sexta-feira, 7 de abril de 2017

CANELAS... FUTEBOL CLUBE, DO PORTO


"Coragem que espero ver para condenar estes casos

Tudo tem limites
A vergonha, a cumplicidade, a impunidade, o encobrimento, o branqueamento... tudo tem limites. Excepto para alguns que, sedentos e nostálgicos do tempo do Apito Dourado, se passeiam no futebol português, com base em pequenas coutadas de autorregulação, capazes de tudo não ver ou tudo desculpar, se for de uma determinada cor. Ditosa associação (de interesses e de conivências)! Só de desconhecimento não podem ser acusados...
Porque até eu, já no dia 10 de Novembro do ano passado, aqui, no meu artigo, escrevia...
«Os 'Andrades' que viram Canelas.
Para não nos comerem por parvos, e para que se diga o que se tem que dizer, bem podem fazer matinas (tão católicos que eles são) de petardos, junto do Hotel da equipa, colocar tarjas insultuosos durante o jogo ou cuspir para os nossos jogadores.
Ou brindarem-nos, a cada chegada à Invicta, com mimos como «ides sofrer como cães» e com juras de «ódio eterno»... tipo canelas.
Na verdade,... não têm vergonha. Nem quem os deixa passear esse ódio, como bem percebem os clubes da zona, com adeptos tão portistas quanto eles. Só que há métodos e métodos. E quando os exemplos e os incentivos vêm de cima... só a FPF poderá resolver o assunto.
Com coragem (e não como a avestruz). A não ser que prefiram, neste como em outros casos onde as 'macaquices' abundem, a técnica Sport TV. Não mostrando, pode ser que o povo julgue que não existem. No fundo, serão duas faces da mesma moeda? Ainda acredito que não».
Uma semana depois, em 17 de mesmo mês, também no meu artigo, escrevia...
«E sobre o Canelas, ninguém diz nada?
Se perguntar não ofende, então, AFP, FPF, Governo, Partidos? Sobre o Canelas, ninguém diz nada? Medinho???»
Agora, em 23 de Março, voltei ao tema, sempre neste espaço,...
«E do Canelas, alguma novidade?
Já agora, se souberem o que fez a disciplina desportiva no caso do Canelas, avisem-me! Pode parecer irrelevante, mas não é! Não é, não!
Ou acharão tudo normal, desde que venha daqueles lados? Se calhar, com medo que se repita na Associação e na Federação «a invasão do Centro de Treinos do Polo Profissional dos Árbitros na cidade da Maia por parte de elementos afectos à claque do»... Canelas!
Que como se sabe... não tem nada a ver com... 'elementos afectos à claque do FCP'»
Estes foram os artigos em que falei daquilo que o futebol português sabia e que fez de conta não saber!
Que conhecia, mas que tentou esquecer! Que percebia, mas tentou fazer de conta não entender!
O artigo desta semana, citando a parte final do que escrevi na semana anterior, em post scriptum:
«Já o disse antes do encontro da primeira volta e volto a repeti-lo, agora. E como se comprovou - pela classificação depois da última jornada - tinha... toda a razão do mundo! O resultado do jogo do próximo sábado contará para a história dos dois clubes, mas não contará para a história deste campeonato. Esse será feita com a hierarquização das últimas épocas. Perceberam???»
Disse-o antes do jogo de Alvalade, para que não duvidassem de qual era a minha opinião sobre o respectivo resultado, fosse ele qual fosse.
E não mudei!!!

O que andou a fazer a AF Porto?
Mas - pergunto eu e pergunta toda a gente - o que andaram a fazer as digníssimas autoridades do futebol? Desconheciam os vídeos das agressões que se passeavam, quase que já com vida própria, pelas diferentes redes sociais?
Conhecer, conheciam... mas, por uma ou por outra razão, não devia dar jeito conhecer!
Não sabiam que muitos jogadores do Canelas... Futebol Clube, do Porto, tinham ficha policial que desaconselharia a sua admissão num terreno de jogo? Saber, sabiam... mas, por uma ou por outra razão, não devia dar jeito saber!
Ignoravam que alguns dos elementos dessa equipa tinham várias condenações em processos de toda a ordem? Ignorar, não ignoravam... mas, por uma ou por outra razão, não dava jeito lembrar!
Estranharam que 12 de 13 adversários, na fase de apuramento, não tivessem disponibilidade para jogar contra o Canelas... Futebol Clube, do Porto, deixando que se apurassem com a falta de comparência dos adversários? Estranhar, não estranhavam... mas não conviria questionar!
E não sabiam, pelos registos, que as 4 subidas nas últimas 5 épocas, foram conseguidas assim? Saber, sabiam... mas, sabiam que não dava jeito... saber!

Medo!!! Sempre o medo
Então, do que estavam à espera? Medo deles? E mais medo, ainda, de quem manda neles? Porque não acreditamos que a indiferença seja baseada no conluio, que a lassidão tenha a ver com conivência, que a ignorância se funde na obediência!
E não me venham com argumentos burocráticos (não há queixa, o relatório ainda não chegou, também há outros relatos de agressão...)!
A isso (e se isso acontecer) só se pode chamar uma de duas coisas. Ou medo ou conivência!
E ou, quem manda, impede o Canelas... Futebol Clube, do Porto, e cada um dos jogadores por ele inscritos de competir, ou, então, não o fazendo, está a admitir que só o não faz por medo ou conivência! E como de cobardes não precisamos e corruptos podemos bem dispensar... e como estou convicto que - neste caso muito concreto - quem tem a responsabilidade de decidir não tem nem medo nem será conivente...
Porque se isso acontecesse - o que repito não quero acreditar - então que a FPF tenha a coragem de chamar a si o processo e decida de acordo com os princípios de bom senso e de respeito.
Porque, se o não fizer, estará, também ela, a ter medo ou a ser conivente com a maior vergonha do futebol português, desde o Apito Dourado. E como não vemos os nossos dirigentes campeões europeus com medo ou coniventes com tudo aquilo...
Porque - como julgo e as recentes afirmações, reproduzidas nas redes sociais, do mais recente agressor, dão ideia - não se trata de um caso ou de alguns casos isolados.
Como também não se tratam de casos circunscritos aos condenados.
Trata-se, antes, de um projecto global levado a cabo por pessoas do Canelas... Futebol Clube, do Porto, que são próximas, muito próximas, de pessoas ligadas ao Futebol Clube do Porto!!!
E se esses senhores - uns e outros - com base no que fizeram... ainda chegassem a campeões, em consequência das ameaças depois da invasão do centro de treinos de árbitros na Maia, então... o crime... passaria a compensar!

A coragem e os intelectuais... sem coragem
E, apesar disso, todos os dias cresce a minha admiração pela coragem dos que, na área de jurisdição do Canelas... Futebol Clube, do Porto, assumem publicamente, em órgãos de comunicação social, a sua disponibilidade para denunciar e lutar contra estas vergonhas!

Coragem que espero ver para condenar estes casos, em artigos ou intervenções (não meros reparos ou apontamentos), entre os intelectuais... próximos do Canelas... Futebol Clube, do Porto. Ou será que o medo ou a conivência não os deixam falar?


Já agora...
No passado sábado, o Benfica empatou com a equipa principal dos adeptos do Canelas... Futebol Clube, do Porto!"

Rui Gomes da Silva, in a bola

Sem comentários:

Enviar um comentário