quinta-feira, 1 de junho de 2017

SAD QUE MAIS LUCRO DÁ NA EUROPA


O administrador-executivo da Benfica, SAD, Domingos Soares de Oliveira, comentou a exclusivo a A Bola as conclusões do relatório financeiro ontem apresentado pela KPMG, que avaliou o clube da Luz como o 23.º mais valioso da Europa, atribuindo-lhe valor na ordem dos 340 milhões de euros, e, simultaneamente, como o que melhores resultados operacionais apresentou no ano de 2016, considerando que por cada 100 milhões de euros de receitas (incluindo transferências de jogadores) os encarnados obtêm 30 milhões de lucro (antes de impostos).
"Ficamos orgulhosos disso, porque temos feito esforço no sentido de fazer crescer as receitas de forma mais rápida do que aquilo que são os custos operacionais", vincou o administrador, relevando o crescimento do valor comercial da SAD em quase 20 por cento em relação a análise idêntica da KPMG relativa a 2015. "Tem a ver com o facto de ao longo destes anos em que temos vindo a ser campeões temos apresentado resultados positivos, que vão contribuindo para melhoria significativa do balanço da empresa, da situação patrimonial.Portanto, não nos surpreende o crescimento, o que nos preocupa, sempre que temos resultados positivos, é analisar onde podemos melhorar e que os grande clubes europeus estão a distância muito significativa do Benfica, o que relacionamos também com o facto desses mercados, nomeadamente o inglês, gerarem em termos de receitas televisivas um valor provavelmente 20 vezes superior aos nossos direitos televisivos nacionais. Haverá sempre um grande desequilíbrio, mas quero juntar a este aspeto das boas contas e do melhor valor da empresa o facto de continuarmos a ser um um clube extremamente competitivo no ranking da UEFA. Ou seja, estamos no 23.º lugar em termos de valor de SAD, mas se olharmos para o ranking da UEFA em termos competitivos creio que continuamos nos 10 primeiros (ndr - nono), o que significa que, apesar de sermos empresa menos valiosa naquilo que conta de retorno para o nosso adepto/sócio, temos feito melhor que os nossos adversários europeus em termos de performance desportiva", destacou Soares de Oliveira, certo de que há margem para melhorar ainda mais os resultados no futuro.
"Acredito que sim,. Os novos projetos que temos de desenvolvimento internacional e digital são projetos que no espaço de 5 anos vão produzir resultados significativos, por isso acredito que esta equipa de gestão liderada pelo presidente Luís Filipe Vieira tem todas as condições para fazer crescer ainda mais o valor da marca e da SAD", assinalou.
Em jeito de conclusão, Soares de Oliveira destacou que " efetivamente os benfiquistas têm razões para estar orgulhosos não apenas com o que tem sido o resultado desportivo, mas também em relação à política de gestão seguida dentro da SAD e do clube", isto, ressalvou, #apesar de pontualmente haver aqui ou ali alguma crítica e de as pessoas estarem preocupadas com um ou outro indicador, seja a dívida ou outra coisa qualquer". Mas este estudo, realçou, "que é independente e feito por empresa independente, demonstra claramente o que tem sido o crescimento do Benfica e estes resultados significam capacidade para continuar a melhorar o valor do clube".
O peso da venda de jogadores

Estratégia tem dado frutos e é para ser prosseguida, mas procurando novas fontes de receitas..
Os resultados espelhados no relatório da KPMG refletem o peso das transferências de jogadores nas receitas obtidas, estratégia que, vincou Soares de Oliveira, permite ao Benfica manter competitividade a nível internacional: - O mercado nacional não é suficientemente grande para que possamos viver com as receitas geradas em termos internos. Até o podíamos fazer, se não tivéssemos num contexto de competição europeia, mas como os nossos rivais são os grandes clubes europeus era fundamental desenvolver novas formas de captar mais proveitos. Portanto, a primeira que fizemos já há algum tempo que foi fazer do trading de jogadores peça-chave da nossa estratégia, e que já tem cerca de 10 anos, e o resultado que alcançamos tem muito a ver com isso. Tem a ver com o facto de continuarmos a investir em jogadores, mas considerando que a venda de um jogador é parte integrante da nossa estratégia comercial.
Contas positivas sem Ederson
Resultados do exercício que acaba a 30 de junho já estão no verde sem a venda do guarda-redes.
O Benfica pode muito bem ultrapassar os 100 milhões de euros em vendas de jogadores este verão, Soares de Oliveira garante que esse não é objetivo imperativo, até porque as contas do exercício que acaba a 30 de junho, revelou a A Bola, já são positivos. Mesmo deixando o Ederson de fora. "Os negócios serão feitos se a oportunidade for considerada interessante para todas as partes, mas, neste momento, não consigo antecipar qual será o valor total de receitas geradas com vendas.. Temos resultado positivo no exercício que termina a 30 de junho, mesmo sem a venda do Ederson", assegurou.

Manter jogadores mais tempo é o futuro.
Transferências continuarão a ser o caminho, mas o objetivo é tentar segurar as pérolas.
Domingos Soares de Oliveira acredita que "o Benfica tem condições para fazer crescer as receitas sem vendas de jogadores", mas no contexto europeu é preciso " mais dinheiro para além daquele gerado hoje" e que será gerado nos próximos anos, "para poder efetivamente contratar o melhor talento e entregar os melhores resultados" desportivos. "podemos fazê-lo, teremos competitividade interessante em termos nacionais, mas para chegarmos a patamar elevado em termos internacionais, como até agora, constando dos 10 primeiros do ranking (da UEFA), teremos sempre que gerar mais receitas para pagar melhor a jogadores talentosos. Apesar de o podermos fazer, não creio que essa seja a estratégia a ser seguida nos próximos anos", desvendou, sossegando os benfiquistas em relação ao mercado. "O Benfica e em particular o presidente Luís Filipe Vieira tem demonstrado capacidade grande ao longo dos últimos anos para conseguirem fazer reposição do talento no momento certo e com jogadores cada vez mais jovens. O facto é que os nossos resultados, a nível nacional e europeu, têm sido bons, independentemente de termos alienado alguns passes. Se até agora esta estratégia tem dado resultado, pode ser sempre melhorada e afinada e haverá condições em termos futuros para num ou noutro caso podermos reter jogadores aqui mais tempo", avançou, ainda que " tendo consciência que é processo  que envolve muitas partes, os próprios jogadores e a procura dos mercados internacionais, que têm força diferente para pagar elevados salários".
Ainda assim, acredita que o Benfica terá "condições para continuar a produzir bons resultados quer em termos nacionais, quer internacionais".

Sem comentários:

Enviar um comentário