Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

RUI COSTA - PATRONO DA COPA FOOT 21


Rui Costa: “Muito feliz por ver tantas crianças a jogar”
30-06-2012 19:46

Patrono da Copa Foot21

Rui Costa: “Muito feliz por ver tantas crianças a jogar”

Rui Costa, administrador da SAD “encarnada”, assistiu este sábado à final dos Sub-12 da Copa Foot21. No final do encontro entre o Benfica e o FC Porto, o patrono do torneio mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu mais uma edição da competição.

“Consigo normalmente ver as finais todas mas, por motivos de trabalho, só consegui ver esta. Sou do Benfica e não escondo isso [alusão à vitória benfiquista nos Sub-12], mas é com muito agrado que sou o patrono do torneio, pela forma como este movimenta tanta juventude. Agrada-me imenso ver as estas crianças a alimentarem o sonho, a divertirem-se e a terem uma oportunidade única para conviverem uns com os outros. Fico muito feliz por ver tantas crianças a jogar futebol”, afirmou Rui Costa.

Já o treinador dos Sub-12 do Benfica, Diogo Teixeira, elogiou o desempenho dos seus jogadores na final da Copa Foot21, onde os “encarnados” bateram o FC Porto por 4-2.

“Tenho de enaltecer o trabalho dos meus atletas. Isto é reflexo do trabalho de uma grande equipa, com mais de 50 atletas e que dignificaram o Clube, jogando um bom futebol. É isso que nos interessa”, afirmou o técnico.

Já o capitão dos Sub-12 “encarnados”, Ricardo Matos, salientou o colectivo. “É uma felicidade ter vencido. Fomos uma grande equipa”, disse o jovem atleta, eleito o melhor jogador da Copa Foot21.

BENFICA VENCE PORTO E CONQUISTA COPA FOOT 21


Sub-12 vencem FC Porto e conquistam a Copa Foot21
30-06-2012 18:24

5.ª edição

Sub-12 vencem FC Porto e conquistam a Copa Foot21

A equipa de Sub-12 do Sport Lisboa e Benfica venceu este sábado, dia 30 de Junho, a final da 5.ª edição da Copa Foot21, prova que esteve a decorrer em Vila Real de Santo António.

Com Rui Costa, administrador da SAD “encarnada” e patrono do torneio nas bancadas, os jovens benfiquistas entraram muito determinados, com Ricardo Matos a rematar ao poste logo aos quatro minutos. O primeiro golo do Benfica acabou por surgir num remate de longe de Miguel Nóbrega (13’).

O adversário ainda igualou por João Rosário (27’), mas a partir daí só deu mesmo Benfica. Em período de descontos do primeiro tempo, Sérgio Velosa rematou com êxito e levou, assim, os “encarnados” em vantagem para o descanso.

Com um início de segundo tempo demolidor, o conjunto da Luz fugiu no marcador. Ricardo Matos (32’) e Miguel Nóbrega (35’) apontaram os tentos da formação orientada por Diogo Teixeira. O opositor reduziu ainda através de uma grande penalidade, convertida por João Serrão (47’).

O Benfica venceu o FC Porto por 4-2 e conquistou, assim, a edição 2012 da Copa Foot21

BASQUETEBOL - LEIA AQUI O ESCLARECIMENTO DE SÉRGIO RAMOS


Basquetebol: esclarecimento de Sérgio Ramos
29-06-2012 20:18

Após notícias na imprensa

Basquetebol: esclarecimento de Sérgio Ramos

No seguimento de informações vindas a público, esta sexta-feira, através da imprensa escrita, o basquetebolista Sérgio Ramos vem por este meio esclarecer:





LUÍS FILIPE VIEIRA


Luís Filipe Vieira: “Temos um património humano incalculável”
29-06-2012 20:50

Inauguração da nova imagem da Casa do Benfica em Peniche

Luís Filipe Vieira: “Temos um património humano incalculável”

Foi inaugurada, esta sexta-feira, a nova imagem corporativa da Casa do Benfica em Peniche. A uniformização da imagem das Casas do Clube tem ocorrido ao longo dos últimos anos e tem contado com a presença do presidente Luís Filipe Vieira. A inauguração tida em Peniche não foi excepção e o líder máximo do Sport Lisboa e Benfica discursou para os presentes.

“Permitam-me que inicie esta intervenção por dizer que é um orgulho estar aqui hoje, que é um orgulho poder contar com uma Casa do Benfica com esta força, com esta qualidade, com esta capacidade de fazer e fazer bem.

Obrigado a todos pela vossa hospitalidade e pela forma como me receberam.

A maior riqueza que o Benfica tem, aquilo que é a base mais sólida do Clube, são as pessoas.  

Um Clube como o Benfica sempre se construiu em função dos seus sócios, porque no fundo sempre foram eles que projectaram o Clube, que o fizeram crescer e, em alguns momentos, tiveram a coragem de o salvar! Esta é a verdadeira riqueza do Sport Lisboa e Benfica, as suas pessoas!

Foi assim que se construiu a nossa história. Foi essa vontade que nos trouxe até aqui, foi essa vontade que nos permitiu construir tudo o que hoje temos. Mas a verdade é que não podemos, nem iremos, descansar à sombra dessa história, porque esse seria o primeiro passo para comprometer todo o futuro.

Vamos continuar a trabalhar diariamente de forma a poder continuar a crescer, a inovar, a investir e a trazer para dentro do Benfica o maior número de sócios.

Permitam-me que agradeça, na pessoa do presidente da Casa do Benfica de Peniche, a toda a Direcção desta Casa e a todas as pessoas que, pela sua determinação, pela sua vontade, pela sua paixão nos permitem estar aqui hoje a inaugurar este fantástico projecto.

A minha segunda palavra é para todos os patrocinadores, que têm sido fundamentais neste processo de uniformização da imagem das nossas Casas.

Atrevo-me a dizer que sem o seu suporte teríamos tido mais dificuldades em avançar, pelo menos com a velocidade com que o temos vindo a fazer!

Todos nós somos responsáveis por transmitir aos mais novos os valores e a dimensão do Sport Lisboa e Benfica. É por isso que as Casas do Benfica são importantes, porque uma parte muito relevante do nosso futuro depende daquilo que se fizer nas muitas Casas do Benfica espalhadas pelo país e fora dele.

Temos um património incalculável, um património físico, mas fundamentalmente um património humano que não tem igual em Portugal. E tem sido esse património que tem orientado a minha acção desde que cheguei ao Clube.

O Benfica que encontrei quando cheguei com o presidente Manuel Vilarinho foi capaz de acordar, de renovar forças, de conseguir sair de um lugar a que alguns o tinham condenado. Também neste projecto das Casas temos de seguir em frente, reforçando e valorizando toda esta rede já criada e que diariamente continua a crescer.

O tempo passa com demasiada rapidez, e muitas vezes também apaga partes do percurso que deixámos para trás. À luz da realidade que vivemos hoje já são poucos os que valorizam o tremendo esforço que foi feito na recuperação do Clube.

São já poucos aqueles que se lembram qual foi o ponto de partida e, no entanto, não foi assim há tanto tempo!

Infelizmente é algo normal nos dias de hoje: quando as tempestades são ultrapassadas e se navega em águas calmas as pessoas vão esquecendo o que deixaram para trás. Mas é bom que nunca se esqueçam por onde andámos e o que tivemos de fazer, porque só essa memória nos pode permitir evitar voltar a trilhar os mesmos erros do passado.

Quando cheguei ao Benfica fui confrontado com uma história que excluía os sócios da vida do Clube, fui confrontado com a descrença e o desânimo das pessoas. Fui, enfim, confrontado com a falta de auto-estima.

Apesar disso, sempre acreditei que era possível reverter a situação, sempre acreditei que era possível voltar a construir um Benfica de todos.

O tempo, o trabalho e o empenho de muitas pessoas, deu-me razão! O Benfica de hoje recuperou os seus sócios, a sua mística e o seu património.

Vamos arrancar para a nova época com humildade, mas também com confiança, sabendo que – independentemente do folclore dos jornais – vamos contar com um plantel de enorme qualidade e com muitas soluções. Um plantel que qualquer Clube na Europa se orgulharia de ter.

Um plantel que vai ter a responsabilidade de lutar até ao limite das suas forças, nas várias competições em que se vai apresentar.

Vamos olhar para nós, ignorar provocações, trabalhando diariamente com o objectivo de corresponder às expectativas de todos vós.

Obrigado pela vossa presença e pela vossa hospitalidade.

Viva o Benfica!”

RASUL DABÓ - NAS MEIAS FINAIS DOS 100 METROS


Rasul Dabó nas meias-finais dos 100 metros barreiras do Europeu
30-06-2012 13:27

Após 4.º lugar na sua série

Rasul Dabó nas meias-finais dos 100 metros barreiras do Europeu

O atleta dos 110 metros barreiras do Sport Lisboa e Benfica, Rasul Dabó, qualificou-se este sábado, dia 30 de Junho, para as meias-finais da prova do Campeonato da Europa de Atletismo, que está a decorrer em Helsínquia, na Finlândia.
O atleta entrou em acção na quinta e última eliminatória dos 110 metros barreiras, onde foi o quarto mais rápido a concluir a prova, ao fazer o tempo de 14s00.
Rasul Dabó apurou-se, assim, directamente para as meias-finais da competição, que estão agendadas para este domingo, dia 1 de Julho.

BENFICA - JOGOS DE PREPARAÇÃO


Marselha no arranque
DEFINIDOS ADVERSÁRIOS PARA O ESTÁGIO
sábado, 30 junho de 2012 | 06:00

 
 
O Benfica já conhece os adversários que vai enfrentar no estágio de pré-época, que vai realizar-se em Évian, França, de 9 a 17 de julho. Os encarnados vão disputar três particulares, onde medirão forças com o Ol. Marselha, Lille e os luxemburgueses do Hamm Benfica.

O primeiro teste será certamente o mais desejado pelos adeptos encarnados. No dia 13, as águias deslocam-se até Sion, na Suíça, onde defrontarão o Ol. Marselha. Recorde-se que esta é uma zona com muitos emigrantes portugueses que poderão ser assim assistir à estreia do Benfica em 2012/13, como aconteceu em 2009.

Dois dias depois as águias voltam à ação, agora no Luxemburgo e diante do Hamm Benfica, equipa que disputa o escalão principal do futebol luxemburguês. O desafio será disputado na capital do Grão-Ducado. No dia seguinte as águias terão o terceiro e último jogo, frente ao Lille, em Metz.

Entretanto, o Benfica divulgou ontem o horário da apresentação. Os jogadores têm ordens para estar no centro de estágio do Seixal, às 9.30.

MIGUEL ROSA


Miguel Rosa: «Presidente disse-me que ficaria no plantel»
REVELA CONVERSA COM LUÍS FILIPE VIEIRA
sábado, 30 junho de 2012 | 06:40


 
 
Miguel Rosa, aos 23 anos, tem o desejo de acabar com o epíteto de jovem promessa e ser um dos intérpretes de um palco destinado a grandes artífices. “O presidente disse-me que ia ficar no plantel principal, tanto é que rejeitou algumas propostas. Este será o meu ano de afirmação e pretendo ser opção com alguma regularidade”, afirma Miguel Rosa, a Record, excluindo a hipótese de atuar na 2.ª Liga.

“Está fora de questão, bem como jogar na equipa B. O ano passado conquistei 4 títulos individuais (2 como melhor jovem e outros tantos como jogador do mês) e isso é elucidativo das minhas capacidades. Tenho valor para jogar na 1.ª Liga e no Benfica.

RUBEN AMORIM


Ruben Amorim forçado a voltar
ESTAVA CEDIDO AO SP. BRAGA ATÉ FINAL DA PRÓXIMA ÉPOCA
sábado, 30 junho de 2012 | 08:00

 
 
Ruben Amorim será forçado a voltar ao Benfica, em consequência da regra que foi aprovada na última quinta-feira, na assembleia geral da Liga, e que proíbe os clubes de emprestar jogadores a emblemas do mesmo escalão já a partir da próxima temporada.

O jogador, de 27 anos, estava emprestado ao Sp. Braga até ao final do ano desportivo de 2012/13, mas, com este novo regulamento, as águias terão de encontrar uma nova solução para o médio, até porque têm a perceção de que a decisão da Liga é irreversível.

MARCOS FORTES 5º CLASSIFICADO NO PESO


Marco Fortes (foto ASF)
Europeus: Marco Fortes quinto classificado no lançamento do peso

Marco Fortes ficou a 12 centímetros da medalha de bronze na prova de lançamento do peso dos Europeus de Helsínquia.

A melhor marca do português foi de 20.24 metros, ao terceiro ensaio, marca que lhe permitiu o quinto lugar. A medalha de ouro foi para o alemão David Storl com 21,58 metros, a de prata para o holandês Rutger Smith (20.55) e a de bronze para o sérvio Asmir Kolasinac (20.36).

BENFICA-REFORÇOS


João Faria (foto ASF)
João Faria e Duarte reforçam Benfica


O Benfica chegou a acordo com o Varzim para garantir as contratações do defesa João Faria e do médio Duarte.

João Faria é um defesa-central, de 21 anos e com 1.85 metros. Enquanto, Duarte, de 24 anos e 1.76 metros, é um extremo.

Os dois jogadores devem vir a reforçar a equipa B do Benfica

ELISEU


Eliseu (foto ASF)
«Sem dúvida que gostaria de jogar no Benfica» – Eliseu


O internacional português Eliseu, do Málaga, reconheceu que está disponível para jogar no Benfica e que seria um sonho jogar na Luz.

Sem dúvida que gostaria de jogar no Benfica. Sempre foi um sonho desde pequeno jogar no Benfica. Vestir aquela camisola seria um orgulho para mim e para a minha família», afirmou Eliseu, em declarações à rádio Renascença.

O defesa alertou que o clube encarnado terá de conversar com o Málaga para avançar com a transferência: «O interesse do Benfica já não é novo. O Benfica sabe que tem de falar com o Málaga e o Málaga também já mostrou o interesse na minha continuidade. Penso que será difícil».

LUÍS FILIPE VIEIRA


«Vamos contar com um plantel que qualquer clube na Europa se orgulharia de ter» - Luís Filipe Vieira


O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, deu esta sexta-feira a garantia aos adeptos encarnados que o plantel para a época 2012/2013 será «de enorme qualidade».

«Vamos arrancar para a nova época com humildade mas também com confiança, sabendo que vamos contar com um plantel de enorme qualidade, com muitas soluções e que qualquer clube da Europa se orgulharia de ter. Este plantel vai ter a responsabilidade de lutar até ao limite das suas forças, nas várias competições em que se vai apresentar», afirmou o presidente dos encarnados num discurso na inauguração da nova imagem da Casa do Benfica de Peniche.

Para além de um plantel forte, Luís Filipe Vieira diz também que, na próxima época, é preciso ignorar as provocações: «Vamos olhar para nós, ignorar provocações, trabalhando diariamente com o objetivo de corresponder às expectativas dos benfiquistas.»

sexta-feira, 29 de junho de 2012

MARCOS CHUVA NA FINAL DO COMPRIMENTO


Marcos Chuva na final do salto em cumprimento no Europeu
29-06-2012 15:57

Em Helsínquia

Marcos Chuva na final do salto em cumprimento no Europeu

O atleta do Sport Lisboa e Benfica, Marcos Chuva, logrou, esta sexta-feira, a presença na final do salto em comprimento do Campeonato da Europa que decorre em Helsínquia, na Finlândia.

O benfiquista saltou 7m96, conseguindo, desta forma, carimbar a presença na final da especialidade que se disputará no próximo dia 1 de Julho.

COPA FOOT21-BENFICA NA FINAL


Benfica derrota V. Setúbal e está na Final
29-06-2012 16:15

Copa Foot21

Benfica derrota V. Setúbal e está na Final

Está a decorrer, em Vila Real de Santo António, a 5.ª edição da Copa Foot21. Os Infantis do Sport Lisboa e Benfica eliminaram, esta sexta-feira, a equipa do Vitória de Setúbal por 2-1, carimbando assim o acesso à Final da competição.

Com André Ricardo a inaugurar o marcador aos oito minutos, o Benfica começou melhor, no entanto, o jogo parecia longe de estar resolvido. Ao minuto 18, o Vitória de Setúbal empata a partida com um golo de Oliveira.

A equipa “encarnada” não baixou o ritmo e consegue ir para o intervalo a vencer por duas bolas a uma, marcando no último minuto da 1.ª parte.

A 2.ª metade foi bastante equilibrada, mas as jovens “águias” conseguiram garantir o lugar na Final da competição com o FC Porto, que eliminou o Sporting nas grandes penalidades.

ARNALDO ABRANTES NA MEIA-FINAL DOS 200 METROS


Arnaldo Abrantes na meia-final dos 200 metros
29-06-2012 12:18

Europeu de Helsínquia 2012

Arnaldo Abrantes na meia-final dos 200 metros

O velocista do Sport Lisboa e Benfica, Arnaldo Abrantes, carimbou a passagem para as meias-finais dos 200 metros.

Arnaldo Abrantes ficou em 5.º lugar na sua eliminatória com o tempo de 21s24 e foi repescado para a meia-final que decorrerá na tarde desta sexta-feira.

BRUNO VARELA


Bruno Varela: “Podemos chegar longe no Europeu
28-06-2012 18:17

Sub-19 competem na Estónia

Bruno Varela: “Podemos chegar longe no Europeu

A Selecção Nacional de Sub-19 encontra-se, em Moncarapacho, a preparar a participação no Europeu de Sub-19 que decorrerá em Tallinn, na Estónia. Em declarações à Benfica TV, o guarda-redes do Benfica, Bruno Varela, acredita numa boa prestação “lusa”.

“Atingimos um objectivo que já estava proposto desde o início que passava por estarmos presentes no Campeonato da Europa. Vamos querer chegar lá, impor o nosso futebol e sabemos que se jogarmos bem poderemos chegar longe”, afiançou.

Neste tipo de provas, o primeiro jogo é fundamental e o guardião sabe disso. “O primeiro jogo destas competições é sempre muito importante. Sabemos que devemos conquistar os três pontos, pois estes podem ser muito importantes para nos dar acesso ao Mundial de Sub-20. Vamos dar tudo para ganhar esse e outros jogos”, rematou.

Portugal está inserido no Grupo A da competição e arranca o seu prélio no próximo dia 3 de Julho, pelas 18h45, em Tallinn, frente à Estónia

PAULO FERNANDES RENOVA ATÉ 2014


Renovação de contrato: Paulo Fernandes no Benfica até 2014
29-06-2012 16:34

Treinador de Futsal

Renovação de contrato: Paulo Fernandes no Benfica até 2014

O Sport Lisboa e Benfica renovou o vínculo contratual por mais duas temporadas com o treinador da equipa de Futsal, Paulo Fernandes.

Assim sendo, a ligação profissional de Paulo Fernandes com o Clube será até ao fim da época 2013/14.

Depois de ter conquistado a Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional na época 2011/12, o Benfica aposta no técnico para continuar na liderança de um projecto vencedor.

JÁ ESTAVA A FALTAR A NOVELA


CLÁUSULA DE RESCISÃO É DE 20 MILHÕES DE EUROS

Fenerbahçe cobiça Luisão

Publicado hoje às 10:46
Luís Filipe Vieira já noutras ocasiões negou propostas tentadoras, preferindo manter o "patrão" da defesa, com natural bónus salarial.
A imprensa turca avança que o Fenerbahçe está interessado em Luisão, sustentando o assédio do emblema turco com o facto de os seus responsáveis pretenderem para esta época integrar na defesa um central que dê garantias de segurança, seja experiente e, ao mesmo tempo, tenha capacidade de liderança. Na prática, o perfil encaixa como uma luva no capitão benfiquista.

De acordo com os jornais turcos, o Fenerbahçe ainda não apresentou qualquer proposta oficial ao Benfica e, mesmo que o faça, tudo indica que esta seja rejeitada, a não ser que cubra os 20 milhões da cláusula de rescisão do jogador. É que Luís Filipe Vieira nem pondera perder o camisola 4 e já noutras ocasiões negou propostas tentadoras, preferindo manter o "patrão" da defesa, com natural bónus salarial.

EMPRÉSTIMOS RENDEM 400 MIL EUROS


Empréstimos rendem 400 mil euros
FELIPE MENEZES E AIRTON CONTINUAM NO BRASIL
sexta-feira, 29 junho de 2012 | 09:11


 
 
O Benfica continua a colocar alguns jogadores que não têm lugar no plantel de Jorge Jesus. Felipe Menezes e Airton vão continuar emprestados a clubes brasileiros, mas os seus vínculos foram renovados por mais uma temporada. Estas duas cedências vão fazer entrar nos cofres da Luz 400 mil euros. Mas vamos por partes.

Felipe Menezes atuou na última temporada no Botafogo, mas o clube do Rio de Janeiro entendeu que não deveria renovar o empréstimo, pelo que o médio, de 24 anos, vai prosseguir a sua carreira no Sport Recife, emblema que subiu este ano à principal divisão do futebol canarinho e que aponta como grande objetivo a manutenção. Esta cedência do jogador custou aos pernambucanos 100 mil euros, sendo que Menezes viu o seu contrato com as águias renovado por mais uma temporada (terminava em 2013).

MIGUEL VÍTOR


Miguel Vítor (foto ASF)
«´Pana´ quer Miguel Vítor» - Correio da Manhã


O Panathinaikos, de Jesualdo Ferreira, deverá apresentar nos próximos dias uma proposta para a compra do defesa-central Míguel Vítor.

O site italiano Calciomercatto dá conta de que o jogador de 22 anos é um dos «principais alvos» para reforçar o eixo da defesa da equipa de Atenas.
08:02 - 27-06-2012

EMERSON


Emerson (foto ASF)
«Encarnados pedem 2,5 milhões por Emerson» - DN

O futuro de Emerson, futebolista cujo passe o Benfica pretende vender neste defeso, pode ficar definido ainda hoje.

De acordo com as informações recolhidas pelo DN, está agendada para hoje uma reunião, decisiva, entre o representante do defesa-esquerdo brasileiro, de 26 anos, e responsáveis do clube da Luz.

LUDOVIC


Ludovic (foto ASF)
«Benfica já tem Ludovic na mira» - Correio da Manhã


O Benfica está interessado em Ludovic, jogador, de 22 anos, do Feirense e que já é internacional sub-21 por Portugal. O jovem luso-francês, que tem contrato com o Feirense até 2014, tem sido seguido com particular atençãopelos responsáveis benfiquistas, que estão bastantes sensíveis às promessas que despontam no futebol português, no âmbito de uma maior aposta, inicialmente para a equipa B, mas com perspetivas de serem integradas no plantel principal das águias.

DJANINY NÃO QUER EQUIPA B



Djaniny direto: «Não quero jogar no Benfica B!»

Avançado cabo-verdiano revela que tem vários clubes interessados, mas só irá tomar uma decisão para a semana2012-06-28 23:59B

Djaniny quer continuar a jogar nos principais palcos para poder evoluir cada vez mais. O avançado contratado pelo Benfica à U. Leiria em Janeiro, por estes dias de férias em Cabo Verde, falou em exclusivo para o Maisfutebol dos objetivos para a nova época e deixou uma certeza: jogar na segunda equipa dos encarnados não está nos seus horizontes.

«Sei que há vários clubes interessados em conseguir o meu empréstimo, mas deixo isso para o meu empresário, Pedro Cordeiro, que está a tratar de todo o processo. Portugueses ou estrangeiros? Não teria problema em emigrar, mas, repito, estas questões passam unicamente pelo meu representante», afirmou o internacional cabo-verdiano.

Apesar de não revelar preferências, Djaniny aborda de forma desassombrada as perspetivas que o clube da águia poderia ter quando decidiu contratá-lo aos leirienses. E de uma coisa não tem dúvidas: «Se puder continuar a jogar ao nível de uma I Divisão será muito melhor. Não quero jogar no Benfica B!»

«Vou tentar levar isto com calma, com os pés bem assentes do chão, para prosseguir a minha carreira visando sempre os mais altos objetivos», completou, relevando que voltará a Portugal na próxima semana, para se reunir com o empresário e decidir o futuro. Um dos emblemas interessados é a Académica, mas todas as tentativas para contatar o agente do jogador revelaram-se infrutíferas.

Enquanto isso, o cabo-verdiano aproveita para acompanhar o grande acontecimento desportivo do momento. «Penso que Portugal fez um grande Euro. Merecia ter chegado à final», admitiu, ele que ainda chegou a ser cogitado pelos responsáveis federativos para representar os sub-21 lusos. «Nunca trocaria o meu país por outro!», garantiu.

Velense ainda espera direitos de formação

O Velense, dos Açores, pelo qual Djaniny começou a jogar em Portugal, ainda não recebeu os direitos de formação do jovem ponta-de-lança. «Não é muito, porque foram só dois anos, mas para um clube como nós é muito importante», revelou Dominique, vice-presidente do emblema de São Jorge.

O dirigente reclama ainda, mas agora à U. Leiria, 10 por cento da transferência ao abrigo de uma cláusula do acordo que permitiu ao jogador o salto para o continente. «O assunto está entregue a um advogado, vamos ver o que acontece. Mas fico contente que o Djaniny tenha assentado a cabeça e voltado a ouvir quem mais o ajudou», finalizou.

JORGE PAULA FALHA FINAL 400 METROS BARREIROS



Europeus: Jorge Paula falha a final dos 400m barreiras
APESAR DE TER MELHORADO TEMPO
quinta-feira, 28 junho de 2012 | 12:44





 
 
Jorge Paula classificou-se hoje no quinto lugar na sua série das meias-finais dos 400 m barreiras dos Europeu de Helsínquia, com 50,58 segundos, melhor marca nacional do ano, mas ficou longe da final, com o 17.º tempo.

"Esperava um pouco melhor. Ainda só fiz duas provas no estrangeiro esta época e preciso de mais ritmo competitivo. E ainda me falta alguma confiança na segunda curva, entre as 6.ª e 8.ª barreiras", admitiu o atleta do Benfica, que deixou também palavras de incentivo aos seus colegas João Ferreira e Ricardo Lima, que não se qualificaram nas eliminatórias da véspera.

Antes, Marcos Caldeira desiludira no triplo-salto. Chegou aos 15,95 metros no primeiro ensaio (vento: +1,5 m/s) e fez nulo nos dois seguintes, classificando-se em 23º lugar entre os 27 concorrentes.

"Foi mau. Estou num bom momento, o aquecimento correu-me bem mas, depois, no primeiro ensaio tive que travar um pouco na fase final da corrida de balanço e caí em pé. E nos dois outros fiz nulo, o segundo dos quais por pouco. Daria para mais de 16 metros", explicou o atleta do Benfica.

Marcos Caldeira mostrou-se agradecido à Federação pelo "voto de confiança" que lhe foi dado ao ser selecionado, mesmo sem mínimo.

"O meu objetivo era bater o recorde pessoal (16,44), não consegui, ficou a experiência com vista ao futuro", concluiu.

MARCO FORTES NA FINAL DO LANÇAMENTO DO PESOO


Europeus: Marco Fortes na final do lançamento do peso
OBTEVE 19,66 METROS
quarta-feira, 27 junho de 2012 | 08:53

 
 
Marco Fortes qualificou-se esta quarta-feira para a final do concurso do lançamento do peso dos Campeonatos da Europa de Atletismo, que decorrem em Helsínquia, ao lançar o engenho a 19,66 metros.

Numa prova em que se qualificavam os 12 melhores registos ou quem atingisse os 20,30 metros, o atleta do Benfica foi o quarto do Grupo B e oitavo no cômputo geral da qualificação.

Os dois únicos atletas que se qualificaram por atingirem o mínimo de 20,30 metros foram o holandês Rutger Smith e o alemão David Storil, que registaram 20,55 (melhor marca mundial do ano) e 20,30, respetivamente.

No Grupo B, Marco Fortes, que alcançou a qualificação no terceiro ensaio, depois de lançar a 19,15 e 18,84 metros, foi superado por Rutger Smith, pelo alemão Marco Schmidt (19,85) e pelo croata Nedzad Mulabegovic (19,79).

Marco Fortes é o recordista nacional do lançamento do peso, com os 21,02 metros alcançados em 18 de março, em Bar, Montenegro, um registo que, no entanto, ainda aguarda homologação.

Além destes cinco atletas, na final, marcada para as 21h20 locais (19h20 em Lisboa) de sexta-feira, vão estar igualmente o checo Antonin Zalsky (19,94), o dinamarquês Kim Christensen (19,69), o espanhol Borja Vivas (19,67), o turco Huseiyn Hatici (19,64), o sérvio Asmir Kolasinac (19,62), o ucraniano Dmytro Savytskyy (19,52) e o húngaro Lajos Kurthy (19,48)

NELSON ÉVORA


Europeus: Nelson Évora em Helsínquia
VIAJOU POR SUA INICIATIVA
quarta-feira, 27 junho de 2012 | 13:38


 
 
Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto, está em Helsínquia a acompanhar os Campeonatos da Europa de atletismo.

O atleta do Benfica, a recuperar de uma operação a uma fratura da tíbia, em janeiro, e por isso impedido de competir, viajou por sua iniciativa e, já em Helsínquia, conseguiu uma acreditação para se poder movimentar à vontade no estádio.

Na jornada desta manhã, a primeira dos Europeus, esteve particularmente atento à prova de triplo, onde competiu a sua colega de treino Susana Costa, também orientada por João Ganço.

Nelson Évora, que está a fazer uma recuperação calma e gradual, só regressará à competição no início do próximo ano.

Entretanto, dentro de um mês, estará em Londres, a acompanhar os Jogos a convite do Comité Olímpico de Portugal.

BENFIQUISTA SARA MOREIRA CONQUISTA BRONZE



Europeus: Sara Moreira conquista bronze
DEIXOU ESCAPAR O TÍTULO NOS 5 MIL METROS
quinta-feira, 28 junho de 2012 | 15:55

 
 
A fundista Sara Moreira perdeu esta quinta-feira a medalha de prata nos 5 mil metros nos Europeus de Helsínquia'2012 e teve de contentar-se com o bronze, ao comemorar cedo de mais o final da corrida.

Moreira, que até levou um "cartão amarelo" por falsa partida, concluiu a prova em 15.12.05 minutos, atrás da russa Olga Golovkina e da ucraniana Lyudmila Kovalenko, respetivamente campeã e vice-campeã continentais em 15.11.70 e 15.12.03 minutos.

A três voltas do fim (cerca de mil metros para o final), Moreira deu um "esticão" e a 300 metros arrancou para o título, mas viria a ser ultrapassada em cima da linha de meta pelas adversárias do leste europeu.

O bronze de Sara Moreira, que também já tinha sido terceira em Barcelona'2010, é a 25 medalha portuguesa em 19 presenças lusas em Europeus de atletismo ao ar livre

LIGA DE CLUBES-PROÍBIDOS EMPRÉSTIMOS A CLUBES DO MESMO ESCALÃO


Proibido emprestar jogadores a clubes do mesmo escalão
MEDIDA ENTRA EM VIGOR ESTA TEMPORADA
quinta-feira, 28 junho de 2012 | 21:45




 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
 
Na próxima temporada, os clubes não poderão emprestar jogadores a emblemas do mesmo escalão. A medida foi esta quinta-feira aprovada, no Porto, em Assembleia-Geral da Liga.

O impedimento consta na nova proposta de Regulamento de Competição dos campeonatos profissionais, hoje aprovado na reunião magna dos clubes, e resultou da iniciativa do Nacional, coincidindo com os propósitos do Sporting, que iria também propor nesse sentido.

À saída da AG da Liga, Rui Alves, presidente do Nacional, anunciou que a alteração que propôs (entre outras a anunciar mais tarde pela LPFP) teve o voto favorável de 19 emblemas contra nove contra e uma abstenção.

Luís Duque, administrador da SAD do Sporting, confirmou a aprovação da norma, ainda não anunciada oficialmente pela Liga, argumentando que a votação na proposta do Nacional tornou irrelevante a intenção do seu clube.

"Vai, sobretudo, dar mais transparência ao futebol português", disse o dirigente, recordando que a proibição de empréstimo de jogadores a clubes da mesma divisão "é um facto em campeonatos como o inglês".

Para Luís Duque, "o princípio está aprovado", mas caso apareça "quem saiba contornar a regra, isso fica para o julgamento de quem segue o futebol".

O dirigente sportinguista argumentou com as equipas B para justificar o fim desses empréstimos: "Os jogadores que precisarem de evoluir podem fazê-lo 'em casa', isto é, nos clubes que os contratam e em provas profissionais".

No final da reunião magna, o presidente da mesa de Assembleia-Geral da LPFP confirmou, sem dar números, a aprovação desta norma e de outras propostas de alteração dos regulamentos de disciplina e de competição, todas aprovadas por maioria.

Todas estas propostas têm ainda de ser ratificadas pela AG da Federação Portuguesa de Futebol.

A segunda AG, que tinha como ordem de trabalhos o alargamento da Liga de clubes, não foi realizada por falta de quórum dos proponentes, adiando, assim, uma decisão sobre o assunto.

O Conselho de Presidentes começou com 1:15 horas de atraso, o que atrasou os restantes trabalhos, com a AG, que decidiu a norma que impedirá o empréstimo de jogadores entre clubes da mesma divisão, a começar apenas às 18H00 - durou cerca de quatro -, quando o seu início estava previsto para as 15H00.

Centralização dos direitos televisivos

Em conferência de imprensa, o presidente da Liga Mário Figueiredo confirmou ainda outra medida. O clubes aprovaram por unanimidade a centralização dos direitos televisivos na Liga.

"Na sequência de um estudo económico, realizado por uma entidade britânica especializada em estudos de análise de mercados televisivos, no qual se concluiu que a venda coletiva de direitos TV pela Liga Portugal é benéfica e acarreta um acréscimo de receitas que possibilita uma maior distribuição pelos clubes", explicou a Liga de Clubes.

"Estou mandatado para, até setembro de 2012, negociar junto do atual operador [Olivedesportos] e preparar uma queixa a apresentar à Direção Geral de Concorrência da Comissão Europeia no caso de não se concretizar a negociação", disse Mário Figueiredo.

O dirigente afirmou estar mandatado para o efeito pelo Conselho de Presidentes da Liga, que assim deliberou "por maioria", segundo o próprio, embora não tenha revelado quantos emblemas se fizeram representar na mesma reunião, que durou cerca de três horas