domingo, 18 de fevereiro de 2018

O ALINHAMENTO


Se há coisa importante de ser trabalhada em Alta Performance é o ALINHAMENTO, que se traduz na forma como o jogador constrói uma relação entre aquilo que são os seus valores, estratégias, planos e comportamentos, e também a forma como lida com o contexto à sua volta. Quando um jogador ganha clareza sobre quem é enquanto profissional e sobre quem quer ser, quando tem bem definida a sua intenção, objetivos e a forma de os alcançar, podemos dizer está alinhado. O mesmo acontece com as equipas: quando todos os jogadores têm bem presentes os valores enquanto grupo e uma clara definição dos objetivos em que se envolvem, é mais fácil gerir o contexto e manter toda a equipa alinhada num único propósito.

A grande vantagem de trabalhar o ALINHAMENTO é que a equipa fica imune e forte, não se deixando influenciar por uma derrota ou qualquer outra situação menos positiva que possa acontecer. Por exemplo, no caso de uma equipa que em determinada altura ganha a grande maioria dos jogos, que vive um bom momento e que respira confiança, consegue através deste alinhamento manter o foco nos objetivos e não se deixar abalar quando sofre uma derrota avassaladora.
Sabemos que no futebol não se ganha sempre, sabemos que por vezes, mesmo com um excelente trabalho, o adversário aparece mais forte. Por isso é essencial que se aprenda a ressignificar os resultados que não nos servem e conseguir manter o foco nos objetivos. Por outro lado, é importante perceber que um mau resultado pode ser bastante útil, nomeadamente para:
FEEDBACK - uma derrota não define a equipa nem os seus jogadores, representa apenas um resultado do comportamento em campo.
FRACASSO/ERRO - as pessoas mais bem-sucedidas do mundo possuem grandes histórias sobre fracassos e a grande maioria, senão todas, refere os fracassos como a sua maior fonte de aprendizagem. Só não erra quem nada faz.
RESSIGNIFICAÇÃO - por muito importante que seja um jogo, é sempre melhor ultrapassar a frustração, pois provavelmente este não foi o último jogo da época.
APRENDIZAGEM - uma das melhores coisas de uma derrota ou má performance é que podes sempre rever o comportamento e corrigir. Aprender a dominar as frustrações e os sentimentos que nos provoca um mau resultado é estar a trabalhar desde já na próxima vitória.
Susana Torres, in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário