sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O DESPORTO VISTO POR OUTRO PRISMA


"A transferência de Umaro Embaló, de 16 anos, por 20 milhões de euros, do Benfica para o RB Leipzig suscita uma discussão quase tão velha como saber quem apareceu primeiro, a galinha ou o ovo. Qual o momento certo para negociar um jogador de grande potencial, ainda em fase de projecto? não haverá uma resposta certa para esta questão, todos os argumentos são aceitáveis e há um, o da necessidade, que se afigura imbatível. O Benfica continua com uma pedra no sapato, neste âmbito, que dá pelo nome de Bernardo Silva, transferido para o Mónaco por 15 milhões de euros e que dois anos volvidos permitiu aos monegascos uma mais valia de 35 milhões; e perfila-se já outro caso, com Gonçalo Guedes, um ano depois de ter saído da Luz para o PSG por 30 milhões, a ser avaliado agora em 50 milhões mais. A estratégia encarnada continua subordinada ao lema mais vale um pássaro na mão (neste caso 20 milhões de euros) do que dois a voar, e traduz bem a diferença entre os nossos clubes, obrigados a fazer contas à vida, e outros, bem mais ricos, que podem ir paulatinamente construindo equipas sem a pressão do dinheiro.
Umaro Embaló vai para um clube especial, que aposta em jovens de grande potencial, propriedade da Red Bull, que fez a sua expansão pelo mundo essencialmente através do desporto, primeiro nas versões motorizadas, depois nos radicais e agora com o hóquei no gelo e o futebol. Estamos perante mestres do sponsorship, verdadeiros alquimistas na indústria do desporto através do marketing, que dominam na perfeição, e cujo toque de Midas se deve à enorme competência específica que têm demonstrado."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário