terça-feira, 17 de outubro de 2017

MEO JÁ ADIANTOU 91 MILHÕES DE EUROS À PORTO SAD


MEO já adiantou 91 milhões de euros ao FC Porto
No final de junho, a Altice (dona da Meo) tinha pago ao clube quase 57 milhões antes do tempo, por conta de direitos televisivos.

A sociedade que gere o futebol dos dragões continua a antecipar receitas do contrato assinado com a Altice. Se no final de dezembro o valor que o FC Porto tinha recebido adiantado atingia os 81 milhões de euros, em junho deste ano a verba já tinha ultrapassado os 91 milhões, quase 20% do montante total do acordo com os donos do MEO. No relatório e contas enviado à CMVM, é revelado pela SAD o "adiantamento no montante global de 56,9 milhões de euros do contrato celebrado com a Altice, pelo valor global de 457,5 milhões". Contudo, além desta antecipação direta, a sociedade liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa já recebeu mais 34,3 milhões, através de cinco contratos de ‘factoring’. O de maior valor (quase 26,7 milhões) foi celebrado em novembro do ano passado com o Ecotonian AG e prevê a sua liquidação em "10 prestações mensais de 2,666 milhões de euros". Este acordo foi feito com as "verbas a receber da Altice pelos direitos TV de épocas futuras". Ou outros quatro contratos (dois em outubro de 2016 e outros dois em abril deste ano) foram fechados com o Internationales Bankhaus Bodensee, e têm valores de 2,7 milhões, 2,3 milhões, 1,427 milhões e 1,239 milhões. Para garantir este dinheiro, os dragões ‘deram’ "verbas a receber da Altice de direitos de distribuição do Porto Canal de épocas futuras e "verbas a receber da Altice de patrocínio de camisolas de épocas futuras". Se somarmos os contratos de ‘factoring’ com o adiantamento feito diretamente pela Altice atingimos os 91,2 milhões.
A Altice, contudo, não é o único parceiro a antecipar dinheiro aos dragões. A PPTV, de Joaquim Oliveira, adiantou dois milhões de euros e o contrato de direitos televisivos garantiu mais uma linha de ‘factoring’, desta vez de seis milhões de euros, celebrada com o Novo Banco em outubro de 2016.
Contrato atual garante 457,5 milhões à SAD até 2028 O acordo entre o FC Porto e a Altice, uma multinacional de telecomunicações, conteúdos, media, entretenimento e publicidade, foi assinado em dezembro de 2015 e prevê para os dragões um encaixe total de 457,5 milhões de euros até 2028. Aqui está incluída a venda dos jogos dos dragões em casa para o campeonato nacional por dez épocas, a partir de 2018/19, os direitos de transmissão do Porto Canal por 12 anos e meio (com início a 1 de janeiro de 2016), e o patrocínio das camisolas da equipa de futebol do FC Porto por sete temporadas e meia, cujo início também ocorreu no primeiro dia do ano passado. PORMENORES 196,7 milhões de euros era a dívida bancária da Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto no final de junho deste ano. Deste valor, 80 milhões eram de empréstimos obrigacionistas, 59,4 milhões em ‘factoring’ e 17,5 milhões referentes a um crédito numa linha de papel comercial. O que é o ‘factoring’? O ‘factoring’ é um mecanismo segundo o qual os bancos ou outras instituições financeiras antecipam determinadas receitas garantidas das empresas, e depois recebem esse valor acrescido de uma taxa de juro. Em junho, a SAD dos dragões tinha 59,4 milhões em nove linhas de ‘factoring’ (seis com o Bankhaus Bodensee).

2 comentários:

  1. Já estive a fazer contas e per 30/6 a Altice tinha adiantado mais do que isso. Eu contei mais de 130M no total!
    Vejam o r&c da SAD e o consolidado.
    Não foi apenas dos direitos de TV, foram as camisolas (4,5), o canal (4,1M), PPTV (6M), bilheteira (8M), Unicef (4,2M), papel comercial (7M), publicidade (7,5), Museu (5), etc. Sem contar os passes de jogadores (Brahimi, Herrera, Danilo, Felipe).
    Estão fritos!!!

    ResponderEliminar
  2. Um buranco sem fim à vista... daí a distracção com os emails!

    ResponderEliminar