Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

LUZ, UMA FORTALEZA



Não é um novo máximo histórico, mas não tem exemplo a nível europeu. Com o triunfo sobre o Paços de Ferreira, o Benfica somou o 55.º jogo de campeonato consecutivo na condição de visitado sem conhecer o sabor da derrota, remontando a última a uma receção ao FC Porto, em março de 2012, que até lançou os dragões para a conquista do título de campeão em 2011/12. Ou seja, há dois anos e meio que ninguém deixa o Estádio da Luz a cantar vitória em jogos referentes ao campeonato, sendo este um registo que nenhum emblema europeu supera, iguala ou do qual sequer se aproxima.

A equipa que mais perto está de um ciclo tão longo é o Wolfsburgo, na Alemanha, com... menos de metade dos jogos na condição de imbatível na sua casa, somando 26 partidas, mais duas que o terceiro colocado do pódio, os franceses do PSG. A lista prossegue, com alguns colossos pelo meio, com Real Madrid (20), Dínamo de Kiev (19), Valência (15), Gent (13), Vitesse (12), CSKA e Dínamo de Moscovo (9) e, além de vários outros, Barcelona (8).


Este não é, contudo, o último ciclo tão prolongado das águias. Entre as épocas 1987/88 e 1990/91, portanto há 24 anos, o Benfica esteve imbatível no Estádio da Luz durante... 70 encontros.

Sem comentários:

Enviar um comentário