segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O BELGA QUE NASCEU COM AS LUVAS CALÇADAS


A história de vida de Svilar, o mais jovem guarda-redes a vestir a camisola do Benfica desde que o futebol ganhou dimensão nacional.
Mile Svilar estreou-se a 14 de outubro, na vitória frente ao Olhanense (0-1) na Taça de Portugal, e alcançou um feito inédito no que diz respeito às competições de dimensão nacional. Com 18 anos, 1 mês e 18 dias, tornou-se no guarda-redes mais novo de sempre na baliza do Benfica.
Nenhum golo sofrido e boas indicações no Estádio Algarve, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, sobretudo a sair dos postes. Uma confirmação do que tinha dito no dia em que foi apresentado oficialmente no Benfica, onde se definiu como um guardião moderno. “Sou muito rápido, tenho bons reflexos. Sou um guarda-redes que sai da baliza e que joga adiantado, além de ser alto, embora não muito”, disse, na altura, à BTV, transmitindo a imagem de um jogador confiante.
A 28 de agosto, um dia depois de completar 18 anos, assinou com o Benfica um contrato válido por cinco temporadas. Antes disso, o camisola 1 recebeu conselhos de Nemanja Matic, sérvio antigo jogador das águias que atua agora no Manchester United, que na quarta-feira (18 de outubro) visita o Estádio da Luz, na 3.ª jornada da Liga dos Campeões. “Foi Matic que me explicou quão grande é este clube, um dos maiores do mundo”, confessou.
O PERCURSO ATÉ À LUZ
Um dos guarda-redes mais promissores da sua geração, Mile Svilar já nasceu com as luvas calçadas, ou não fosse filho de Ratko Svilar, antigo internacional jugoslavo que participou no Mundial de 1982 e que defendeu a baliza do Antuérpia durante 16 anos.
Nascido na Bélgica, Svilar foi para o Anderlecht e aos 15 anos já brilhava na Youth League, prova em que disputou as meias-finais tanto em 2015 como depois em 2016.
Chegou a treinar no Chelsea, onde adquiriu experiência para observar como se trabalha num clube de topo e, à margem das aprendizagens que retirou, ficou impressionado com Petr Cech, guarda-redes checo, atualmente no Arsenal e que marcou uma geração, sendo reconhecidamente um guardião de elite.
Brilhou na Youth League de 2014, onde se estreou apenas três semanas depois de completar... 15 anos.
Aos 16 anos começou a ser integrado na equipa principal do Anderlecht, enquanto continuava a jogar na equipa B da formação belga. A promoção possibilitou-lhe ganhar outro ritmo junto dos colegas de equipa mais velhos e representou outra das etapas na evolução. É, por alguns, apelidado de novo Michel Preud’homme, antigo internacional belga que passou pelo Benfica, ou novo Courtois.
"MÁQUINA DE TRABALHO"
Svilar tem dificuldade em desligar-se do trabalho e só pensa em treinar para evoluir em cada treino e em cada jogo. Era descrito por companheiros na Bélgica como “uma máquina de trabalho”. Mesmo quando o plantel do Anderlecht folgava, não abdicava dos treinos personalizados.
No último período de férias de verão, o jovem guarda-redes partilhou no Instagram vários vídeos em que desenvolvia trabalho de ginásio. Mesmo quando lhe exigiram 12 dias de férias na Grécia, o período de relaxe não durou muito. Tinha indicações expressas para deixar de lado quaisquer treinos, mas ao final da primeira semana cedeu e telefonou para casa: tinha de reiniciar os treinos.
Há cerca de dois anos deixou de comer carne e, hoje em dia, privilegia o peixe, aliado a vegetais e à fruta. Quanto a bebidas, é fiel à água e sumos naturais feitos na hora.

In Benfica

1 comentário:

  1. Post provinciano, não é o mais jovem guarda redes a estrear-se pelo SLB, e traiu o anterior clube para saltar para o Glorioso, prevê-se novo caso Oblak num futuro, próximo se for assim tão bom. O Seferovic também era o novo Cardozo e agora está em standby.Este endeusamento provinciano nas figuras da equipa do SLB fazem parte da menorização que os adeptos fazem ao clube quando o reduzem a figuras.

    ResponderEliminar