segunda-feira, 30 de outubro de 2017

CHAMPIONS, FEDERER, CATALUNHA E RÚSSIA


"O futuro dos clubes portugueses nas competições da UEFA permanece periclitante. Há sinais de decadência. É o 'ranking' que o diz.

Amanhã e depois os clubes portugueses jogam boa parte das suas hipóteses na Champions. Três jogos de grande dificuldade, que se fossem contagens de montanha no Tour seriam de categoria especial, aqueles que envolvem Benfica e Sporting com Manchester United e Juventus e da primeira categoria, a recepção do FC Porto ao Leipzig. Como pano de fundo de tudo isto está o ranking de Portugal na UEFA, em perda e sem sinais de retoma à vista, que traduz, afinal, um défice de capacidade competitiva. Custa ouvir? Mas é verdade.

'Old Rockers Never Die'
Roger Federer, 36 anos, conquistou ontem, em Basileia, pela oitava vez, o Open local, 95.º título da sua carreira excelentíssima. Federer ultrapassou, em solo suíço, Ivan Lendel (que tem 94 títulos na era-Open), ficando ainda a alguma distância de Jimmy Connors, vencedor de 109 torneios. É bom que tenhamos a noção exacta da dádiva que é poder acompanhar o percurso de Roger Federer, um pouco à imagem do privilégio de seguir a luta titânica entre Cristiano Ronaldo e Leo Messi pelo trono do futebol mundial. São desportistas absolutamente excepcionais.

Catalunha 'On Fire'
Vivem-se dias transcendentes para a história de Espanha e da Catalunha. Ontem, centenas de milhares de pessoas manifestaram-se em Barcelona pelo respeito pela Constituição e não há nota de qualquer incidente sério, o que pode dar alguma esperança na resolução pacífica do problema. Em Girona, de onde o ex-presidente Puigdmont é natural, jogou (e perdeu) o Real Madrid, numa partida que se temia que pudesse fazer disparar emoções para além do futebol. Tal não aconteceu e espero que o desporto, na Catalunha, cumpra o seu destino de factor de concórdia.

Rússia sob ameaça
Depois do atentado de 2016 no Stade de France, voltamos a estar perante uma ameaça directa do ISIS ao futebol, feita através de um dos canais habituais, na dark web. O alvo é a Rússia, que será sede do Mundial de 2018, mas as imagens usadas são, num dos casos, de Leo Messi e Neymar Júnior e no outro, de Deschampos, seleccionador francês, apresentado como «inimigo de Alá». Nestes, como noutros casos de terrorismo, a solução reside em manter a normalidade possível, observando os cuidados que a situação exige. Mas é inevitável um sentimento de desconforto...

Ás
Miguel Oliveira
Uma semana depois da estreia a ganhar em Moto2, na Austrália, o piloto de Almada tornou-lhe o gosto e voltou a triunfar, desta feita na Malásia. O talento de Miguel Oliveira é transbordante e não deverá tardar muito para que dê o salto para o MotoGP. Uma carreia (aos 22 anos) absolutamente fulgurante!

Ás
Lewis Hamilton
 é oficial, Lewis Hamilton ganhou, pela quarta fez, o título mundial de pilotos na Fórmula 1. Ontem, no México, numa corrida acidentada e táctica, o piloto inglês teve frieza q.b. para jogar com os pontos, anulando a performance de trás para a frente de Vettel. Para 2018, atenção a Verstappen, ontem vencedor. Vem aí reinado holandês.

Duque
Zinèdine Zidane
Haverá uma maldição a perseguir o melhor treinador do Mundo para FIFA? A Ranieri não valeu ser campeão de Inglaterra pelo Leicester e foi despedido pouco tempo de pois de receber o prémio. Pelo andamento da carruagem, Zidane, vencedor em 2017, também deverá estar atento: a exibição do Real, em Girona, foi... deplorável.

Mou igual a Mou antes de receber o Benfica
«Tenham calma, relaxam um bocadinho, não estejam tão nervosos, é preciso ter calma...»
José Mourinho, treinador de Manchester United
O jogo foi intenso, o resultado manteve-se incerto e o triunfo acabou por sorrir ao Manchester United, apesar da réplica do Tottenham. No final da partida, Mourinho mandou calar os críticos, adoptando a pose desafiadora que tem sido a sua imagem de marca. Pelos vistos, um Benfica assim-assim vai apanhar uns red devils em alta na deslocação de amanhã a Old Trafford.

Amanhã noite de luxo em Alvalade
Antes de jogar amanhã em Alvalade, a Juventus foi ao Meazza vencer o AC Milan por 2-0, com Gonzalo Higuain a revelar-se o grande protagonista da partida e o açambarcador das manchetes dos diários desportivos transalpinos. O Sporting precisa de uma noite inspirada para vencer a Signora.

Um caso de estudo
Inglaterra sagrou-se, na Índia, campeã do Mundo de futebol no escalão de sub-17, depois de vencer a Espanha numa final em que esteve a perder por 0-2 e acabou por virar para 5-2. O que os ingleses fizeram, nos últimos seis meses, no futebol de formação é absolutamente fantástico: viram fugir a final do Europeu, para a Espanha, nos penalties, ganharam o Torneio de Toulon, foram consagrados campeões do Mundo de sub-20, perderam as meias-finais de sub-21 para a Alemanha nos penalties e derrotaram Portugal na final do europeu de sub-19. A Inglaterra que há poucos anos primava pela irrelevância no futebol de formação, aprendeu com quem devia (Portugal e Espanha, nomeadamente), apostou nas academias e está agora a colher os primeiros frutos de um caminho que acabará por devolver os Três Leões ao patamar de excelência que já conheceram."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário