quinta-feira, 23 de março de 2017

LUÍS MIGUEL FERNANDES


Por razões bem diferentes, José Sócrates e Luís Miguel Afonso Fernandes foram os portugueses mais badalados na semana passada, E se aqui não virá a propósito falar do primeiro, teço algumas considerações sobre o segundo. O Luís Miguel joga à bola. É um magnífico profissional. Competente, sabedor, inteligente. Não o conheço pessoalmente, mas, como bragantino, deve ser um bom rapaz, correto e respeitador dos colegas e adversários.
O Luís Miguel é o Pizzi do Benfica. Creio que assim é conhecido por causa de um argentino-espanhol, que jogou no Barcelona,: Juan Antonio Pizzi, também conhecido por Lagarto. Esta alcunha sugeria-me derivar para as queixinhas dos queixosos, mas era dar importância ao vácuo. Prefiro antes escrever sobre as pressõezinhas sobre o árbitro em Paços de Ferreira para que mostrasse o 5.º cartão amarelo ao Pizzi, mal ele entrasse em campo. Não há dúvidas que, ao menos, se tem inovado bastante na forma de exercer pressão antes dos jogos. Neste caso, houve vídeos com fartura, houve contabilidade com duas casas para impressionar os pacóvios (até disseram que Pizzi deveria ter já apanhado cartão amarelo em 12 jogos, depois do último atribuído no Dragão, assim batendo todos os recordes!), houve até um jornalista que, num dos canais ora concentrados no quase-futebol totalitário, garantiu que o árbitro era portista e, por isso, Pizzi difícilmente escaparia ao 5.º cartão.
Vitória e Pizzi não cederam ao pânico da coação maliciosa. É certo que o Benfica não venceu, mas apreciei esta atitude, nesta reles atmosfera do nosso futebol, em que quase todos são especialistas em chico-espertices.

Bagão Félix, in a bola

1 comentário:

  1. Muito bom texto, como sempre.
    Vêm aí mais chico-espertices. Muitas mais. Temos que estar unidos em torno da nossa equipa. Nos jogos que faltam, na Luz e fora, a onda vermelha (que tanto horroriza os antis-Benfica de todos os quadrantes e matizes)tem de crescer, crescer, até calar de vez os chicos-espertos e nos dar aquela alegria que extravasa no Marquês e se alastra ao país e aos quatro cantos do mundo.
    Daqui a uma semana e pouco, vão sofrer como cães, os antis.

    ResponderEliminar