Zenit procura clube formador de Hulk
RUSSOS NÃO SABEM QUEM "CRIOU" O INCRÍVEL
quinta-feira, 4 outubro de 2012 | 08:51
É uma situação, no mínimo, estranha. O Zenit São Petersburgo está a tentar descobrir a que clube deve pagar a verba de direitos de formação do brasileiro Hulk, recentemente transferido do FC Porto para o Zenit, a troco de 40 milhões (por 85% do passe).
Segundo revela o "Globoesporte", os russos pediram auxílio à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), tentando obter o contacto do Serrano FC, de Petrópolis (Rio de Janeiro), clube que os russos pensam ser o emblema de origem do Incrível. No entanto, os cariocas não dispõem de qualquer documento que comprove a passagem do avançado.
"No fim da década passada, o futebol do clube esteve divivido. Temos pouca documentação daquele tempo. Portanto, o Hulk realmente pode ter passado por aqui e nós não sabemos. Fomos contactados pelo Zenit, mas pode ser um engano. Fizemos um requerimento e enviámos a FERJ, CBF e FIFA, pedindo o histórico do jogador. Estamos a acompanhar a situação. Se o Serrano realmente tiver direito ao valor vamos atrás dele", assegurou o presidente do clube, Alexandre Beck.
A parte mais surreal da história vem depois... Em Paraíba, estado de onde o avançado é natural, há um clube que reclama a passagem do jogador. O nome? Grémio Serrano. "O Hulk teve uma passagem por aqui entre 1998 e 2000. Apesar de não ter tido nenhum contrato profissional assinado, consideramos que somos o clube formador, por isso temos direito aos 5% da transferência. Já temos advogados no Rio para tratar de perto desta questão", afirmou Valdir Cabral, presidente do Serrano PB.
Apesar desta argumentação, a assessoria de imprensa de Hulk é peremptória em garantir que Hulk... não passou pelo clube de Paraíba, assegurando ainda que o primeiro contrato profissional do jogador foi assinado com o Vitória, da Bahia, clube onde o brasileiro realmente se destacou antes de rumar ao Japão.
Resta agora esperar pela conclusão que os três clubes envolvidos encontrarão para este imbróglio...
O percurso (conhecido) do Incrível
O avançado brasileiro, contratado em 2008 pelos dragões, possui um trajeto digno de um filme. Aliás, os próprios moldes da compra foram diferentes, até porque o FC Porto oficialmente comprou o avançado ao Rentistas, do Uruguai, quando nunca o Incrível representou tal emblema. No papel, Hulk veio do futebol japonês, depois de passagens bem sucedidas Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo e Tokyo Verdy, mas quem recebeu as verbas foi o tal Rentistas, que não passa de uma "barriga de aluguer" de Juan Figer, empresário que utiliza várias vezes este procedimento.
Por outro lado, convém recordar que a passagem de Hulk pelo FC Porto não foi a primeira no nosso país. Antes, ainda incógnito, o brasileiro alinhou no Vilanovense, com apenas 15 anos. Destacou-se, mas teve de regressar ao Brasil, onde até foi rejeitado pelo São Paulo. O resto, pelos vistos, ninguém sabe...
Sem comentários:
Enviar um comentário