sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

INGLESES DIZEM QUE ACADEMIA DO BENFICA É A "LINHA DE PRODUÇÃO DO FUTEBOL EUROPEU"


"Olhe para Ederson do Manchester City. Quando ele veio até mim, ele era apenas um rapaz das favelas, muito assustado para deixar sua própria área de penalidade. Agora ele corre riscos maiores do que ninguém na Premier League. Bernardo Silva também é o melhor. Nós o vendemos para o Mônaco e, depois de algumas semanas, ele estava falando francês na TV, ele é um exemplo. Este clube dá aos filhos habilidades de vida para crescer. "Luís Nascimento, o treinador da equipe do Benfica de menos de 15 anos - que foi coroado nacional campeão em quatro das últimas seis temporadas - está falando comigo no impressionante campus Caixa Futebol do clube em Seixal, às margens do rio Tejo, a 20 minutos de ferry do lado sul de Lisboa.
Em 2006, alguns colegas do nome Eusébio abriram o centro de futebol, que abriga 65 crianças de todo o mundo. A fábrica possui nove campos, 20 vestiários, dois auditórios, três ginásios de última geração e - o crème de la crème - um "simulador 360S" em um laboratório onde os jogadores trabalham em sua técnica, passam pela análise de vídeo e fazer testes nutricionais e psicológicos. O simulador é como o Footbonaut, visto pela primeira vez no Borussia Dortmund, mas a versão do Benfica tem jogadores de tipo robótico que se movem pelas paredes de cada lado da gaiola. Os jovens são testados em suas velocidades de reação, visão e execução ao apontar para os objetivos em movimento depois de controlar a bola dentro do círculo de 10 pés.
"O futebol juvenil é uma área fundamental para o Benfica, com benefícios esportivos, sociais e financeiros", diz Nascimento. "Nós não falamos exclusivamente sobre 'treinamento', nos referimos também a 'educar'. O desempenho acadêmico de nossos jogadores é monitorado e encorajado em todos os níveis. A missão é garantir a qualidade do treinamento técnico e o enriquecimento educacional de jogadores de todas as faixas etárias, com foco na integração no primeiro time, promovendo valores humanos como respeito, responsabilidade, solidariedade, justiça e tolerância ".
A equipe dos Sub-15 chegou ao campo de treino para a sessão e todos os jogadores cruzaram o escritório para apertar minha mão. Todos me cumprimentaram com "boa tarde" - incluindo o casal que estava ocupado se divertindo com os cabelos ligeiramente calvos do guarda-segurança, todos em boa diversão. Fiquei impressionado com o sentimento de que este é um lugar especial e que tive a sorte de estar lá, então imagine o quão especial esses jovens sentem.
Há um nível de respeito ao redor do clube. Os jogadores estão em termos de primeiro nome com a equipe, trocando guloseimas com trabalhadores de cozinha e segurando portas para limpadores. Enquanto o Benfica ganhou uma reputação como um clube de venda, esses jovens sabem que seu desenvolvimento está em boas mãos. No final da última temporada, 54 dos Under-21 do Benfica receberam contratos profissionais, com o dinheiro feito por jogadores saídos enviados de volta para a academia. Somente nos últimos três anos, o Benfica fez mais de £ 230 milhões na venda de produtos da academia.
"Linha de produção do Benfica nos últimos três anos"
Jogador, idade, time vendido e montante pago.
2015
André Gomes, 21
Valencia

£18.0m
Bernardo Silva, 20
Monaco
£14.2m
João Cancelo, 21
Valencia
£13.5m
Ivan Cavaleiro, 21
Monaco
£13.5m
2016
Renato Sanches, 19
Bayern Munich
£31.5m
Nélson Oliveira, 24
Norwich City
£5.25m
2017
Nelson Semedo, 23
Barcelona
£27.5m
Victor Lindelof, 23
Manchester United
£31.5m
Helder Costa, 22
Wolves
£13.5m
Ederson, 23
Manchester City
£36.0m
Gonçalo Guedes, 20
Paris Saint-Germain
£27.0m
Guardian graphic | Source: IOC
O clube tem um caminho claro para os jogadores, que se deslocam pelos lados da juventude antes de representar sua equipe B na LigaPro, o segundo nível do futebol português. O atual esquadrão de reserva contém 16 graduados da academia, que agora estão jogando em uma liga masculina, onde os tackles são mais fortes, o jogo é abundante e o vencedor é tudo. A academia do Benfica tem um lema "Develop to Win" e está funcionando claramente. Eles superaram os rivais do Sporting CP e do Porto para liderar a mesa dos campeonatos nacionais da juventude ganhos desde que o Caixa Futebol Campus abriu em 2006.
Com um sistema 4-3-3 que filtra até a equipe Under-13, idéias específicas são perfuradas aos jogadores em toda a adolescência. Não é incomum para os jovens jogar em uma faixa etária diferente para proteger os indivíduos menos desenvolvidos fisicamente e desafiar os meninos maiores e mais fortes. A partir dos 13 anos, passam sete horas no campo de treinamento e entre 90 e 120 minutos no "Laboratório", onde trabalham em psicologia, fisiologia, nutrição, fisioterapia, análise de vídeo e no simulador 360S.
Como cada jogador de menos de 15 anos cumprimentou-me pela segunda vez antes de entrar no campo para a sessão noturna, um exército de funcionários tomou suas estações ao lado do campo. Ao lado de treinadores, fisiologistas e fisioterapeutas, cada equipe possui um analista de video que grava filmagens de cada sessão de treinamento e jogo; nem um único chute cai no registro.
Algo começou a afundar quando minha mão ficou dolorida de todos os cinco anos com os jogadores: o grande número delas. Do grupo Sub-13 para cima, cada esquadrão consiste de jogadores suficientes para três equipes. Esta estratégia ajuda o clube a atrair os melhores jogadores de cada canto do país, mas também a criar uma vantagem competitiva. Todo mundo tem companheiros de equipe lutando por sua camisa. Estas são crianças, mas este é um ambiente que desenvolve concorrentes implacáveis.
Depois que os 34 jogadores realizaram o equipamento e se aqueceram com o fisiologista, o treinador Nascimento os chamou e deu instruções. Nenhum treinador esteve na academia por menos de 10 anos e, embora tenham sido construídos padrões e confiança, o "Mister" estava longe de se contentar com o que viu após 12 minutos de jogo. Este é um homem que planeja todos os detalhes, admitindo que ele tenha sabido gastar mais 40 minutos trabalhando uma sessão depois que um jogador caiu doente durante a tarde.
Com um jogo de copos apenas duas noites de distância, a sessão era sobre atacar de áreas amplas, com alas criando uma sobrecarga de um lado antes de trocar a peça e trazendo uma asa de sobreposição. Era um exercício sincronizado e a perfeição era necessária em cada toque, passagem e movimento.
Será que os treinadores de futebol inglês produzirão perdedores, concentrando-se na diversão sobre os resultados?
Consulte Mais informação
Os jogadores foram lembrados no círculo central e, após um bate-papo de sete minutos, voltaram para suas posições. O que se seguiu foi tão próximo da perfeição que o treinador poderia ter imaginado. Barking ordens e encorajamento para alguns mais do que outros, o chefe sabia o que queria, enquanto os defensores estavam perdidos antes que os grevistas terminassem das cruzes, e contra-ataques rápidos foram criados para criar três contra dois indo para o outro lado. A qualidade melhorou drasticamente, mas uma última hora foi dedicada ao exercício até que fosse como um relógio.
"Para obter o melhor dos jogadores, você deve ganhar sua confiança e fazê-los entender o que estão fazendo e por que eles estão fazendo isso". Nascimento me disse no final do dia. "Eu trabalhei com esses jogadores desde que eram meninos e sabia quais deles empurravam. Os oponentes de quarta-feira defenderão com seis jogadores em um bloco baixo, criando áreas compactas e eu preciso de indivíduos para correr riscos ".
"Nós passamos tanto tempo trabalhando com jogadores individualmente e a análise de vídeo é mostrada a cada jogador para criticá-los. Uma vez que eles estão corretos como indivíduo, com a compreensão necessária de suas responsabilidades e sacrifícios para o grupo, lidamos com eles em um ambiente de equipe, ensinando-lhes a ganhar jogos. "E essa é a chave - ao lado de aprender e desenvolver como indivíduos , esses jovens são ensinados a importância de ganhar partidas de futebol.
• Este artigo é de These Football Times

PS: Desculpem se não estiver a tradução perfeita, mas foi feita no Google. Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário