Páginas
▼
domingo, 5 de abril de 2015
SELBY ESMAGA WILSON (10-2) E VENCE OPEN DA CHINA
O inglês Mark Selby, de 31 anos, tornou-se este domingo o primeiro jogador a vencer duas provas do circuito profissional da World Snooker na época 2014/15, ao cilindrar o compatriota Gary Wilson por 10-2 na final do Open da China, disputada no Ginásio dos Estudantes da Universidade de Pequim.
Campeão do Mundo e líder do ‘ranking’, Mark ‘The Shark’ (o tubarão) Selby, de Leicester, já havia conquistado, em Fevereiro, o Masters da Alemanha, em Berlim, e levou agora o segundo troféu da temporada para Leicester. Curioso é que, por motivos do sorteio e da hecatombe de favoritos, não defrontou um único jogador do ‘top 16’.
O jogo decisivo não teve qualquer história: sentido único, com Selby a chegar a 3-0 diante do compatriota, de 29 anos e 56.º da hierarquia mundial, que disputou a sua primeira final da carreira.
Wilson reduziu para 3-1 mas os 8-1 com que se concluiu a a primeira sessão deixavam o antigo campeão do Mundo de sub-21 – que deixou o snooker, desiludido, e andou a dirigir um táxi para ganhar a vida, até regressar em 2013 – encostado às cordas. Ainda conseguiu um ‘century’ (entrada, ou tacada, de 100 ou mais pontos), com um ‘break’ de 101 pontos, mas foi pouco.
Selby, que mostrou estar em excelente forma para renovar o título mundial em Sheffield, ainda somou ‘breaks’ (tacadas, ou entradas) de 145 pontos – a melhor do torneio – e 136 pontos, para fechar, na segunda sessão, a vitória com um esmagador resultado de 10-2.
«Os 8-1 no final da primeira sessão não espelhavam o que foi o jogo. Quando estava 6-1, poderia perfeitamente estar 4-3. Ganhar um torneio sem defrontar um único outro jogador dos primeiros 16 da hierarquia só demonstra como o nível está alto. Wilson chegou à final, tal como Ben Woollaston em Gales», disse Mark Selby, que toda a semana não se livrou de dores no pescoço.
Já Gary Wilson, que deixara pelo caminho o ídolo local, Ding Junhui, nas meias-finais (6-5), admitiu ter jogado alguns furos abaixo do que pode e vale. «Não joguei o meu melhor. Estou desapontado com um resultado tão pesado. Mas retirei coisas positivas deste torneio para o Mundial. Nervoso não estive, fiz foi más jogadas mesmo», afirmou Gary Wilson.
O Open da China distribuiu um total de 650 mil euros em prémios, com Mark Selby a levar para casa um cheque de 117 mil euros e Gary Wilson a ter direito a 48 mil euros.
A próxima prova da temporada é o Campeonato do Mundo, que irá decorrer de 18 do corrente mês de abril a 4 de maio, no Crucible Theatre, em Sheffield (Inglaterra).
As qualificações para a grande prova da época e torneio mais apetecido – distribui 1,3 milhões de euros de prémios, dos quais 400 mil euros ao vencedor – começam já na quarta-feira, dia 8 do corrente mês, e o sorteio do ‘qualifying’ tem lugar já na segunda-feira, dia 6.
OPEN DA CHINA/FINAL (este domingo):
Gary Wilson-Mark Selby, 2-10
Sem comentários:
Enviar um comentário