A seleção nacional de Pool fez história e garantiu, ao início da tarde desta sexta-feira, a primeira medalha coletiva de sempre para Portugal nesta variante do bilhar, ao vencer a Finlândia, por 2-1, e garantir a presença nas meias-finais, durante os Europeus, que decorrem até quarta-feira (dia 9) em Kyrenia, no Chipre.
Uma vez que não há jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares (os vencidos das meias-finais têm o terceiro lugar garantido), a medalha de bronze já não escapa à representação portuguesa, que tem em Guilherme Sousa (GastroMadeira), Rui Edgar Franco (Benfica) e Manuel Gama (SC Braga) os seus representantes.
Em jogo que se iniciou às 13.30 horas locais (15.30 horas em Lisboa), Portugal defronta já, nesta altura, a Espanha, nas meias-finais da prova coletiva masculina por equipas, enquanto Alemanha e Áustria medem forças na outra semifinal.
Diante da Finlândia, Manuel Gama venceu por 8-4 Pettri Makkonen na variante de ‘Bola 10’ (embolsar sequencialmente as bolas, da 1 à 10) e Guilherme Sousa, bateu Abbas Al-Marayati por 9-5 em ‘Bola 9’ (embolsar sequencialmente as bolas, da 1 à 9).
De nada valeu aos finlandeses o triunfo de Aki Heiskanen sobre Rui Franco (8-3): apenas atenuou a diferença. A final da prova masculina por equipas terá lugar também ainda esta sexta-feira, às 16 horas locais (mais duas em Lisboa).
Nesta altura, nas meias-finais, na variante de ‘Bola 8’ (embolsar um conjunto de sete bolas e a preta, a variante mais jogada em Portugal), Rui Edgar Franco defronta David Alcaide e o jogo está 4-4. Manuel Gama mede forças com Francisco Pizarro em ‘Bola 10’ (embolsar sequencialmente as bolas, da 1 á 10): este segundo encontro segue 6-4 para o jogador nacional, nesta altura.
Já Guilherme Sousa perde nesta altura com Francisco Ruiz, por 4-5, na variante de ‘Bola 9’ (embolsar sequencialmente as bolas, da 1 à 9).
Até agora, uma medalha de bronze individual, de Manuel Gama (SC Braga) fora o ponto mais alto conseguido pelo pool português em grandes provas internacionais.
A proeza da seleção nacional é tanto maior uma vez que todos os adversários que tem defrontado são profissionais, enquanto que, por Portugal, apenas Manuel Gama é semiprofissional: todos os outros são amadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário