Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JAVI GARCIA E A LIGA INGLESA NA BENFICA TV : EXCELENTE NOVIDADE

Javi García e a Liga inglesa na Benfica TV: “Excelente novidade!”


Declarações ao Canal oficial do Clube

Javi García e a Liga inglesa na Benfica TV: “Excelente novidade!”

A Benfica TV garantiu, a partir da época 2013/14, a transmissão exclusiva daBarclays Premier League para as próximas três temporadas (2013-2016) e em declarações à Benfica TV, Javi García, antigo futebolista do Sport Lisboa e Benfica, felicitou o Canal de televisão pelo feito.

“Creio que é uma excelente novidade, pois considero a Premier League a liga mais atractiva para os espectadores. É muito bom, porque desta forma, em Portugal, vão poder desfrutar desta competição num canal que não para de crescer”, começou por destacar o agora jogador do Manchester City. 

O médio espanhol não esquece os amigos que deixou em Portugal e que, agora, vão poder continuar a acompanhar a sua carreira desportiva. “Passei três anos magníficos no Benfica, onde deixei muitos e bons amigos. É bom, porque vão poder acompanhar-me e assim os adeptos portugueses não esquecem os jogadores que actuaram em Portugal”, referiu.


S:L BENFICA

COLUNA É UMA REFERÊNCIA DO FUTEBOL MUNDIAL

Luís F. Vieira sobre Coluna: “É uma referência do futebol mundial”


Homenagem ao antigo jogador

Luís F. Vieira sobre Coluna: “É uma referência do futebol mundial”

Foi entregue, esta quinta-feira, em Maputo, o Colar de Honra ao Mérito Desportivo ao antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica, Mário Coluna, e em declarações ao Site Oficial do Clube, o presidente Luís Filipe Vieira teceu rasgados elogios pelo que significou no Benfica e no Desporto nacional e mundial.

“Não é fácil homenagear alguém a quem a vida já consagrou entre os maiores. Alguém cujo percurso de vida é único e cujo legado irá perdurar muito para além dele”, começou por frisar, não deixando de lembrar: “O Benfica é um Clube com memória e grato com todos aqueles que com o seu esforço construíram a grandeza deste Clube.”

Luís Filipe Vieira está visivelmente feliz pela consagração. “Fico naturalmente feliz por ver que o Governo português também reconhece o contributo que Mário Coluna deu para a afirmação de Portugal no Mundo”, considerou, acrescentando: “O Colar de Honra ao Mérito Desportivo que o ministro Miguel Relvas teve oportunidade de entregar a Mário Coluna significa o reconhecimento de Portugal a um homem que sempre soube dignificar a bandeira portuguesa.”

O líder dos “encarnados” apontou ainda que Coluna não é apenas do Benfica, mas sim do Mundo. “O exemplo de Mário Coluna não é apenas património do Benfica. É património de todos aqueles que amam o futebol, sejam eles portugueses ou moçambicanos”, realçou, prosseguindo: “Coluna é uma referência do futebol mundial. O Benfica foi o seu porto de abrigo, mas ele sempre foi cidadão de três pátrias. De Moçambique, de Portugal e, finalmente, da pátria do futebol.”

Para o presidente do Benfica esta homenagem é mais do que justa. “Esta homenagem é inteiramente merecida, como merecido é o respeito e o reconhecimento daqueles que não tendo tido o privilégio de ver o seu futebol, ouvem relatos e testemunhos de admiração daqueles que tiveram a felicidade de ver o seu talento”, elevou.

Em jeito de conclusão, Luís Filipe Vieira recordou: “Coluna é um símbolo eterno do Benfica, de Portugal e Moçambique, e do futebol mundial.”


S:L. BENFICA

GOVERNO VAI EXIGIR POLICIAMENTO NO INTERIOR DOS ESTÁDIOS


Miguel Macedo (foto ASF)
Governo vai exigir policiamento no interior dos estádios

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, vai propor a alteração da legislação relativa ao policiamento nos eventos desportivos, por forma a tornar obrigatória a presença da força policial no interior dos estádios.

«Uma vez que este sentimento de insegurança pode alastrar e é minha responsabilidade não deixar que isso aconteça, vou propor uma alteração à lei do policiamento desportivo, tornando obrigatória a requisição da polícia nos eventos, designadamente de natureza profissional», anunciou o ministro no Jornal das 8 da TVI, referindo-se aos incidentes ocorridos recentemente no futebol português, nomeadamente em Braga e em Guimarães.

Miguel Macedo explicou ainda que, face à legislação em vigor, ao Estado compete colocar policiamento fora dos estádios, enquanto os clubes devem requerê-lo para o interior dos recintos, embora não sejam obrigados a isso por lei.


A BOLA

MANCINI QUER ALEXIS SÁNCHEZ


Alexis Sánchez (foto AP)
Man. City: Mancini quer tirar Alexis Sánchez ao Barcelona

O treinador do Man. City, Roberto Mancini, já sinalizou um dos alvos dos citizens para a temporada 2013/2014.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Manchester Evening News, a Direção do City vai tentar contratar o chileno Alexis Sánchez, que há duas temporadas representa o Barcelona.

O interesse dos citizens no chileno não é virgem.
Em 2011, ainda ao serviço da Udinese, a formação inglesa tentou contratar o jogador mas sem sucesso. Agora, e aproveitando o fraco rendimento do chileno no Barça, o City vai voltar à carga.

Mancini defende que falta no plantel um extremo puro, que seja capaz de ir à linha de fundo e fazer cruzamentos, lacuna que poderia ser colmatado pelo nino maravilla. Não foram avançados valores, mas recorde-se que a Juventus também já demonstrou interesse na compra do passe do chileno de 24 anos.

Há duas épocas, a pedido de Pep Guardiola, o Barcelona contratou Alexis à Udinese pagando 26 milhões de euros, verba à qual se acrescentam mais 11, 5 milhões de euros em bónus.


A BOLA

A LAGARTAGEM ESTÁ SEMPRE A ABRIR


SAD com prejuízos de 21,8 milhões de euros

A SAD do Sporting comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um prejuízo de quase 22 milhões de euros no primeiro semestre da temporada 2012/2013.

No relatório, os leões dão conta de um prejuízo de 21,8 milhões de euros, valor que ascende em 2,8 milhões ao prejuízo registado no período homólogo da temporada transata.

O passivo total da SAD cifra-se em 243,5 milhões de euros, enquanto o total de ativos está avaliado em 145,9 milhões.

Segundo o mesmo documento, o plantel está avaliado em 45,125 milhões de euros.

Relatório enviado à CMVM

 A BOLA

MOURINHO PREOCUPADO COM ESTADO DE SAÚDE DE TITO VILANOVA


José Mourinho preocupado com estado de saúde de Tito Vilanova (foto AP)
Real Madrid: José Mourinho preocupado com estado de saúde de Tito Vilanova

Instantes antes do pontapé de saída do último Clássico entre Barcelona e Real Madrid, o treinador adjunto dos culés, Jordi Roura deslocou-se ao banco dos merengues e manteve, durante alguns segundos, uma conversa com o treinador português.

«Como está Tito? Quero que lhe transmitas o meu ânimo e apoio para que se recupere o mais depressa possível. Em primeiro lugar está a saúde», disse Mou a Roura, revela esta quinta-feira o diário Marca.

Depois de um período mais turbulento, que teve o seu ápice na época passado no final do jogo entre Barcelona e Real Madrid, a contar para a segunda mão da Supertaça de Espanha, quando os dois técnicos trocaram empurrões e dedos nos olhos, José Mourinho e Tito Vilanova fizeram as pazes e têm mantido deste então uma relação cordial.

Desde meados de janeiro que o treinador do Barça se encontra em Nova Iorque, onde se encontra a realizar, no conceituado centro hospitalar Memorial Sloan-Kettering, uma série de sessões de radioterapia a um tumor na glândula parótida.

A BOLA

MIGUEL ROSA ELEITO JOGADOR DO MÊS DE FEVEREIRO


Miguel Rosa (foto ASF)
Miguel Rosa eleito jogador do mês de fevereiro

Miguel Rosa, do Benfica B, venceu o prémio de melhor jogador do mês de fevereiro da 2.ª Liga, atribuído pela Liga de Clubes e pelo Sindicato dos Jogadores.

O médio português reuniu a preferência de 15,9 por cento dos votantes, superando Joeano, do Arouca, que contabilizou 13,4 por cento dos votos, e Luís Aurélio, do Tondela, com 10,7 por cento.

Miguel Rosa recebe o prémio antes do jogo entre o Benfica B e o Portimonense, sábado, no estádio da Tapadinha.

A BOLA

ESPERO QUE A VIOLÊNCIA NO FUTEBOL TERMINE


Salvio (foto ASF)
Salvio apela ao fim da violência no futebol

Eduardo Salvio olha com preocupação para os sucessivos episódios de violência que têm ocorrido no futebol, lamentando o ataque de que o autocarro do Benfica foi alvo à saída de Braga.

«São acontecimentos que sucedem e de que ninguém gosta. Esperemos que terminem o quanto antes, não só em Braga, mas em todo o futebol, pois não fazem bem ao futebol», referiu o argentino.


A BOLA

AS CADEIRAS VOAVAM E A POLÍCIA OBSERVAVA SENTADINHA, DIZ PRESIDENTE DO VITÓRIA


Júlio Mendes (foto ASF)
«Enquanto estavam a acontecer os desacatos, a polícia estava a assisitir sentada na bancada» - Júlio Mendes

A propósito dos incidentes do passado domingo no jogo entre o V. Guimarães B – SC Braga B, Júlio Mendes, presidente do emblema vimaranense, deixou implícita a ideia de que a policia foi conivente com os acontecimentos.

«Os agentes que garantem a segurança dos cidadãos nos estádios são o corpo de intervenção e não aqueles que são requisitados por outros clubes. A policia estava lá e temos provas, através de vídeos que as nossas camaras no estádio registaram. Enquanto estavam a acontecer os desacatos, assistiam sentados na bancada. Isto é muito grave. O corpo de intervenção só entrou passados oito minutos. O Subintendente Damião Mendes disse ao vice-presidente Armando Marques que não estava de serviço e que não tinha sido requisitado policiamento. Então, o que estava ele a fazer na bancada, se nem bilhete tinha pago? Temos nomes e vamos apresentar provas. O V. Guimarães caiu numa armadilha, que lhe foi preparada e pensada só não sei com a conivência de quem», afirmou, em conferência de Impresa, o presidente do V. Guimarães.

A BOLA

INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRA ANUNCIA AIRTON


Airton (foto ASF)
Internacional de Porto Alegre anuncia chegada de Airton

É oficial. O médio Airton, que está ligado ao Benfica até junho de 2015, vai jogar, por empréstimo das águias, no Internacional de Porto Alegre.

«O jogador chega cedido pelo Flamengo até junho de 2013 e irá assinar um pré-contrato para permanecer no Inter por empréstimo até junho de 2014, conforme acordo selado com o Benfica, de Portugal, detentor de seus direitos desportivos», anuciou o emblema gaúcho no seu site oficial.

Caso os exames médicos decorrerem conforme o previsto, o trinco será apresentado à comunicação social nesta sexta-feira no centro de estágios do Inter e ficará à disposição do treinador dos gaúchos, Dunga.


A BOLA 

ESPERAMOS ESTAR SOZINHOS NA FRENTE


Salvio (foto ASF)
«Esperamos estar sozinhos na frente» - Salvio

Salvio mostra-se pouco preocupado com o desfecho do jogo entre Sporting e FC Porto, em Alvalade, mas não esconde que gostaria que o resultado do clássico permitisse ao Benfica ficar isolado no topo da classificação da Liga.

«Esperamos estar sozinhos na frente, mas não pensamos no jogo entre FC Porto e Sporting. Pensamos jogo a jogo e, agora, estamos focados no Beira-Mar. Depois veremos se o Benfica está sozinho na liderança ou com o FC Porto», afirmou o extremo argentino, esta quinta-feira, depois de participar numa sessão de autógrafos na megastore do Estádio da Luz, que assinalou o 109.º aniversário do Benfica.

Poupado por Jorge Jesus no jogo da Taça da Liga com o SC Braga, Salvio reconheceu que «nunca é bom perder».

«O jogo não nos saiu bem. Não perdemos nos 90 minutos e, nos ´penalties`, podemos ter sorte ou não. Temos de olhar em frente e pensar no Beira-Mar», apontou, em alusão à deslocação a Aveiro, domingo, para disputar a partida da 21.ª jornada da Liga.

A BOLA

SANTOS TENTA RENOVAR COM NEYMAR




Santos tenta renovar com Neymar

O clube brasileiro já está a trabalhar para tentar renovar o contrato do avançado Neymar, que termina em 2014.

«O Comité Gestor já decidiu: nós queremos prolongar o vínculo além de 2014. Estamos a trabalhar nesse sentido. Já iniciamos conversações com o pai do Neymar, e ele nega que já tenha feito algum tipo de acordo. Nós acreditamos nele.

Ele tem sido sincero e franco, disse que o Neymar vai ficar onde está feliz. O Santos está trabalhando nesse sentido para prolongar o contrato», afirmou o vice-presidente do clube alvinegro, Odílio Rodrigues, em declarações ao Mundo Deportivo.

O nome do avançado tem sido apontado frequentemente como reforço do Barcelona.


A BOLA

CAMPEÃO SOFRE




João Malheiro


Campeão sofre

O recente triunfo frente à Académica não foi apenas um triunfo, foi uma lição, uma lição triunfal. O Benfica poderia ter jogado mais? Talvez pudesse, pelo menos a espaços. A Académica poderia ter querido jogar? Talvez pudesse, pelo menos a espaços. O Benfica jogou, nem sempre bem, a Académica não jogou, quase sempre bem. O Benfica ganhou na justiça do último minuto, premiada a sua ambição. A Académica perdeu na desforra do último minuto, castigada a sua limitação.

O embate foi mesmo um ensinamento. Não existe campeão, vem em todas os manuais da coisa, que não seja sempre campeão do sofrimento. O despique da Luz chegou a ser exasperante, com uma equipa inteira atrás da linha da bola. À medida que a competição se aproxima da fase decisória, situações destas tendem a repetir-se. Um ponto, um mero ponto, será a ambição gigante de alguns adversários. Um golo, um mero golo, será a ambição mínima do Benfica.

As bancadas da Luz também deram uma lição. Nos dias que correm, com o sustento de um futebol ofensivo de grande qualidade, os adeptos não anseiam por golos, têm nos golos a certeza da razão do futebol atacante da equipa. Só que um ou mais golos não são fáceis de obter perante antagonistas que se dedicam, tempo inteiro, a preencher apenas trinta metros do relvado. O que fizeram os correligionários vermelhos? Ainda que dando mostras de inusitada ansiedade, jamais deixaram de apoiar o coletivo até ao apito final.

O Benfica recuperou a urgência da vitória, o imperativo da vitória, o charme da vitória. Os sócios e simpatizantes cultivam o apego, a teimosia, o afeto. E não são também as razões subjetivas que espicaçam as razões objetivas na direção do êxito? Na direção do Benfica campeão?


JORNAL " O BENFICA "

" O TEMPORA! O MORES ! "




Pedro Ferreira


“O tempora! O mores!”

Apetece parafrasear o Alexandre O‘Neill e dizer que, no Futebol português, o tempo é uma “coisa em forma de assim”. É assim como uma coisa que muda ao sabor do próprio tempo.

Por causa de um tempo que não dava jeito a um senhor que mede o tempo em forma de adágio popular, dizendo que largos dias têm cem anos, o melhor-árbitro-Pedro-Proença-do-Mundo adiou um jogo de Futebol para um tempo que atropela os limites temporais regulamentados. Perante o silêncio geral, percebemos que não deve ser este o tempo para discutir este assunto.

Por causa de um tempo que se mede em 72 horas, apesar de haver quem diga que isto de medir 72 horas ser assunto bastante subjectivo, o Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol decidiu fazer tábua rasa dos regulamentos e fez cumprir “uma coisa em forma de assim”. Perante o tempo e o modo da deliberação, vejo juristas e quejandos a deitarem as mãos à cabeça, perguntando que tempos são estes, em que a letra da Lei serve para ser contornada e contorcionada. É o tempo em que escondido no conceito de “interpretar” se desenvolve o conceito de “enganar”.

Por causa de uma grande penalidade a favor do Benfica, correctamente assinalada por um árbitro, ao terceiro dos cinco minutos de tempo adicional mínimo, chegou o tempo de ver os arautos da verdade da medição do tempo insurgidos histericamente contra o facto de se ter assinalado correctamente uma grande penalidade durante o tempo de um jogo de Futebol. Para aquela gente, não está em causa a justiça da grande penalidade, está em causa o tempo. Como sabemos, isso do tempo é subjectivo e, para quem 72 horas podem ser menos do que 72 horas, é perfeitamente normal que isso de marcar penáltis dentro do tempo de jogo seja uma coisa estranha. Quem tinha razão era Cícero, quando, estupefacto perante as aberrações do seu tempo, nos dizia “O tempora! O mores!”


JORNAL " O BENFICA "

JORNAL " O BENFICA " ESTA SEXTA - FEIRA NAS BANCAS

Jornal “O Benfica” nas bancas a partir desta sexta-feira!

Edição n.º 3592

Jornal “O Benfica” nas bancas a partir desta sexta-feira!

O Sport Lisboa e Benfica respira saúde! Exemplo disso foi a cerimónia de entrega de emblemas realizada no passado sábado, dia 23 de Fevereiro, na Luz. Em semana de aniversário, o nosso Jornal recorda como tudo começou há 109 anos e mostra a evolução dos últimos anos, onde o Clube tem evoluído a olhos vistos e promete não ficar por aqui.

A equipa de Futebol profissional do Benfica vai continuar a sua aventura europeia frente ao Bordéus. Nesta edição, o antigo internacional Fernando Chalana perspectiva o duelo de quinta-feira, na Luz, para a Liga Europa.

Antes disso, mais uma deslocação a Aveiro, onde o objectivo passa por somar mais uma vitória para manter a liderança no Campeonato, rumo à conquista do 33.º título do seu palmarés.

S.L. BENFICA


A VITÓRIA DE UM TREINADOR


A vitória de um treinador

Autor: DANIEL OLIVEIRA, 23 ANOS, ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO


Bom jogo que assistimos em Camp Nou. Jogo intenso e muito bem disputado.

Ontem o Real beneficiou de ter José Mourinho a comandar as tropas enquanto que o Barça somente teve o adjunto do até há pouco tempo também adjunto.

Ultimamente, como já ouvi alguém dizer, o Barcelona parece jogar em piloto automático e isso contra grandes treinadores pode não chegar.

O Real entrou forte. Não se pode dizer que os Merengues tenham feito uma grande partida de futebol mas estiveram tacticamente muito bem. Defesa e meio-campo muito coeso, jogo em bloco, muita garra e agressividade e um grande conhecimento dos espaços que tanto o CR como o Di Maria estavam a explorar. A equipa do Real Madrid defendeu muito bem, defendeu em todo o terreno.

O Barcelona tentou fazer o seu jogo. Não foi inferior ao Real Madrid mas faltou alguém que conseguisse ir adaptando a equipa ao jogo.

Faltou gente no meio campo do Barça. Havia pouco apoio no centro do terreno e só em jogo directo a equipa conseguiu criar alguns desequilíbrios.

O Messi lá na frente tentou muito mas foi fortemente marcado. Fico com a sensação que o argentino precisava de procurar outras áreas do terreno e que podia beneficiar da entrada do Villa, o que lhe iria permitir participar e apoiar mais a fase de construção. Depois do 0-1 pensei que ex-Valencia ia entrar mas não foi essa a ideia da equipa técnica blaugrana.

Também é preciso lembrar que antes do 0-2 o Barça podia ter beneficiado de duas grandes penalidades, dois lances duvidosos que a mim me pareceram faltosos.

No Barça destaco a exibição de Dani Alves e de Iniesta.

O Real foi muito coeso, preparou muitíssimo bem este jogo. A capacidade criativa e ofensiva dos jogadores foi substituída por um sacrifício defensivo e de puro contra ataque. Por isso se viu pouco Ozil e Higuain. Mas se tecnicamente estes jogadores não se apresentaram a verdade é que defensivamente foram essenciais, principalmente o Di Maria.

O jogo do Real foi de luta e coesão defensiva para então explorar a velocidade do CR. Foi neste contexto que penso que o Dani Alves se destacou pois fez uma grande marcação ao ponta de lança português, além de também ter subido muito bem no terreno.

Pelo trabalho táctico que foi feito por ambas as equipa o Real mereceu a vitória.

Bom golo do Varane, boa jogada do Di no lance do segundo golo, excelente trabalho defensivo do Xabi, Khedira, Fábio, Ramos, Varane e Di Maria e grande calma e sobriedade do Ronaldo no momento de finalizar.

Continuar a ouvir que o Cristiano carrega o Real às costas é um assassínio do futebol profissional, é uma banalidade populista que somente enche o ego dos fanáticos e dos que no futebol só olham para o mais óbvio e não para o global que é o jogo.

Pelo jogo de ontem iremos ouvir novamente que CR é o melhor do mundo através de um total desprezo pelo grande trabalho dos seus colegas e do seu treinador e esquecendo jogadores que noutros jogo fazem mais e melhor do que ele fez neste. É difícil para alguns entender que não é em um jogo que estas conclusões se tiram e muito menos pela lista de melhores marcadores.

Houve ontem grande mérito do Mou. Ontem ficaram as saudades de Pep na Catalunha.

Começa-me a parecer que uma das principais diferenças deste Barça para o de Pep é a presença, neste caso ausência, de Mascherano no centro da defesa. O argentino tinha a capacidade de criar uma maior ligação defesa-ataque garantindo mais apoios no momento de construção das jogadas.

GUARDIOLA : A NOVA LUZ DE MUNIQUE


Guardiola, a nova luz de Munique

Autor: RUI CASTRO, 23 ANOS, DESEMPREGADO



Hoje vou-vos falar sobre aquela que promete ser a próxima história de amor futebolístico da próxima época. A já anunciada união entre Josep Guardiola, treinador espanhol que subiu ao olimpo com o seu Mega Barcelona alicerçado num jogo de toque de bola e posse da mesma, e o gigante bávaro Bayern Munique que com esta contratação bombástica pretende acabar com a hegemonia dos últimos dois anos do Borussia Dortmund e voltar a conquistar o cetro da bundesliga e ganhar a liga dos campeões, troféu a que nos últimos anos chegaram à final mas perderam para Inter e Chelsea.

Se à primeira vista o plantel dos alemães já oferece soluções sólidas e consistentes como Muller, Kroos, Mário Gomez, Manuel Neuer, o regressado Cláudio Pizarro, Lahm ou Shweinsteiger, Guardiola, segundo se tem ventilado na imprensa, quer construir um leque de jogadores à sua imagem, criar um plantel que lhe dê garantias de esforço, qualidade, dedicação, devoção e brilhantismo, unidos em prol de um projeto, conceito ou ideia.

Jogadores como Isco (Málaga) que já referenciei em outro artigo meu, Falcão (Atlético Madrid), Neymar (Santos) ou Mário Gotze do rival Dortmund estão referenciados para reforçarem os quadros do Bayern e criar uma fortaleza fortíssima liderada pelo mágico “Pep” Guardiola que com o seu futebol perfumado e rendilhado num tricot fantasista e inebriante consegue engolir a Alemanha e a Europa e fazer levitar o clube de Beckenbauer e Rummenigge ao topo do futebol.

Foi uma escolha ponderada de Guardiola, depois de deixar Barcelona saciado de títulos e bom futebol tirou um ano sabático para repensar novas estratégias de jogo, de investidas no mercado, como um exercício de redimensionamento da mente e espírito para enfrentar um objetivo de elevada envergadura, redesenhar o novo Bayern Munique e voltar a colocar o seu tiki e taka nas bocas do mundo como o mais exótico estilo de jogo alguma vez criado no mundo do futebol. Irão os milhares de fãs do jogo do Barça de Guardiola vão agora olhar tão fixamente para a liga alemã a fim de se deliciarem com cada jogo, cada jogada, cada domínio dos bávaros recitado como poesia nos mais luxuriosos artigos desportivos?

Irá Guardiola ser bem-sucedido nesta nova aventura? Algum jogador do Barcelona irá acompanhar o treinador catalão? Esperemos pelos novos desenvolvimentos, ansiosos pela época 2013-2014 para um novo romance de futebol que é o futebol de Josep Guardiola i Sala!

DE PÉ PARA PÉ


De pé para pé
SWANSEA É UMA EQUIPA PECULIAR


 
 
No último domingo, o futebol inglês... perdão, o galês deu um novo passo histórico. Quem segue esta humilde página, por favor, não pense que eu pertenço ao clube dos amigos de Gales (porque a última publicação foi também sobre o futebol daquele pequeno país britânico), porque mais do que destacar o país, desta vez quero sublinhar um clube em particular.

Dizia eu que foi feita história e o leitor, que é atento, eu sei, já sabe que falo do Swansea, equipa que venceu a Taça da Liga inglesa no passado domingo, com um, digamos, esclarecedor 5-0 sobre o Bredford. Tudo isto no ano do centenário de um clube que há dez anos andava pelas ruas da amargura.

Os swans passaram a ser a segunda equipa galesa a lograr uma competição maior de Inglaterra, depois do Cardiff ter levantado a Taça de Inglaterra nos já qualquer coisa distantes anos 20, ou seja, quando o futebol ainda era a brincar na maioria dos países e um pouco mais a sério em solo inglês. A história deste pequeno clube de South Wales é bastante peculiar.

No arranque do milénio eram mais uma das equipas afundadas nos escalões secundários ingleses. Numa década subiram à elite e agora até venceram um troféu que, por favor, não confundam com a "nossa" Taça da Liga. Esta tem mais piada. Tudo isto partindo do princípio de que o clube é... dos adeptos. Em Inglaterra, qualquer um pode ser um dono de um clube. Basta ter dinheiro - o que, nos tempos que correm, elimina 99% dos habitantes do planeta Terra, como sabemos. No Swansea não é assim. Nos idos de 2001/2002, o clube passou a ser detido em parte pelos sócios (agora já chega a metade essa posse) e um membro designado tem lugar na mesa da direção.

Foram eles que definiram a filosofia própria do toque e posse de bola (daí o título desta publicação), inspirado na seleção espanhola, que mantêm até hoje e todas as contratações são pautadas por atletas aptos para essa mesma corrente de jogo. O clube, agora treinado pelo outrora talentoso jogador e agora cada vez mais convincente treinador Michael Laudrup, é bem gerido e compra bons jogadores a preços relativamente baratos (os patinhos feios do mercado, vá), para depois os vender a preços chorudos.

Há no Swansea, como vi por aí escrito algures, o verdadeiro exemplo de como gerir um clube "à antiga" e sobreviver com mérito num mar há muito habitado por tubarões milionários.

BASQUETEBOL : AS RAINHAS DE ÁFRICA


Liga Muçulmana em destaque (foto ASF)
Basquetebol: As rainhas de África

«Estas jogadoras são verdadeiras samurais», comenta Nasir Salé, treinador da equipas de basquetebol da Liga Muçulmana, que teve o ponto mais alto no final de 2012, na Costa do Marfim, com a vitória da Taça dos Campeões Africanos, derrotando na final a então campeã em título, a equipa do Interclube, de Angola.

Uma a uma, as jogadoras colocam-se perfiladas, com orgulho, em frente das cinco taças ganhas nos dois anos de projeto da Liga Muçulmana: duas taças do campeonato de Maputo; duas de campeão nacional; uma de Campeão de Africa de clubes. Ou seja, uma equipa que ganhou tudo o que disputou é porque tem jogadoras que podem orgulhar-se de serem as rainhas de basquetebol. Sorriem, brincam, mostram cumplicidade e vivem a tranquilidade dos campeões, já a pensar nos próximos objetivos.

Projeto de oito anos
Este é um projeto que, na Liga Muçulmana, tem dois anos. Mas, em rigor, resulta de um caminho de oito, que começou no Desportivo de Maputo, clube ao serviço do qual grande parte destas jogadoras, e treinador, conquistaram duas Taças dos Campeões Africanos.

«Pode haver quem tente retirar-nos o mérito, porque a nível interno temos a hegemonia. Mas esquecem-se que quando este percurso começou há oito anos, as jogadoras que mantemos não eram conhecidas e foi preciso um trabalho árduo para chegar aqui», comenta Nasir Salé.

Estudantes e trabalhadoras
Para além de jogadoras de basquetebol de grande qualidade, estas jogadoras têm também uma sólida formação académica. A maioria está na universidade, outras têm bons empregos, fruto dessa formação. Como também defende o treinador, atleta melhor formado culturalmente será melhor atleta.

Treino e trabalho são duas das palavras que mais se ouvem para justificar o sucesso. Por semana, são 24 horas de preparação. O que vale por dizer que muitas vezes as jogadoras treinam-se duas vezes por dia. Mas porque estudam e trabalham, só o podem fazer manhã muito cedo e/ou ao final da tarde. Sempre com um sorriso no rosto, abdicando de tempo com a família e do descanso, em nome de uma paixão e de uma insaciável vontade de colecionarem títulos.

E agora?
Como se motiva uma equipa que já ganhou tudo o que poderia ter ganho? Continuando a traçar sempre novos objetivos e trabalhando na necessidade de auto-superação, mantendo-se o gosto pelas vitórias que se renovam, como se fosse a primeira vez.

O contrato destas jogadoras acaba a 30 de abril. Aguarda-se que a direção se pronuncie sobre os objetivos e investimentos, mas a Liga Muçulmana está tão feliz que dificilmente vai deixar de acarinhar estas meninas. Porque elas merecem. Porque são as rainhas de África.


A BOLA

RESPEITAMOS CRISTIANO RONALDO


Michael Carrick (foto AP)
«Respeitamos Cristiano Ronaldo pela forma fantástica como jogou no Man. United» - Carrick

É para ganhar. Michael Carrick, um dos esteios do meio-campo do Man. United, está confiante para a segunda mão dos oitavos de final frente ao Real Madrid. O encontro de Madrid terminou empatado a um golo.

«Nesta fase da competição, quando duas equipas como estas surgem em confronto, por norma há enorme equilíbrio e os jogos acabam por ser ganhos ou perdidos nos pequenos detalhes. Claro que vamos procurar jogar da nossa forma habitual e tentar marcar golos, mas por vezes isso não é possível, especialmente em embates como este. Estou certo de que o Real Madrid estará a pensar o mesmo», começou por dizer o médio ao site da UEFA.

O regresso de Cristiano Ronaldo a Old Trafford será um dos atrativos da partida.

«Todos nós temos muito respeito pelo que ele alcançou no nosso clube e pela forma fantástica como aqui jogou», apontou. A final da Champions será em Inglaterra, mais um ingrediente que aguça o apetite dos red devils.

«Agora temos outro objetivo por alcançar e é por ele que temos de lutar. Naturalmente, o facto de a final se disputar em Wembley constitui um incentivo extra, mas não queremos olhar demasiado para frente. Temos consciência das dificuldades que teremos para ultrapassar o obstáculo que temos pela frente no imediato», concluiu.

A BOLA

MEDEL FRATURA BRAÇO A TIAGO, É EXPULSO E DESTRÓI CADEIRA (COM VÍDEO)


Medel fratura braço a Tiago, é expulso e destrói cadeira (com vídeo)

O chileno Gary Medel, do Sevilha, perdeu a cabeça na partida, de quarta-feira, frente ao Atlético Madrid.

Para além de ter fraturado o braço a Tiago, isto após ter atingido o português, Medel recebeu ordem de expulsão após uma falta sobre Diego Costa, tendo sido ainda preciso os companheiros agarrarem o colega para que ele não fosse para próximo do árbitro.

Depois, quando estava a abandonar o campo, pontapeou umas cadeiras, que acabaram por atingir os polícias que estavam próximos.
Imprimir esta notícia



 

SEGUNDO GRANDE TIRO NO PORTA-AVIÕES, E NÃO FICA POR AQUI

Comunicado: A Premier League em exclusivo na Benfica TV


Para a época 2013/14

Comunicado: A Premier League em exclusivo na Benfica TV

A Benfica TV adquiriu para as próximas três épocas desportivas (2013-2016) os direitos televisivos da Barclays Premier League. O acordo abrange um total de 380 jogos por época, divididos em 38 jornadas.

Com mais de 720 milhões de telespectadores em mais de 212 países, a Liga inglesa é das competições profissionais mais populares a nível mundial.

O sucesso da Premier League foi construído com base no talento dos melhores jogadores a nível internacional e de uma estrutura de competição altamente profissional. A partir da nova época 2013/14, a Barclays Premier League vai ser transmitida em Portugal e em exclusivo pela Benfica TV.

“A inovação é um valor permanente do Benfica e o facto de podermos oferecer, nos próximos três anos, os jogos da Liga inglesa a todos os portugueses, e não apenas aos benfiquistas, é algo que me enche de orgulho e aponta o caminho que queremos para a Benfica TV”, afirmou Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Richard Scudamore, Director Executivo da Premier League, manifestou igualmente a satisfação pelo acordo alcançado: "Estamos extremamente satisfeitos pela Benfica TV ter investido nos nossos direitos de transmissão. Estamos ansiosos por trabalhar com o Benfica e estamos confiantes de que irão transmitir a Barclays Premier League de forma abrangente e inovadora para os nossos fãs em Portugal."

Em complemento à transmissão dos jogos da Liga inglesa, a Benfica TV transmitirá mais três programas semanais, cuja produção é da responsabilidade da Premier League:
a)      “Premier League Review”, um programa sobre os melhores momentos dos jogos realizados em cada fim-de-semana;
b)      “Premier League Preview”, uma antevisão da jornada seguinte;
c)       Um terceiro, o “Premier League World”, um magazine televisivo que faz uma viagem sobre toda a actualidade da Premier League com entrevistas, resumos dos jogos, estatísticas e que recorda, ainda, momentos do passado que fazem parte da história da competição.



S.L. BENFICA

SALÃO AUTOMÓVEL : MASERATI GRAN TURISMO MC STRADALE


Salão de Genebra: Maserati GranTurismo MC Stradale
A Maserati vai apresentar no Salão de Genebra versão renovada do GranTurismo MC Stradale, agora com capacidade para quatro ocupantes.

Novidade é também a introdução de motor V8 4.7 de 460 cavalos e 520 Nm de binário, que acrescenta 10 cv à versão original, lançada em 2011.

O novo GranTurismo MC Stradale herda, assim, algumas das características do GranTurismo Sport apresentado no ano passado, nomeadamente, motor e caixa robotizada Race Shift com seis relações.

O Salão de Genebra, Suíça, é o primeiro grande salão automóvel do ano na Europa. Decorre de 4 a 17 de março.

FIGO APROVA LIMA NA SELEÇÃO


Figo aprova Lima na Seleção

Luís Figo, o mais internacional de sempre por Portugal, diz que o avançado brasileiro Lima, do Benfica, tem todo o direito de aspirar a representar a Seleção Nacional.

«Como já foram abertos precedentes, acho que Lima está no seu direito representar a Seleção Nacional», referiu Figo, aludindo aos casos de Deco, Pepe e Liedson, que representaram Portugal nos últimos anos, depois de terem obtido a nacionalidade portuguesa.


A BOLA

FUTSAL : VISEU 2001 - BENFICA,0-5 : RUMO AOS QUARTOS-DE-FINAL

Foto: Oitavos de final Taça de Portugal Futsal

Resultado Final

Viseu 2001 0-5 SL Benfica

Sabe tudo no site Oficial: http://aovivo.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/790/articleid/27852/language/pt-pt/viseu-2001-benfica-0-5-futsal-segue-para-os-quartos-de-final.aspx


“Oitavos” da Taça de Portugal

Viseu 2001 – Benfica, 0-5: Futsal segue para os quartos-de-final

A equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica carimbou, esta quarta-feira, a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal ao vencer, fora, o Viseu 2001 por 0-5.

Num jogo de sentido único, o Benfica foi para o intervalo a vencer por 0-3 e na etapa complementar marcou mais dois tentos.

O destaque vai para Joel Queirós que obteve um “hat-trick”. Nené e Gonçalo Alves marcaram os restantes.

S.L. BENFICA

PLANTEL VOLTA A TREINAR NA SEXTA-FEIRA

Plantel volta a treinar na sexta-feira, às 17 horas


No Caixa Futebol Campus

Plantel volta a treinar na sexta-feira, às 17 horas

A equipa principal do Sport Lisboa e Benfica usou de folga, esta quinta-feira, sendo que volta aos trabalhos, esta sexta-feira, dia 1 de Março, no Centro de Formação e Treino, no Seixal.

O apronto está agendado para as 17 horas e será à porta fechada.

S.L. BENFICA