quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A BRINCAR COM O FOGO


"Se calhar chegou a altura de olhar com atenção para o fenómeno das tochas e outros objectos pirotécnicos nos estádios do futebol. Esta semana, com a multa de quase 20 mil euros ao Benfica, o assunto volta a ganhar actualidade, mas está longe de ser um exclusivo desta semana, bem como está muito longe de ser um exclusivo dos adeptos do Benfica. É um problema transversal no futebol português e um problema para o qual ninguém aparentemente presta muita atenção.
Muitos destes objectos, lançados a torto e a direito por todos os estádios deste país, são perigosos e podem causar queimaduras graves. Nada gera mais multas para os cofres da Liga - no caso dos três grandes, são centenas milhares de euros por temporada, o que não é pouco. Mas o Regulamento Disciplinar, elaborado e aprovado pelos clubes (parte obviamente interessada na matéria), prevê apenas multas. Elevadas, é certo, mas apenas multas.
A UEFA, por exemplo, não deixa que se brinque muito com o fogo. As multas são bem mais pesadas - começam nas dezenas de milhares de euros - e facilmente um clube é obrigado a jogar à porta fechada caso seja reincidente. O Benfica já sentiu a ameaça na pele e chegou a ter uma pena suspensa, depois de uma tocha lançada pelos seus adeptos ter atingido uma criança num jogo em casa do Atlético Madrid. Antes de cada jogo europeu, as águias alertavam os adeptos para as possíveis consequências do arremesso de materiais pirotécnicos. Parece que nada mudou. Um dia destes, ainda alguém se queima."

Sem comentários:

Enviar um comentário