Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

JOGADOR PORTUGUÊS UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO?

Jogador português, uma espécie em extinção?
ESCREVEM OS LEITORES

Autor: RUI CASTOR/23 ANOS/ESCRITOR

 
Nestas últimas épocas temos assistido a uma aposta desenfreada e a roçar o ridículo no jogador estrangeiro! Argentinos, brasileiros, uruguaios, colombianos e mais recentemente sérvios! E quem sofre com isto? Os jogadores portugueses criados nas camadas jovens dos clubes das nossas ligas.


Jogadores do nível de Edcarlos, Sonkaya, Nelson Bénitez, Emerson, Roberto, Bojinov, Ribas ou Pranjic que recebem salários absurdos e não cumprem dentro do campo, entupindo os seus lugares, retirando espaço a jogadores que sobem dos juniores ou agora das equipas B.


Jogadores como Vierinha, Paulo Machado, Sérgio Pinto, Ricardo Vaz Té, ou se recuarmos mais tempo, Pedro Pauleta, nunca tiveram reais oportunidades no nosso país e tiveram de emigrar para provar os seus dotes. O abaixamento de qualidade das escolhas das seleções jovens advém da influência desta política que provém da teoria de rentabilização do ativo “jogador” mas também pelas comissões a agentes e agências de trânsito de jogadores, que quase impõem estes jovens estrangeiros a treinadores, criando um circuito que envenena o futebol português e hipoteca o seu futuro!


Devia ser obrigatório ter metade de um plantel, imagine-se de 24 jogadores, ter 12 portugueses e 12 estrangeiros, desses 12 portugueses, 6 serem formados no clube e 3 desses 6 terem que ser titulares. Para se criar uma cultura de aposta no “produto” português, criar uma marca e um estilo de jogador do nosso país e alimentar devidamente as seleções para que, nas competições europeias, mundiais e olímpicas, fossemos reais candidatos e donos de soluções param todos os sectores!


Não se concebe que equipas da Liga Zon Sagres entrem em campo com quase (as vezes mesmo) 11 jogadores estrangeiros, tendo no banco 3 ou 4 promessas portuguesas, só porque os estrangeiros no fim da época são rentabilizados e alvos de chorudas recompensas para dirigentes e empresários!


Há que salvar o futebol português deste flagelo e deste vírus de falta de aposta nos jogadores portugueses!


Vamos apostar nos nossos miúdos para que apareçam mais jogadores como: Futre, Figo, Ronaldo, Rui Costa, Rui Barros, João Pinto, Eusébio ou Chalana!


Pensem Nisso!

Sem comentários:

Enviar um comentário