VOU TRATAR DA TUA SAÚDE E DO TEU IRMÃO.
Líder dos azuis-e-brancos ameaça árbitro Rui Costa.
O presidente do FC Porto não gostou da prestação do árbitro Rui Costa no jogo no Dragão com o Arouca, e no final do encontro da 21ª jornada, que terminou 1-2 para os visitantes, dirigiu-se ao juiz num tom intimidatório prometendo-lhe 'tratar da saúde'.
De acordo com o diário Correio da Manhã deste sábado, o líder portista utilizou linguagem pouco adequada para protestar a arbitragem de Rui Costa no jogo entre FC Porto e Arouca, tendo usado expressões do tipo "vou tratar da tua saúde e da do teu irmão", escreve o referido jornal.
O diário generalista acrescenta ainda que as ameaças a Rui Costa, e ao seu irmão Paulo Costa, que é membro do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, foram testemunhadas por várias pessoas, e constam no relatório do árbitro e dos delegados da Liga, Miguel Oliveira e António Manuel Silva.
Este tipo de conduta está previsto no regulamento disciplinar da Liga, que prevê uma punição com descida de divisão no âmbito de coação sobre a equipa de arbitragem. De acordo com o ponto nº2 do artigo 66, a descida de divisão pode ser aplicada no caso de violência física ou moral, intimidações ou pressões sobre árbitros praticadas por dirigentes, sendo que no caso de tentativa de coação a pena é a derrota no jogo em que foi proferida.
No entanto, Pinto da Costa foi castigado pelo Conselho de Disciplina com uma multa de 153 euros, prevista para a reincidência de infrações disciplinares leves relacionadas com protestos contra a equipa de arbitragem.
Ainda segundo o jornal Correio da Manhã, que consultou especialistas em direito desportivo, o Conselho de Disciplina, liderado por Herculano Lima, adepto portista, deveria ter aberto um processo de inquérito para averiguar o sentido de intimidação de Pinto da Costa a Rui Costa e Paulo Costa, e daí analisar-se um possível processo disciplinar.
Em causa poderá estar a coação a árbitros, uma prática qe pode ser punida com descida de divisão ou derrota no jogo em causa caso seja provado tratar-se de uma infração grave.
Recorde-se que Bruno de Carvalho foi castigado com um mês de castigo pelo Conselho de Disciplina por alegadamente ter chamado o árbitro Artur Soares Dias de 'cromo' na sequência da sua expulsão no jogo entre Boavista e Sporting.
ONDE ANDA O SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DOS DESPORTOS QUE ONTEM VEIO ARROTAR UMAS POSTAS DE PESCADA EM RELAÇÃO AO DÉRBI? ISTO É MESMO À MODA SICILIANA, À DESCARADA, NUM PAÍS A SÉRIO SÓ ESTA AMEAÇA DAVA CADEIA, MAS COMO ESTAMOS NUM PAÍS ONDE OS RESPONSÁVEIS POLÍTICOS NÃO PASSAM DE UNS RELES MISERÁVEIS, VALE TUDO.PARECE QUE INCOMODA É O BENFICA SER CAMPEÃO, O RESTO VALE TUDO.
COMO DIZEM OS ESPANHÓIS, NO PASA NADA.
Se porventura esta situação se tivesse verificado com alguém ligado ao SLB os junta letras deste País fariam trinta por uma linha para que o SLB descesse de divisão, que quem tivesse proferido tais afirmações fosse condenado à morte, mas como se tratou do velho senil corrupto mor cá do reino, nem pio. Porque será? Porque será que o junta letras de um canal de tv do grupo impresa nem referência faz a este caso? Já quando um dirigente do SLB dá um peido vem logo com trinta e uma artimanhas para falar em pressão sobre a arbitragem?
ResponderEliminar