Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

CURIOSITY : UM ANO EM MARTE EM DOIS MINUTOS (COM VÍDEO)

Curiosity a trabalhar em Marte (foto AP)
A agência espacial americana (NASA) divulgou, esta sexta-feira, um vídeo que mostra, em dois minutos, o trajeto percorrido pelo robô «Mars Curiosity Rover» durante um ano de exploração em Marte, com 548 imagens editadas em time-lapse.

O robô aterrou naquele planeta no dia 5 de agosto de 2012 e, desde então, tem trabalhado para cumprir os principais objetivos científicos pelos quais foi lançado, tendo inicialmente explorado a geologia e o clima do planeta e acabando por conseguir provar a possibilidade de ter existido vida em Marte no passado.

Entre as provas, encontra-se o facto de terem sido encontradas rochas de hidrogénio, carbono e oxigénio.

Um ano para percorrer um quilómetro

Curiosity é um laboratório móvel que já percorreu mais de 1,5 quilómetros no planeta vermelho, recolheu amostras, enviou mais de 70 mil imagens e 190 gigabits de informações para a Terra e lançou mais de 75 mil raios laser na superfície marciana para analisar e explorar o planeta.

No início de julho, Curiosity começou a deslocação da cratera Gale - onde esteve investigar, desde agosto de 2012 - para o monte Sharp.

NASA quer levar humanos a Marte

«As marcas do veículo de hoje vão levar às pegadas de botas no futuro», disse o diretor da NASA, Charles Bolden, num comunicado lançado pela instituição, antecipando o desejo de levar humanos ao planeta.

«O sucesso do Curiosity - do pouso dramático, há um ano atrás, até as descobertas científicas – fazem-nos pensar em futuras expedições, inclusivé em enviar humanos para um asteroide e para Marte», afirmou Bolden.

O Curiosity foi o quarto robô emissário da NASA a aterrar em Marte, juntando-se ao Opportunity e ao Spirit - ambos lançados em 2004 - e ao Sojourner, enviado em 1997 e que operou durante 83 dias marcianos (cerca de 24 horas e 29 minutos).








Um ano a explorar Marte

Sem comentários:

Enviar um comentário