quinta-feira, 18 de maio de 2017

CARTA ABERTA A RUI VITÓRIA


"Caro Rui Vitória, mesmo tendo ganho, em dois anos no Benfica, dois Campeonatos (o primeiro com recorde de pontos), uma Taça da Liga e uma Supertaça, sem esquecer que está na final da Taça de Portugal e passou sempre a fase de grupos da Champions (no primeiro ano chegou aos quartos), mesmo tendo apostado e valorizado vários jovens, mesmo tendo lidado com um número recorde de lesões nas duas campanhas (sobretudo a última), ainda parece haver quem faça a questão de duvidar da sua competência.
E deixe-me dizer-lhe abertamente que a culpa é toda sua. Já devia ter percebido que ser bom rapaz e ser bom treinador (ou grande treinador) é algo incompatível. Veja se atina, tem de escolher uma coisa ou outra. Quem o manda ser sempre tão correcto, educado e respeitador? É evidente que assim só ganha porque tem sorte.
Caramba, homem, mude de atitude, torne-se num enfant terrible dos bancos e logo passará a ter carisma e personalidade vincada. Um predestinado. Quando ganhar, será no mínimo o Guardiola ou o Mourinho de Alverca. Quando perder, alguém arranjará desculpas por si. Mas, por favor, torne-se polémico, obcecado, louco, egocêntrico, indelicado e provocador. Fale sem pensar. Se não resultar, vá mais longe no próximo campeonato que ganhar: roube a lambreta do Eliseu e faça piões no balneário, beba uns copos a mais e cante no Marquês o Amar pelos Dois do Salvador Sobral, chame Luís Filipe Vieira para cantar consigo.
Deixe de ser demasiado certinho, assim não pode ser bom treinador (ou grande treinador). Adopte em definitivo um perfil que venda, que tenha impacto. Faça da sua profissão um fogo de artifício constante.
É esse o segredo. Caso contrário, essa minoria teimará em não lhe reconhecer os méritos. Você continuará a ser apenas uma boa pessoa que, sabe-se lá como, tem a sorte de ganhar campeonatos e outros troféus. E isso obviamente, é uma chatice..."

Gonçalo Guimarães, in a bola

8 comentários:

  1. ... Completamente de ACORDO ... num MUNDO onde a MEDIOCRIDADE dum QUALQUER IMBECIL que "AMONTOA" .. ARROGÂNCIA .. ESTUPIDEZ .. VAIDADE e INCOMPETÊNCIA e, CONSEGUE ASSIM que lhe ENTREGUEM "SACOS" de DINHEIRO, que uma cambada de "jornaleiros-de-Fretes e avenças" lhe TEÇAM ELOGIOS por NADA, por BOLA, por ZERO...(tudo se vira do avesso) e, até parece que as GENTES de CARACTER, de HONRA de COMPETÊNCIA ... é que são os IMBECIS..!..

    ResponderEliminar
  2. Por favor não, não faça nada disto, nós os Benfiquistas queremos-lo assim, é um "HOMEM" como deve ser não vamos ligar a provocações, nos já todos sabemos que é o melhor.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo, porque um Senhor, faz sempre a diferença entre os demais. De,que valeu aos outros clubes terem treinadores com as características que o Senhor, lhes aponta, perderam, foram em alguns casos brujeços, e o nosso Rui Vitória (a),teve o reconhecimento de todos. Ser humilde, de coração é dom de Deus.
    Um Senhor,não dá troco a provocações, não humilha os colegas, não se alegra com o mal dos outros, e agora entra a fé;
    Deus lá do alto tudo vê, e o carácter do Senhor Rui Vitória,sempre o levará a obter, ainda que por orgulho, não admitam, mas lá bem no fundo,gostava de ser como ele,e reconhecer-se a classe, e o carácter que tem.
    NÃO MUDE, RUI VITÓRIA.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo, porque um Senhor, faz sempre a diferença entre os demais. De,que valeu aos outros clubes terem treinadores com as características que o Senhor, lhes aponta, perderam, foram em alguns casos brujeços, e o nosso Rui Vitória (a),teve o reconhecimento de todos. Ser humilde, de coração é dom de Deus.
    Um Senhor,não dá troco a provocações, não humilha os colegas, não se alegra com o mal dos outros, e agora entra a fé;
    Deus lá do alto tudo vê, e o carácter do Senhor Rui Vitória,sempre o levará a obter, ainda que por orgulho, não admitam, mas lá bem no fundo,gostava de ser como ele,e reconhecer-se a classe, e o carácter que tem.
    NÃO MUDE, RUI VITÓRIA.

    ResponderEliminar
  5. O RUI VITÓRIA É UM SENHOR, E POR ISSO TEM O RECONHECIMENTO DE TODOS NÓS BENFIQUISTAS, E SEGURAMENTE, DE MUITOS QUE NÃO SAO SIMPATIZANTES DO BENFICA, MAS QUE LÁ NO FUNDO,RECONHECEM O SEU VALOR.PEIXEIRADA,NÃO LEVA A KADO NENHUM, SÓ À MAL EDUCAÇÃO. GRITAR,DIZER PALAVRÕES, SER AGRESSIVO, ETC.ISSO SÓ LHE TIRAVA O APRESSO E RESPEITO, NAO SÓ DOS JOGADIRES, COMO DOS ADEPTOS.FOI E É A FORMA COMO ESTÁ NA VIDA QUE O LEVA A VENCER E A SER UM CAMPEÃO, TANTO NO CAMPO, COMO NA VIDA PRIVADA.
    NÃO, NÃO E NÃO!...
    SENHOR RUI VITÓRIA, CONTINUE SEBDO COMO É, E MARIMBE-SE, PARA QUEM NÃO GOSTA.
    RECEBA COM UM CARINHOSO BEIJO, O MEU PRIFUNDO RESPEITO!
    Lutegarda Marquez.

    ResponderEliminar
  6. não concordo.
    segue como és Rui.
    a isso é que se chama
    humildade

    ResponderEliminar
  7. A correcção, a humildade, a inteligência, a boa educação, o respeito pelo próximo e o não gostar de conflitos ( não se confunda com cobardia) são qualidades e virtudes que nem todos possuem e, você, Sr. Rui Vitória tem-nas na sua personalidade e no seu carácter. Não mude, não altere o seu SER próprio e isso o difere de, no mundo do futebol, alguns "bocas sujas", arrogantes, invejosos e que, não deviam fazer parte do nosso mundo desportivo. Por isso é que consegue sucessos e os outros que tais, conseguem BOLINHA/ZERO. Um abraço de um benfiquista desde sempre é para SEEEEEEMPRE.

    ResponderEliminar