Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2022

IRRITAÇÕES IMAGINÁRIAS



Serem passados para trás, no que respeita a novidades sobre o universo Benfica tem destas coisas. O reforço do balneário e da estrutura benfiquista, praticamente eliminou os "bufos" internos. Mas a Cofina, como é seu apanágio, não se deixou ficar com esta afronta e logo tratou do assunto e arranjou "bufos" imaginários.

Nos últimos 10 dias - sensivelmente - os "bufos" imaginários da CMTV, deram conta de uma tamanha irritação no interior do Benfica.
Se não, vejamos:
▶️ Schmidt fez férias, Rui Costa irritado;
▶️ João Mário casou-se, Schmidt irritado;
▶️ Rui Costa telefonou a Enzo Perez e Pablo Aimar, Rui Pedro Braz irritado;
▶️ Benfica contatou Enzo Fernández, vários dirigentes irritados;
▶️ Schmidt disse que Ricardo Horta era bom jogador, Rui Costa irritado;
▶️ Divulgado que o Benfica vai jogar em 433, Schmidt irritado;
▶️ Diz-se que há bufos no balneário, Lourenço Coelho irritado.
Portanto, segundo a CMTV, dentro do SLBenfica não há sorrisos. Andam todos irritados uns com os outros. Na realidade, para este esgoto a céu aberto, andar irritados é uma forma de estar e de viver dos Benfiquistas. Toda a gente sabe que temos uma exigência própria e que não ganhar o campeonato é algo que nos irrita. No entanto a Cofina, por esta altura, já devia saber que há pequenas vitórias que nos alegram. Sejam elas o sucesso estrondoso do Empréstimo Obrigacionista, seja a venda de Darwin Núnez por valores espetaculares ou até mesmo o facto de toda a preparação do plantel estar a ser feita e a passar completamente ao lado daquilo que a CMTV anuncia.
Imaginamos (isso sim!) a irritação que vai naquela redação. Ainda por cima, com o principal responsável verdadeiramente irritado com a derrota em toda a linha, que o seu clube do coração sofreu ontem, na questão dos títulos de Campeões Nacionais.
Apelamos aos Benfiquistas que saibam ler os sinais. Sabemos que é de todo impossível impedir que as pessoas vejam ou dêem audiência a esse canal de televisão, mas pelo menos saibam distinguir a realidade da ficção. Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Confiem na Direção. O trabalho está a ser feito aos poucos. Algumas diferenças já se vão fazendo sentir. Esta nuvem que os cega, e por onde caminha a Cofina, é já uma demonstração disso mesmo.
À nossa Direção, o que pedimos é sinal aberto na BTV , pelo menos nos programas de comentário, de modo a que exista uma opção de audiovisual que seja opositora e exerça o contraditório ao que se vai escutando nos outros canais.
Pelo Benfica 🔴⚪🦅
Unidos somos mais fortes

TRADUÇÃO DO COMUNICADO O SPORTING

 


""𝗢 𝗦𝗽𝗼𝗿𝘁𝗶𝗻𝗴 𝗖𝗹𝘂𝗯𝗲 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗳𝗲𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗳𝗲𝗰𝗵𝗼 [...] mas não respeita o resultado. Por isso exigimos que a Federação Portuguesa de Futebol ignore a decisão da esmagadora maioria e nos faça a vontade, dando-nos 23 campeonatos e retirando 3 ao Benfica. Vamos continuar a chorar até que a nossa vontade seja correspondida.""

A VERDADE PREVALECEU.. 🏆

 




𝗣𝗼𝗻𝘁𝗼

1️⃣:
Depois do resultado da decisão de ontem que pôs termo definitivo à mentira propagada pelo Sporting, as instâncias do futebol deviam obrigar o Sporting a retirar todas as menções ao número faccioso de campeonatos ganhos.
Estão a usar a visibilidade e a publicidade inerentes a competições organizadas por essas instâncias para divulgar e ampliar informação enganosa. No limite, isto interfere com possíveis contratos publicitários, investidores, merchandising e outros.
𝗣𝗼𝗻𝘁𝗼 2️⃣:
O Canal 11, canal oficial da Federação, contribuiu para que a mentira dos 23 campeonatos se propagasse quando aceitou publicitar o relógio comemorativo do “23º 𝘊𝘢𝘮𝘱𝘦𝘰𝘯𝘢𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘚𝘱𝘰𝘳𝘵𝘪𝘯𝘨”. Enquanto canal oficial da instituição que tutela o futebol português, jamais deveriam ter permitido que tal propaganda fosse difundida sob a sua alçada, porém decidiram compactuar com a fraude.
𝗣𝗼𝗻𝘁𝗼 3️⃣:
O Sporting querer ganhar títulos de Campeão Nacional por ter vencido Taças de Portugal no tempo dos dinossauros não surpreende ninguém.
Falamos do mesmo clube que publicou no seu jornal oficial, em 1964, que eram “𝘊𝘈𝘔𝘗𝘌𝘖̃𝘌𝘚 𝘋𝘈 𝘌𝘜𝘙𝘖𝘗𝘈”… na Taça das Taças.
Uma vez ridículos, para sempre ridículos.

PRECISA-SE: UM BENFICA DE TÊMPERA

 


"De vez em quando tenho privilégio de almoçar com benfiquistas que sofrem o Clube/SAD tanto ou mais do que eu, vivendo apaixonadamente os sucessos e os (recentes e sucessivos) insucessos, discutindo razões e dirimindo argumentos explicativos da atual situação a que chegámos, em que nos vemos a "esfregar as mãos" com a perspetiva de uma época diferente, por outras palavras… de sucessos!
Curiosamente, noto o ceticismo da chegada de um novo treinador, estrangeiro, disciplinador, com uma mentalidade diferente. As críticas vão-se ouvindo em surdina, sempre a preparar "as facas" para o dia seguinte, se infelizmente correr mal: "não conhece o futebol português, não conhece as equipas nacionais", como se a valia do futebol nacional fosse de uma categoria ímpar no futebol mundial. Em todas as discussões vou defendendo que o encetar de novos projetos começa exatamente pela mudança de mentalidades e que, na minha opinião, é tempo de mudar de paradigma, pelo que a escolha de um novo treinador se insere exatamente nestas novas opções.
Onde esses benfiquistas me conseguem embatucar, é mesmo na necessidade da mudança da estrutura. Referem, com indiscutível razão, que sendo a estrutura basicamente a mesma, mudando apenas uns rostos, como a promoção de Lourenço Coelho que estava "na prateleira", bem pode mudar o treinador que depois a estrutura não o acompanha. Se calhar, têm razão objetiva e, se não for possível uma profunda alteração até porque estamos a começar a época, no mínimo, algo mais deveria ter sido mudado.
Por exemplo, a continuidade de Rui Pedro Braz (RPB) é incompreensível (e não discuto a pessoa que nem a conheço). Apenas o cargo que lhe é atribuído, em que não se percebe se complementa Lourenço Coelho ou atua de forma independente. É, contudo, inquestionável que não faz parte da Comissão Executiva da SAD. Se assim é, porque bulas terá sido ele o escolhido para andar a fazer contratações, ao invés de ser alguém que dela faça parte? Este delegar de responsabilidades faz sentido?
Além disso, esta ida de RPB a Buenos Aires para adquirir Enzo Fernandez suscita uma questão elementar: como é possível que tendo recaído a opção do Benfica na aquisição deste jogador, porque alguém acredita que possa trazer uma mais-valia à qualidade do futebol jogado, fiquemos à espera que ele jogue a Libertadores? Se formos eliminados do acesso à Champions e/ou se o início do campeonato for titubeante, a pergunta seguinte é mais do que pertinente: que sucederia se ele aqui estivesse? Ou ainda: se chegar a seguir ao Mundial, quase de certeza que virá sem férias, autenticamente "de gatas". Quanto tempo será preciso para se adaptar? Resumindo: se foi mesmo adquirido o seu passe, já devia estar no avião para Lisboa.
Voltemos à estrutura – será capaz de responder aos desafios que um treinador exigente e de mentalidade diferente irá colocar no dia-a-dia? Gostaria de responder inequivocamente que sim, mas tenho fundamentadas dúvidas pelas características de quem compõe a Comissão Executiva… Vou ser claro: a única pessoa com "track record" para acompanhar um treinador que vem de um futebol com outro nível de organização é Domingos Soares de Oliveira (DSO) – porque "fala a mesma linguagem" (se alguém tiver dúvidas, é constatar o nível da atual organização interna do SLB e isso tem um nome: DSO).
Tendo este Benfica, no papel, 2 (dois) CEO, como é do conhecimento público – Rui Costa (a fazer um percurso de mudança e aprendizagem) e DSO, veremos como se processará no futuro o equilíbrio entre ambos. No entanto, é inequívoco, para mim, que RC seria mais Presidente, se deixasse DSO liderar literalmente a SAD. Obviamente que, para tal, algumas das suas atuais funções teriam de ser delegadas, sempre com um pensamento estratégico de futuro, quiçá para um CFO a recrutar.
Estou perfeitamente ciente dos engulhos que DSO causa no Benfica, até porque fui o único a votar "contra" a sua entrada na Administração da SAD, numa Assembleia Geral que se realizou há muitos anos e apenas porque, reconhecendo a sua competência, sabia ser adepto do Sporting, conforme expressei "alto e bom som". Mas já passaram tantos anos, durante os quais demonstrou a sua competência profissional, que até acho que já se entronizou benfiquista e, depois de 2 eleições em 2020 e 2021, precisamos de parar com guerras internas que só nos enfraquecem e divertem os nossos rivais e… seguir em frente.
Ainda mais uns temas que gostaria de referir: a necessidade de se devolver ao futebol profissional o nível de exigência que já foi apanágio do Clube, em que os jogadores, quando perdiam ou sequer empatavam, o ambiente na cabina era literalmente de "funeral". Atualmente, a impressão que colhemos para quem está de fora como eu, é que "encolhem os ombros e siga para outro jogo". O Benfica tinha "artistas a solo na orquestra do futebol", mas também tocadores de tambor, alguns mesmo "carregadores de piano", sendo esta mescla liderada, dentro da cabina, por jogadores com "mau feitio", os tais para quem ganhar é a única opção, sem condescendência para os que fingiam que corriam, no fundo "se encostavam"... Assim se constrói a mística, com vitórias que saem do balneário e levam as bancadas ao rubro.
Por fim, é tempo de acabar com a mania da perseguição, do permanente "chorar" sobre as arbitragens de que somos alvo e/ou dos organismos da Liga e FPF. Que tal, ter melhor plantel, jogar e correr mais do que os outros? Ou acham mesmo que para o Benfica que todos ansiamos, o não ganhar ao Nacional, Paços de Ferreira ou Marítimo por causa de um off-side ou de um penalti em que o árbitro erra, é suficiente desculpa? Eu não me revejo neste carpir próprio de um conjunto de desculpas que mais não são do que confissões de falta de categoria, de que realmente temos um Benfica menor e de pouca exigência.
Começaram os treinos e daqui a cerca de 1 mês é a doer, em jogos que podem marcar completamente a época. Há 36 jogadores no plantel, um emagrecimento para fazer, no fundo, tarefas elementares cujo atraso nas decisões pode minar o balneário. Veremos as decisões que Schmidt vai tomar e veremos a capacidade da organização em "despachar" os excedentários. Este o primeiro desafio que se coloca no imediato. Os outros desafios, como contratar jogadores que fazem falta, sobretudo com perfil para jogar num Benfica de máxima exigência e "cara feia", virão a seguir, mas tão essenciais para um Benfica de têmpera que nos permita fazer renascer a mística que nos conduzirá às vitórias."

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO FALHOU. 🙏

 


Enquanto Jesus caminhava, viu um homem que era cego de nascença.

“Mestre”, perguntaram-lhe os discípulos, “porque foi que este homem nasceu cego? Por causa dos seus pecados ou dos pecados de seus pais?”
“Nem uma coisa nem outra”, disse Jesus, “nasceu sportinguista”, concluiu.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

BANCADOLÂNDIA

 


"Ver à frente na melhor das 'ressacas'

Querer foi mesmo poder, nada nem ninguém susteve a marcha de sucesso da equipa feminina de futsal do Benfica, que, numa final de Campeonato disputada ao detalhe, consumou a conquista do quinto título nacional seguido, um Penta inédito no Clube e em Portugal. E foi arrepiante, tudo! Pelas dificuldades criadas pela pandemia e por outras contrariedades incontroláveis que surgiram no caminho das campeãs, 'parabéns' talvez seja palavra demasiado singela para retratar e acomodar um (mais do que) justo tributo. Porém, acima de procurar ricos termos para reconhecer e qualificar tanto o trabalho como os êxitos, neste momento de absorção da melhor das 'ressacas' desportivas será pertinente lembrar o anunciado reforço da aposta do Clube nas modalidades e, nesse contexto, ressaltar que a hegemonia nacional no futsal feminino (para continuar e estender no tempo...) 'pede' complemento externo, isto é, necessita de ser vincada além-fronteiras, numa frente europeia na antecâmara da Champions League feminina (que um dia há de chegar). O futuro é uma página em branco para ser escrita.

Trunfo omnipresente na retoma do gigante
Ganhar ou dispor de condições reais, e não apenas de boca ou potenciais, para entrar em cada jogo com o intuito de discutir a vitória são pilares que proporcionam uma força inabalável para aproximar e ligar adeptos e equipas. No pós-pandemia e nefasto confinamento, o Benfica com nova orientação política na gestão de prioridades desportivas e na valorização da matriz eclética que diferencia o Clube, vive uma fase de retoma de mobilização, alegria, entusiasmo e efervescência nos pavilhões. É um inevitável 'regresso ao passado', que se saúda, num presente sustentado pelo desenvolvimento nas mais diversas áreas de um Benfica que tem na imensa massa adepta o poderoso, inesgotável e omnipresente trunfo para vencer de forma continuada e repetida nas cinco modalidades de pavilhão. O que se viu (e sentiu) no passado domingo tem de ser realçado: numa tarde, no espaço de poucas horas, os benfiquistas empurraram as equipas no Pavilhão Fidelidade (hóquei em patins masculino), em Fafe (futsal feminino) e no Pavilhão João Rocha (hóquei em patins feminino). E foram três vitórias na 'hora da verdade'."

João Sanches, in O Benfica

NÚM3ROS D4 S3M4N4

 


"0

Os preços dos Red Pass não sofreram quaisquer alterações relativamente a 2019/20. O período de venda e renovação começa hoje, dia 24; A nossa equipa feminina sub23 de polo aquático, já tricampeã nacional, terminou o campeonato sem qualquer derrota;

1
Estamos a um triunfo do eneacampeonato de hóquei em patins (feminino). Pode acontecer já amanhã, na Luz. A conseguirmos este título, a nossa equipa igual o recorde de 9 títulos consecutivos do Benfica em modalidades de pavilhão (voleibol feminino de 1967 a 1975);

5
Somos pentacampeões nacionais de futsal feminino – um feito inédito – e que extraordinário foi ver o nosso pavilhão cheio no jogo 3 da final com o Nun’Álvares. Ao longo destas 5 edições do campeonato disputámos 137 jogos, com 126 vitórias, 6 empates e 5 derrotas (mais 19 jogos e 19 vitórias em 2019/20, suspensa devido à pandemia). Ana Catarina, Inês Fernandes, Maria Pereira, Raquel Santos e Sara Ferreira fizeram parte de todo o percurso;

7
São 7, para já, as equipas seniores do Benfica campeãs nacionais em 2021/22. Masculinos: basquetebol e voleibol; Femininos: andebol, basquetebol, futebol, futsal e polo aquático. Um pecúlio a que acrescem as notáveis conquistas europeias no andebol e futebol de formação (além do título nacional nos sub19 de futebol e outros da formação das diversas modalidades);
Futebolistas do Benfica convocadas, por Portugal, para o Campeonato da Europa. Catarina Amado, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Lúcia Alves, Andreia Faria, Kika Nazareth e Jéssica Silva são as eleitas;

10
Pentacampeonato e 10º título nacional no futsal feminino para o Benfica. Depois do tetra de 2005 a 2008 e do título em 2010, 5 triunfos consecutivos na principal prova do modelo competitivo nacional."

João Tomaz, in O Benfica

terça-feira, 28 de junho de 2022

MANUAL 🅿🅰🅻🅷🅰 🅿🅰🆁🅰 🅱🆄🆁🆁🅾🆂 CONCEBIDO PELO FC PORTO

 


"Todos os dias são dias do FC Porto recusar propostas milionárias pelos seus jogadores.

É fascinante como um clube que apresenta capitais próprios negativos há uma década seguida, esteve intervencionado pela UEFA e vende o seu melhor jogador a meio da época, Luís Diaz, por €45M, se dá ao luxo de negar todas e quaisquer propostas pelos seus jogadores. Isto, claro, segundo a comunicação social desportiva. Na realidade, o caso é bem diferente. Vejamos:

• Pepê à prova de saldos, mas, entretanto, o melhor avançado do clube e que rende 20 grandes penalidades por época, Taremi, está disponível por apenas €20M. Pegar ou largar! ✅

• Crucial recusar tudo por Vitinha que seja abaixo da cláusula de rescisão! €40M a pronto ou nada feito! Vá, pode ir por €25M a pronto e os restantes €15M pagam para o ano que vem. ✅

• Evanilson com proposta de €60M? Estão todos doidos, só sai por €100M! Entretanto tanto os clubes visados como o seu agente negam interesse no jogador ou qualquer proposta. ✅

• Fábio Vieira intocável! Só sai pela cláusula de €50M! Tomem 35 milhões e um queijo. ✅

• Proposta do Aston Villa por Otávio? Recusado! Jogador só sai por €60M. A menos que seja o Liverpool a apresentar proposta inferior. Aí aceitamos. ✅

• Rui Pedro por €15M? Quem?!? Recusado. Acaba no Vitória de Guimarães num negócio clandestino. ✅

• Danilo por €30M? Nunca! Sai por €20M, que é para aprenderem! ✅

• Ricardo Pereira blindado! Cláusula de rescisão de €25M já não chega para comprar o jogador, agora têm de desembolsar €37.5M se o quiserem levar! Alguns meses depois? Sai por 20M. ✅

• Brahimi, estrela, só sai por €30M! Tudo o que seja abaixo disso será recusado... exceto se o interesse vier do Qatar. Aí já oferecem o jogador e ainda incluem um postal comemorativo. Por quanto foi? Custo zero! Pumba! ✅


O clube azul e branco só sabe dizer que não. Negam com tanta frequência que poderiam virar negacionistas."

AMANHÃ, DIA 29, PODERÁ ACONTECER A MAIOR VERGONHA DO DESPORTO MUNDIAL

 


"Pela primeira vez em qualquer país deste mundo, irá votar-se a história, irá votar-se factos, irá deturpar-se o que realmente aconteceu há praticamente 100 anos e reescrever a verdade de acordo com os interesses de cada um.
O mote está dado pelo Sporting e pelo Marítimo. Cada um irá votar no que mais lhe convém e não no que verdadeiramente aconteceu."

AÍ ESTA A "JUSTIÇA" QUE ESTA GENTE PRETENDE E A QUE FAZ CONTINUAMENTE MENÇÃO

 


"Joaquim Pinto e Pedro Figueiredo nomeados para a finalissima de amanhã.
Dois árbitros fanáticos Andrades para a final entre Calor da Noite e o Benfica. Dois árbitros com um histórico vergonhoso na modalidade, onde não têm qualquer pejo em roubar à grande e à francesa, sempre em benefício do clube do coração.
Está bem assim? Pretendem mais alguma coisa? Tipo começar com 3 golos de vantagem ou assim?
A Imparcialidade que eles gostam é isto. Juntou-se a fome com a vontade de comer, e Senica responde assim à expulsão do Pavilhão da Luz no passado fim de semana. Não chega, meus caros. Algo mais tem que ser feito a este senhor.
Um misto de cobardia, com corrupção, juntando-lhe uma pitada de fanatismo. É isto o Hóquei em Patins em Portugal!"

JÁ SE PERCEBEU QUE O JAVI GARCÍA É O ALVO A ABATER PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL

 


"Há dias, no canal sarjeta, escrutinavam o vencimento que irá auferir no Benfica. Ontem e hoje, discutiam as suas competências e suposta inexperiência para a função de treinador-adjunto. Sobre o assunto temos a dizer:
• Sempre deu tudo em campo com a nossa camisola (tal como o Jardel, chegou a jogar com ligadura na cabeça). Tem mentalidade competitiva e dentro do campo demonstrou capacidade de liderança.
• Esta escolha é uma mudança de paradigma. É jovem, à semelhança da restante equipa técnica.
• Tem vindo a preparar-se nos últimos meses para esta função, marcando presença em diversos cursos de especialização de treinadores certificados pela UEFA.
• Domina perfeitamente os idiomas inglês e castelhano. O que representa uma mais-valia porque pode fazer a ponte entre staff técnico e alguns jogadores.
• Irá receber no Benfica metade do que ganhava no Boavista.
Bem-vindo a casa, Javi!"