Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

F1 GP DA HUNGRIA : GROSJEAN ESCAPA A PENALIZAÇÃO

F1: Romain Grosjean escapa a penalização

F1: Romain Grosjean escapa a penalização

Comissários aceitaram justificação da Lotus
Romain Grosjean escapou a uma penalização por irregularidades no seu Lotus e vai assim arrancar da terceira posição da grelha de partida para o Grande Prémio da Hungria. O Lotus do piloto francês falhou no teste do fundo plano após a qualificação, já que a base dianteira do monolugar apresentava um desvio de mais de 5 milímetros.

De acordo com o Colégio de Comissários, “o carro número 08 não estava de acordo com o Artigo 3.17.5 do Regulamento Técnico da FIA, depois de detetado um desvio de mais de 5 mm quando um peso foi aplicado verticalmente no ponto central, que fica a 100 mm da linha central do carro.”

Os comissários, contudo, aceitaram as justificações da Lotus. A escuderia inglesa explicou que o fundo plano do monolugar ficou danificado na sequência de uma passagem mais violenta sobre um corretor durante a Q2, causando a falha no piso plano. 

"Consideramos razoável que este impacto tenha causado a fratura no fundo plano", afirmaram os Comissários Desportivos do circuito de Hungaroring em comunicado.

“É a conclusão dos comissários que a falha nesta peça foi causada por um impacto durante a Q2 e, por consequência, fez o carro falhar as exigências do Artigo 3.17.5. Portanto, esse é um caso de dano causado por acidente, não de desrespeito às regras”, acrescenta a FIA.

Com esta decisão, o piloto francês arranca do terceiro posto da grelha na corrida deste domingo, logo atrás de Lewis Hamilton e de Sebastian Vettel. O piloto livrou-se assim de arrancar do último lugar num circuito que é considerado um dos mais difíceis de ultrapassar na F1.

Sem comentários:

Enviar um comentário