraída na seleção sub-21 de Espanha.
Frente a um Borussia Dortmund que tem mostrado muito poder de fogo na Europa, os ‘encarnados’ vão enfrentar a equipa de Thoma Tuchel numa fase sensível da temporada do clube alemão. A equipa germânica chega ao encontro no Estádio da Luz na 4ª posição do campeonato a 15 pontos de distância do líder do campeonato, Bayern Munique, e com uma derrota na bagagem. A equipa de Thomas Tuchel perdeu com último classificado da liga na última jornada do campeonato. O ‘desaire’ com o Darmstadt, surgiu depois de uma vitória complicada sobre o Hertha de Berlin (2ª divisão) para a Taça da Alemanha.
Apesar da forma menos boa no campeonato, a ‘carreira’ europeia do Borussia Dortmund tem corrido de forma quase perfeita. A formação germânica não perdeu qualquer jogo durante a fase de grupos depois de ter sido sorteada para um grupo composto por Real Madrid, Sporting e Légia de Varsóvia. Com quatro vitórias e dois empates, o Borussia Dortmund passou em primeiro lugar com um registo de golos impressionante. Nos seis encontros marcou um total de 21 golos.
Antes do jogo há respeito mútuo entre os treinadores
Na antevisão do encontro feita no Estádio da Luz, Rui Vitória admitiu que o ataque do Borussia Dortmund tem muitos argumentos, mas que o Benfica está a jogar em casa e que não quer mudar a sua forma de jogar em prol da presença de uma força ofensiva composta por Aubameyang, Dembelé e Marco Reus.
O treinador dos ‘encarnados’ não deixou passar o jogo 500 de Luisão que vai entrar em campo contra os germânicos. Na conferência de imprensa de antevisão, Rui Vitória dedicou algumas palavras ao central brasileiro que está há mais de 16 anos no Benfica.

Como é já habitual nas antevisões de encontros de Liga de Campeões, os treinadores fizeram-se acompanhar de jogadores que deram a sua visão do jogo que se aproxima. No caso das ‘águias’, Ederson foi o escolhido para falar antes do encontro com o Borussia Dortmund. O guarda-redes brasileiro não hesitou em admitir que vai ser um jogo muito dividido.
Do lado germânico, Thomas Tuchel analisou a equipa ‘encarnada’ com especial interesse na ‘ameaça aérea’ de Kostas Mitroglou e na elegância de Jonas. Para o treinador germânico, o Benfica é uma equipa com uma ofensiva forte que tenta sempre atacar e fazer golo baseando os seus esforços na dupla Jonas/Mitroglou.
“Jonas e Mitroglou fazem parte desta ofensiva do Benfica, este ataque que o Benfica consegue desenvolver. Estão sempre presentes, sempre a criar desequilíbrios. São um duo de avançados muito fortes. O Mitroglou com jogo de cabeça muito forte, Jonas com a sua elegância e capacidade de pensar do jogo. Temos de defender muito bem para os impedir de marcar”
O Borussia Dortmund tem sido um oponente recorrente a equipas portuguesas. Na temporada passada defrontou o FC Porto para a Liga Europa e, este ano, já defrontou o Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões. Para Thomas Tuchel, as equipas lusas apresentam-se sempre com muita garra, mas o Benfica é a equipa mais forte porque é o próximo adversário.
“Por um objetivo muito simples, [Benfica] é a equipa mais forte, porque vamos defronta-la amanhã. Não podemos fazer comparações agora, porque estamos a ser injustos com as outras equipas. Estamos pela terceira vez em Portugal. Sabemos o espirito de luta e entrega das equipas portuguesas e é isso que esperamos amanhã. Mas queremos encontrar a solução para podermos ganhar amanhã”.
Histórico não aquece nem arrefece
Na história de confrontos entre as duas equipas, há apenas uma eliminatória disputada entre as duas equipas. Os únicos duelos entre Benfica e Borussia Dortmund decorreram na extinta Taça dos Campeões Europeus na época 1963/64. O primeiro encontro disputou-se em Lisboa e terminou com um vitória por 2-1 a favor dos ‘encarnados’. Eusébio e António Simões fizeram os golos da equipa lusa. Na segunda mão, na Alemanha, a equipa do Benfica, sem Eusébio, foi goleada por 5-0 num jogo em que Franz Brungs fez um ‘hat-trick’ pelos germânicos.
Mais de 50 anos depois, as duas equipas voltam a jogar entre si uma competição europeia. O antigo Estádio da Luz deu lugar ao mais recente reduto enquanto a Taça dos Campeões Europeus foi rendida pela Liga dos Campeões.
Perante um Estádio da Luz que vai estar praticamente cheio, Benfica e Borussia Dortmund entra esta terça-feira em campo para jogar a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O encontro entre ambas as equipas vai ser apitado pelo italiano Nicola Rizzolli que tem o pontapé de saída marcado para às 19h45, hora de ‘Champions’.

Sem comentários:

Enviar um comentário