Páginas

domingo, 1 de julho de 2012

LUÍS FILIPE VIEIRA - NÓS INVESTIMOS NA FORMAÇÃO


Luís Filipe Vieira: “Nós investimos na Formação”

Fonte: Site Benfica
O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, inaugurou este sábado, dia 30 de Junho, as novas instalações da Casa do Benfica em Aveiro. No seu discurso, o líder do Clube da Luz destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas modalidades, nomeadamente ao nível da Formação. Leia toda a intervenção do presidente:
“Permitam-me que comece a minha intervenção por agradecer a vossa hospitalidade. É um orgulho estar aqui. É um orgulho poder associar-me à inauguração da nova Casa do Benfica, sabendo de antemão todo o esforço e trabalho que foi necessário dedicar ao projecto que acabei de inaugurar.
Aveiro é terra de gente de trabalho, genuína e dedicada. É gente que sempre preferiu partir a torcer e isso sente-se nesta sala. Obrigado, uma vez mais, pela vossa recepção.
Há uma imensidão de gente que trabalha diariamente para o SL Benfica e que raramente têm o reconhecimento que merecem.
São pessoas anónimas que dedicam muitas horas do seu dia a divulgar e a preservar os valores do Clube, enfrentando as mais diversas dificuldades e dedicando o seu tempo ao Clube. Falo, claro está, de todos aqueles que emprestam o seu trabalho e o seu saber às Casas do Benfica espalhadas de Norte a Sul e além-fronteiras.
A vossa dedicação deve ser destacada e reconhecida, porque muito do sucesso e da recuperação do Sport Lisboa e Benfica passou pelo esforço diário que sempre colocaram a favor do Clube. A maior parte das vezes é um trabalho invisível, mas fundamental para termos conseguido chegar onde chegamos.
Permitam-me por isso que agradeça, na pessoa do presidente da Casa do Benfica de Aveiro, a toda a Direcção da Casa e a todas as pessoas que trabalharam e tornaram possível a o projecto que há pouco tivemos oportunidade de inaugurar.
Quem me conhece sabe que sempre coloquei as Casas do Benfica como uma das prioridades da nossa estratégia de crescimento, porque é da soma das muitas Casas do Benfica espalhadas pelo país que conseguimos manter a ‘chama’ e a dinâmica de crescimento de um Clube que é nacional, que une o país, que se afirma como símbolo de Portugal em todo o Mundo.
Quando olho para esta sala, descubro aquilo que o Benfica tem de melhor: os seus sócios e adeptos. Sem vocês nada disto faria sentido. Sem vocês, seguramente, não estaríamos aqui hoje.
Conseguimos numa década recuperar o nosso património físico e humano. E se alguma coisa falta neste capítulo, é o novo museu do Sport Lisboa e Benfica que será inaugurado nos próximos meses. Fruto do trabalho de uma vasta equipa e que vai surpreender não apenas os benfiquistas, mas todo o país.
Vamos ter um dos melhores museus do mundo, ele será outro dos marcos do nosso crescimento futuro. Ficam, desde já, convidados a visitá-lo e a verificar que não é exagero aquilo que aqui acabo de dizer.
Permitam-me uma palavra final dedicada às nossas modalidades.
Nada na vida se consegue no imediato ou por um qualquer acaso. O que se consegue sem sustentação ou sem mérito também se perde com a mesma rapidez. Os resultados só podem ser duradouros quando são estruturados e quando os seus alicerces são sólidos.
É assim que temos vindo a trabalhar nas modalidades, todas elas com capacidade para discutir os respectivos títulos nacionais, todas elas com uma boa organização a nível da formação que tem sabido evoluir de ano para ano, todas elas vítimas de uma gestão danosa que as destruiu e ameaçou, durante alguns anos, a sua existência.
Temos hoje mais de oito mil atletas em todas as modalidades e escalões etários, um número impressionante que nos orgulha enquanto Clube e que dá a real dimensão do trabalho produzido.
Ganhámos no Hóquei, no Futsal, no Basquetebol e no Atletismo. Estivemos muito perto no Voleibol e muito longe no Andebol. Quatro títulos num ano é um bom resultado, mas o meu compromisso passa por melhorar este registo e nesse sentido vamos continuar a investir e a responsabilizar os nossos jogadores e técnicos.
Uma palavra especial para o trabalho que está a ser feito nas nossas modalidades, a nível da Formação.
Um trabalho profundo, um trabalho de base, um trabalho estruturado, que tem vindo a ser desenvolvido e onde os resultados já são visíveis.
Ganhámos tudo em Basquetebol, ganhámos tudo nos escalões de formação do Atletismo, no Hóquei ainda estamos a discutir alguns títulos, o mesmo se passa no Futsal.
É este trabalho, a maior parte das vezes ignorado pela comunicação social, que nos dá garantias para o futuro.
Enquanto outros despedem – por opção ou necessidade – nós investimos na Formação.
E é desse investimento que espero ter – dentro de cinco anos – as nossas equipas profissionais das modalidades constituídas na sua grande maioria por atletas portugueses formados nas nossas escolas.
O Benfica é trabalho e responsabilidade de todos. Quem veste esta camisola tem de saber e sentir a responsabilidade que tem. A responsabilidade deles é também minha: trabalhar para todos vocês.
Uma coisa vos peço: vamos concentrar-nos no essencial, vamos manter-nos unidos, resistir a todas as provocações, venham elas de onde vierem. Vamos preocupar-nos apenas connosco, apenas com o Benfica.
Obrigado a todos,
Viva o Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário