quarta-feira, 22 de novembro de 2017

TALENTO DESPORTIVO: O SANTO GRAAL DO RECRUTAMENTO!


"No treino desportivo existem duas questões cujas respostas valem 1 milhão de euros: como identificar talento desportivo para uma determinada modalidade e o que fazer com ele?
A identificação de talento desportivo conduz a uma das etapas essenciais no processo de construção de uma equipa, o recrutamento, sendo certo que a falta de critérios e a falta de uma correta identificação de talento pode levar a um recrutamento ineficiente e ineficaz. Se o scouting das equipas de alto rendimento está nos dias de hoje muito facilitado pela tecnologia existente, o mesmo não acontece nas equipas de formação. Nestas, o que fazem a maioria dos treinadores e dirigentes em termos de recrutamento? Duas estratégias recorrentes são a de enviar mensagem a convidar directamente os atletas de outro clube ou utilizar os pais para convencer outros pais de atletas de outro clube a transferir os filhos no ano seguinte. Regista-se uma crescente falta de ética nesta perseguição aos considerados melhores atletas de outros clubes, muito facilitada pela comunicação através das redes sociais.
O que se promete a estes jovens e aos seus pais aquando das tentativas de recrutamento? Melhores condições de treino, melhores treinadores, melhor plano de carreira desportiva? Não! Normalmente o que se oferece é a promessa de ser campeão no ano seguinte.
Urge a definição de regras de actuação e uma reflexão sobre este tema na tentativa de regular ou alertar para este tipo de comportamentos. Ao mesmo tempo, o desafio de estruturar a detecção de talentos deve constituir uma prioridade do IPDJ e das federações, definindo-se uma equipa de especialistas para cada modalidade, necessariamente pequena e de abrangência nacional, que defina critérios de avaliação e que os implemente na prática. A exigência de medalhas olímpicas ou de apuramentos para campeonatos da Europa ou do Mundo deve ser acompanhada de meios mais eficazes para se poder identificar e recrutar os melhores e com maior potencial, pois isso seria um passo gigantesco para o desenvolvimento desportivo.
Na literatura científica existem vários exemplos de bateria de avaliações das qualidades físicas, técnicas, tácticas ou psicológicas para diferentes modalidades. Por exemplo, em modalidades colectivas será tão importante avaliar a capacidade de decisão em jogos reduzidos como avaliar as características biológicas e maturacionais, não excluindo jovens que tenham um desenvolvimento tardio a este nível.
O Instituto de Desporto Australiano tem sido um exemplo mundial na identificação de talento desportivo, tendo criado um sistema online de recrutamento com base na escola. Para além dos atributos físicos e fisiológicos, muitos outros factores são determinantes, como a motivação, determinação, atitude positiva e treinabilidade, i.e., a capacidade de ser treinável, por exemplo. 
Vários estudos indicam que algumas capacidades só se manifestam após um período de treino, pelo que, identificar talento, por si só, não é suficiente. O sucesso de um programa de identificação de talentos, de acordo com a experiência Australiana, é o de proporcionar a esses atletas, o melhor programa de treino e sistema de apoio possíveis, concomitantemente com um plano de carreira adequado. Na elaboração deste percurso desportivo colaboram especialistas de diversas áreas complementares: preparação física, fisiologia, aquisição motora, nutrição, psicologia, fisioterapia, recuperação física e coordenação de carreira atlética e académica.
Podemos concluir que, para todos os níveis de recrutamento, do clube à selecção nacional, a identificação de potenciais valores para uma modalidade desportiva é um passo decisivo, mas saber o que fazer com esses talentos, construindo um percurso de carreira planeado e estruturado, é o que definitivamente marca a diferença em termos de sucesso desportivo."

Sem comentários:

Enviar um comentário