Não, Maxi Araújo, não é futebol, como disse a A BOLA. E não Matheus Reis, não me leve a mal que não acredite na tese do desequilíbrio e a lei da física a provocar o pisão na cabeça de Belotti como tentou justificar. Mesmo que aceitasse essa versão, porque não pediu desculpa na hora? Porquer até se brincou com isso nos festejos? Se só de ver até a mim me doeu...
O que se passou no Jamor foi quebrar de regras que vão muito além das do próprio jogo: o respeito por um camarada de profissão; a defesa da integridade física de uma pessoa; a lealdade até no confronto. É indigno bater num homem que está no chão. Diz-se no Brasil que «bom de briga é aquele que cai fora...» Mas mesmo nos casos em que lutar é não só inevitável como até obrigatório para que o «cair fora» não seja dar espaço à injustiça, não se agride um homem que não só não cometeu qualquer crime – estava a fazer o que todos fazem quando estão a vencer à tangente a poucos minutos do fim - como estava já no chão.
Este caso pode mesmo contaminar de forma significativa o futebol português. Isto porque o Benfica está por tudo, já se percebeu. Confesso que não me parece bluff. E o Benfica tem a força para fazer estragos. Desproporcional as medidas anunciadas? Claro que sim. Mas potencialmente demolidoras, bloqueando, por exemplo, o processo da centralização da venda dos direitos televisivos, já de si tão frágil e pouco prometedor.
Se o Benfica tivesse ganho 1-0 emitiria o mesmo comunicado? Claro que não. O Benfica está a ser irracional e desproporcional? Está sim. É uma resposta emocional e preocupante: não existe adversário mais perigoso do que aquele que está por tudo e acredita que não tem muito a perder.
É claro que também não há um adulto na sala que ponha termo a isto. Alguém me explica, como se eu tivesse seis anos, porque ainda ninguém veio explicar como foi possível o VAR não ter visto a agressão? Para mais o nosso melhor VAR, Tiago Martins, e um dos mais conceituados a nível europeu? As teorias conspirativas alimentam-se do silêncio e da falta de esclarecimentos. Há anos que muita gente critica a absurda política de silêncio em redor da arbitragem. Absurda. Este silêncio no mundo da arbitragem mata mais os árbitros e o futebol que todos os comunicados incendiários que os clubes possam emitir. Mesmo que não queiram que Tiago Martins fale – e tenho a certeza que até quereria falar – pelo menos o Conselho de Arbitragem tem mesmo de dar uma explicação. Tem. Ponto final.
Este caso pode abalar as relações entre Benfica e Sporting? Isto depois até do bonito gesto de Frederico Varandas ao elogiar o Benfica na homenagem da câmara e perante os assobios dos próprios adeptos? Pode. Depende do Sporting. Se eu fosse presidente dos leões emitiria um pedido de desculpas, implicitamente condenando a atitude de Matheus Reis. É na autocrítica e no castigo dos nossos que melhor se testa os princípios morais que apregoamos. O Sporting não pode fingir que não viu.
Questionam os sportinguistas: os jogadores do Benfica não fizeram já o mesmo? Então o Benfica já não se lembra, no passado mais recente para não ter recuar muito, do soco de Di María na cara de Pedro Gonçalves? Certo, mas estes exercícios têm como único resultado deixar tudo na mesma e deixar a porta aberta à fuga dos prevaricadores. Se o que me estão a tentar convencer é que vale a lei do dente por dente e olho por olho... em breve a sociedade será desdentada e cega... No dia em que um erro justificar outro erro, emigremos para outro planeta que será sempre mais respirável do que este.
Jorge Pessoa e Silva, in a Bola

estou de acordo e subescrevo, mas um um var um avar um fiscal de linha um arbitro etc. etc. não viram ? claro que viram mas ocultaram a verdade desportiva e este final de taça de Portugal foi nos se nogada roubada com todas as letras, os clubes são dos sócios mas na verdade não o são pois os presidentes fazem deles empresa deles, vão a cimeiras de paz para o futebol ter verdade desportiva mas a verdade desportiva que eles querem é a mesma que quer o Putin.
ResponderEliminarNota: quando o dr. varandas disse quando se candidatou a presidente do sporting, que ter juízes e desembargadores para mudar o futebol português esta ai o Benfica tem sido um saco de boxe levando porrada dos árbitros e da justiça com queixas para estabilizarem o Benfica no fim na justiça a montanha pariu um rato e no campeonato e taça 90% pertence ao Tiago Martins e seus muchachos .