quinta-feira, 13 de abril de 2017

CRÓNICA DE UM PALHAÇO QUE METE TUDO NO MESMO SACO


Os novos pontas de lança
"Longe vão os tempos em que os adeptos falavam sobre a soberba intervenção do guarda-redes, o formidável corte do defesa, o passe magistral do médio ou o golaço do avançado, conversa sempre salpicada com os incontornáveis casos de arbitragem. Tudo mudou. Os feitos (ou defeitos) dos jogadores são cada vez mais o tema periférico de tertúlias invariavelmente dominadas pelos erros ou acertos dos homens do apito e, sobretudo, pelas exibições daqueles que parecem ter-se tornado os grandes protagonistas do jogo.
- Viste aquela entrada em tackle do Francisco J. Marques (Director de Comunicação do FC Porto)?
- Viste a entrada por trás de Luís Bernardo (Director de Comunicação do Benfica)?
- Viste a entrada a pés juntos do Nuno Saraiva (Director de Comunicação do Sporting)?
Entendo a importância da comunicação nos tempos actuais, mas não o peso que tal função assumiu no futebol português e não percebo nem entendo que comunicação se confunda com propaganda, quase sempre de muito baixo nível, doentia, saloia, destrutiva, impulsionada por dirigentes cegos pela obsessão (não confundir com ambição) de ganhar e ávidos por procurar todo o tipo de atalhos para lá chegar.
Talvez o próximo passo seja a aposta na prospecção para identificar e contratar os directores de comunicação com mais potencial, reduzindo o investimento canalizado para o desenvolvimento de jogadores, os quais, aparentemente, já não são o principal factor de decisão.
Alguém sabe quem são os directores de comunicação da Juventus, do Man. United, do PSG, do Bayern ou do Real Madrid? Claro que não. Mas por cá, eles são os donos do palco, enquanto os jogadores vão sendo cada vez mais silenciados e formatados. E ainda nos surpreendemos com cartilhas? Onde há peixeirada, há peixe podre."

Gonçalo Guimarães, in a bola

OBS: Comparar a postura do diretor de comunicação do Benfica com os símios dos outros dois clubes é algo intelectualmente desonesto e este escriba mete consecutivamento todos no mesmo saco. Nós sabemos as tuas dores pá, mete ferro em brasa...

Sem comentários:

Enviar um comentário