quinta-feira, 11 de maio de 2017

BELENENSES


"Esta última jornada do campeonato só me deixa boas recordações: pelo Benfica que deu um enorme e sereno passo para o tetracampeonato, e pelo Belenenses que venceu, categoricamente, em Alvalade em festa(?).
Na minha carteira trago sempre os meus três cartões de sócio de clubes. O da paixão e amor eterno (melhor dito, vitalício, pois ainda não me foi relevado se me acompanhará depois da minha morte física...): o Sport Lisboa e Benfica. O das raízes do jus soli e do amor à minha terra: o Illiabum Clube. E o da tradição familiar que sempre me acompanhou como o meu segundo clube e do qual sou sócio há quase 40 anos pelas de Sequeira Nunes, um grande amigo e ex-presidente do Clube de Futebol 'Os Belenenses' (assim mesmo, bem português e sem a inversão do nome à inglesa).
Saboreei com especial ternura a vitória do Belenenses em casa do SCP, onde havia vencido a última vez tinha eu 6 anos! Mas como não há mal que sempre dure, os azuis do Restelo quebraram o enguiço de sete derrotas seguidas no campeonato numa primaveril matinée verde. Com a circunstância de o clube estar a atravessar uma fase complicada de guerras de poder entre o Clube e a SAD e de mal-estar entre sócios e jogadores.
Foi bom. E foi também revelador do modo como o presidente do Sporting actua quando as coisas não lhe correm de feição. Populista, quer dizer sem intermediação entre o líder e o seu amado povo. Se ganha, diz-se ao povo que tal só se consegue porque eu cá estou a liderar as tropas; se perde, ao povo se diz que todos têm culpa menos o líder que, afinal, não tem tropas.
Perdão, esqueci-me de um pormenor: a culpa é do Benfica!"

Bagão Félix, in a bola

Sem comentários:

Enviar um comentário