Páginas

sábado, 1 de março de 2014

MANTER O CLUBE NO SEU ESPÍRITO ORIGINAL

Luís Filipe Vieira: “Manter o Clube no seu espírito original”

Entrega de Anéis de Platina e Emblemas de Dedicação

Luís Filipe Vieira: “Manter o Clube no seu espírito original”

Decorreu, este sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz, a cerimónia de entrega dos Anéis de Platina e Emblemas de Dedicação aos Sócios que perfazem 25, 50 e 75 anos de associativismo para com o Sport Lisboa e Benfica. O presidente Luís Filipe Vieira falou aos consócios numa altura em que se assinala, envolto em luto, o 110.º aniversário do Clube. Leia o discurso na íntegra:

“Este é o dia em que o Sport Lisboa e Benfica homenageia as figuras maiores do nosso Clube: os Sócios! E fazemo-lo, este ano, um dia depois da data em que o Clube foi fundado, há 110 anos.

Seria naturalmente um dia de festa, de comemoração, de celebração. 

Infelizmente, não o é. E não o é porque duas das maiores figuras do Sport Lisboa e Benfica nos deixaram nos últimos dois meses.

Queria, por isso, ao iniciar esta cerimónia, pedir um minuto de silêncio em memória de Eusébio da Silva Ferreira e Mário Coluna. A história destes dois homens confunde-se com a história do nosso Clube, e o exemplo e a obra que nos deixaram serão sempre fonte de inspiração para o futuro.

Tivemos a felicidade de homenagear – várias vezes – em vida o legado de Eusébio e Coluna, mas isso não atenua a frustração do seu desaparecimento físico.

É evidente que o sentimento de perda é grande, mas seriam eles, seguramente, os primeiros a querer que, recordando a nossa história e celebrando a nossa identidade, honrássemos aqueles que são a razão de ser deste Clube: os sócios.

Os sócios são o garante do Clube enquanto instituição fiel aos valores que os seus fundadores lhe deram em 1904. 

Por isso é que o vosso exemplo e a vossa dedicação são, a todos os níveis, decisivos para um Clube moderno e ao mesmo tempo humano.

Manter o Sport Lisboa e Benfica inspirado na tradição e nos fundamentos em que nasceu é responsabilidade de todos. 

É por isso que, na nossa enorme diversidade, todos somos importantes e todos devemos constituir exemplo para os mais novos.

Cumprir esse dever é dar vida aos nossos fundadores. Cumprir esse dever é a melhor homenagem que podemos prestar a Eusébio e Mário Coluna.

Cumprir esse dever é manter o Clube no seu espírito original.

Todos os que aqui estão são o testemunho de uma história centenária, mas são, ao mesmo tempo, os principais mensageiros dos valores, da ética e da tradição do Sport Lisboa e Benfica. 

Os Anéis de Platina e os Emblemas de Ouro e Prata, que vão ser entregues dentro de alguns minutos, representam a melhor homenagem do Benfica a todos aqueles que foram e continuam a ser responsáveis pela sua história.

Permitam-me que evoque o nome de algumas figuras que hoje vão receber os seus emblemas e representam a diversidade em que o Benfica se constrói todos os dias. O general João Almeida Bruno, com 75 anos de sócio. O meu amigo e vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Cunha, o Manuel Boto, o Pedro Magro e Manuel Libório, todos com 50 anos de sócio.

Um pouco mais novo, o nosso presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, 25 anos, mas que vai fazer seguramente o seu caminho até aos Anéis de Platina.

Com o vosso apoio, com a capacidade de todos quantos formam parte deste Clube que é único, vamos conseguir ultrapassar todas as dificuldades, por maiores que possam parecer.

A nossa história é uma história de superação e de inconformismo. 

Aquilo que já fizemos dá-nos esperança para o que devemos e podemos conseguir amanhã.

A vossa ambição é a minha ambição. 

Obrigado a todos pela vossa dedicação a este projecto!

Permitam-me que termine como comecei, evocando a memória de Eusébio e de Mário Coluna. Onde quer que eles estejam, vão guiar-nos pelos melhores caminhos, na certeza de que a melhor homenagem que lhes podemos fazer é continuar a trabalhar todos os dias a construir um Clube mais forte e mais inovador!

Viva o Benfica!”

S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário