Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

RELATÓRIO E CONTAS 2015/2016 APROVADO POR MAIORIA


O Benfica anunciou esta quarta-feira, em comunicado enviado à CMVM, que o Relatório e Contas referente à temporada 2015/2016, que apresenta um lucro de 20,080 milhões de euros, foi aprovado pelos acionistas da SAD em Assembleia Geral esta noite realizada.

Para lá da aprovação do Relatório e Contas 2015/2016, a mesma AG aprovou também "a aplicação de resultados, tendo os resultados apurados no período sido transferido para resultados acumulados", assim como a aprovação "de um voto de confiança ao Conselho de Administração, ao Conselho Fiscal e ao Revisor Oficial de Contas que exerceram funções durante o exercício a que reportam as contas ora aprovadas".

Foi também aprovada a "declaração sobre a política de remunerações dos membros dos órgãos de administração e
fiscalização" e, a finalizar, a "eleição dos titulares dos Órgãos Sociais para o mandato 2016/2020".

Nos últimos anos, a Benfica SAD assumiu como objetivo a descida do passivo e, para Domingos Soares de Oliveira, essa meta irá ser atingida "no novo quadriénio" que agora se iniciou.

"O passivo do Benfica deve ser equilibrado em relação ao ativo. O ativo cresceu 10,7% no ano passado e o passivo cresceu 6%. Hoje o passivo é de 275 milhões de euros e as receitas, do ponto de vista consolidado, estão nos 230 milhões. A situação que procurámos é algo que está perto de ser atingido. Certamente será atingida no novo quadriénio", assegurou.

De resto, a finalizar, Soares de Oliveira explicou como funciona a hierarquia na nova direção da SAD. "Não há vicepresidente. Existe o presidente e quatro administradores. O Nuno Gaioso entrou - já fazia parte da direção e agora integra a SAD", finalizou.

Depois de ter visto a Assembleia Geral da SAD do Benfica ter aprovado "com esmagadora maioria" o Relatório e Contas 2015/2016, o administrador executivo encarnado Domingos Soares de Oliveira congratulou-se com os resultados apresentados e pela luz verde dada pelos acionistas, aproveitando para deixar claro que o Benfica não tem necessidade de vender qualquer dos seus jogadores em janeiro.

"As contas apresentam um resultado positivo acima dos 20 milhões de euros e ainda apresentaram um crescimento das receitas muito significativo. É a primeira vez que a SAD ultrapassa os 200 milhões de receitas e estes resultados foram recebidos com agrado pelos acionistas. Por isso aprovaram com esmagadora maioria", começou por dizer.

Questionado sobre a postura das águias no mercado, nomeadamente no estatuto de vendedor, Soares de Oliveira deixa uma garantia. "Necessário [vender] não é. Mas o mercado, como se pode ver na imprensa, está sempre ativo. Não temos essa necessidade, mas admitimos que possam chegar propostas, algo que até agora não sucedeu", assegurou o CEO dos encarnados, que de seguida recusa igualmente qualquer oferta pelo sueco Victor Lindelöf. "Não chegaram", garante.

De resto, ainda no tema mercado, o dirigente das águias optou por não responder quando questionado sobre se o Benfica só aceita vender os seus futebolistas pelos valores fixados nas cláusulas de rescisão. "Não comento as condições que o Benfica coloca em cima da mesa em termos de negociações", acrescentou.

Confrontado com as declarações de Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, a propósito das palavras de Rui Gomes da Silva em relação a um tratamento diferente dado a leões e águias, o administrador encarnado Domingos Soares de Oliveira optou esta quarta-feira, à saída da Assembleia Geral da SAD, por não tecer qualquer comentário.

Na mesma intervenção, Domingos Soares de Oliveira recusou também abordar o tema da eventual renegociação do contrato de direitos televisivos assinado com a NOS. "É uma matéria que não vamos discutir aqui. O que temos para acertar com os nossos parceiros é para ser feito nos locais próprios e não em termos públicos", frisou.

ESTAS CONTAS DOS LAGARTOS FAZEM-ME LEMBRAR UMA HISTÓRIA


A Sporting SAD anunciou esta quarta-feira ter fechado o primeiro trimestre fiscal (entre julho e setembro) com lucros de 62,9 milhões de euros, uma verba que representa um aumento significativo em relação ao período homólogo, no qual os leões haviam conseguido 74 mil euros de resultados positivos. Resultados positivos que correspondem igualmente ao melhor lucro de sempre da SAD dos leões desde que esta foi constituída.

De acordo como o comunicado enviado à CMVM, este registo foi conseguido essencialmente pelas verbas recebidas pela entrada na Liga dos Campeões (12,7 milhões de euros), mas também pelas vendas no mercado de verão, tanto de João Mário como de Slimani. Em transferências, segundo aponta o comunicado, os leões encaixaram 59,64 milhões de euros (João Mário, Slimani e Naldo), já que a esta verba há ainda a deduzir os valores gastos em aquisições, que ascendem aos 13,2 milhões.

Para lá dos resultados positivos, de referir que a Sporting SAD finalizou Setembro com um capital próprio de 40 milhões de euros, contra os 24,9 negativos que registava no mesmo período do ano passado.


OBS:Estes génios das finanças metem no exercício a transação completa do João Mário, ora sabe-se e é público que o Inter pagou 10 milhões de euros e só paga o restante no próximo ano, entre outras coisas.

CÁ VAI A HISTÓRIA
UMA VEZ UM FILHO PERGUNTOU AO PAI, QUAL A DIFERENÇA ENTRE A REALIDADE E A VIRTUALIDADE, O PAI DISSE-LHE PARA IR PERGUNTAR À MÃE E À IRMÃ SE POR MIM EUROS FAZIAM SEXO COM UM HOMEM, O FILHO FOI PERGUNTAR E DISSE QUE ELAS FAZIAM. O PAI ENTÃO DISSE QUE VIRTUALMENTE TINHAM 2 MIL EUROS MAS NA REALIDADE TINHAM DUAS PUTAS. AS CONTAS DAS OSGAS SÃO ASSIM VIRTUAIS.

“NESTE PLANTEL TODOS NOS SENTIMOS ÚTEIS”


Pizzi tem vindo a crescer paulatinamente na equipa de Futebol do SL Benfica. Na última jornada, na receção ao Moreirense, foi eleito o Man of the Match, distinção atribuída após dois golos e uma enorme exibição.
Esta terça-feira, em declarações exclusivas ao Jornal Record, o médio de Bragança analisa o ponto de situação da equipa, o seu momento de forma e aponta metas.
“O míster tem um tratamento igual com todos os jogadores e também por isso digo que neste plantel todos nos sentimos úteis e importantes”, começou por dizer ao diário desportivo.
“Tudo começa no treino e na assimilação do que o míster nos transmite para cada jogo, porque cada partida tem as suas especificidades e o que o treinador nos pede torna tudo menos difícil - porque não há mesmo jogos fáceis - quando entramos em campo. Por outro lado, temos um plantel com muita qualidade, que alia a experiência de jogadores como Luisão, Eliseu, Jonas, Júlio César, Paulo Lopes, Fejsa ou Mitroglou, por exemplo, com a irreverência do Gonçalo Guedes, Cervi, Lindelöf, Grimaldo ou Nélson Semedo. Mas falo nestes nomes de cabeça apenas como exemplo, porque neste plantel todos nos sentimos úteis e importantes”, acrescentou o internacional luso.
Este Benfica está mais forte esta época?
“Não vou comparar, porque nunca é fácil fazer essas análises. O que digo é que existe um maior entrosamento entre todos e sabemos perfeitamente o que o treinador pretende em cada treino e em cada jogo. E isso reflete-se no campo”, atirou de forma taxativa.
Após a deslocação à Madeira, segue-se o dérbi. Para já, o pensamento está no Marítimo e o foco está jogo a jogo.
“O meu pensamento, e de toda a equipa, está apenas focado na deslocação à Madeira. É um lugar- comum mas não deixa de ser verdade – o próximo jogo é que conta, que vale igualmente três pontos. Nem no jogo com o Nápoles estamos a pensar”, explicou.
No final da partida da 11.ª jornada, Pizzi recebeu elogios de Rui Vitória…
“Como disse o míster, sinto-me num ponto ótimo de maturação. É sempre difícil fazer essa avaliação, mas a verdade é que me sinto num momento muito bom do ponto de vista individual. Mas a qualidade que a equipa tem vindo a apresentar também potencia a melhoria dos índices individuais de cada um – e isso reflete-se tanto nas minhas exibições como na dos meus colegas”, concluiu Pizzi.

MUITA GENTE GOSTARIA DE ESTAR NO MEU LUGAR


Avançado português do Benfica espera continuar a ajudar o emblema da Luz.
O percurso de Gonçalo Guedes até ao topo do futebol nacional foi de muito trabalho e de muita persistência até conseguir convencer o treinador do Benfica a dar-lhe um lugar na equipa principal da Luz.
E no dia em que o jogador comemora o seu 20º aniversário, o camisola '20' do Benfica fez uma retrospectiva de todo o caminho percorrido e comentou quantidade de coisas que abdicou para concretizar o sonho de jogar futebol ao mais alto nível.
"A nível futebolístico quero continuar a poder ajudar o Benfica, como tenho ajudado, sendo opção, trabalhando dia a dia focado em evoluir cada vez mais a nível colectivo e individual", começou por dizer Gonçalo Guedes em declarações ao jornal A Bola sobre o seu 20º aniversário.
"É uma sensação boa, é uma marca na adolescência de todas as pessoas, e espero ter um dia tranquilo com amigos, desfrutando ao máximo", acrescentou o internacional português sobre os planos para o dia de aniversário.
"Quando tinha 10 anos estava nas escolinhas do Benfica, era muito novo, um miúdo que ainda não sabia a realidade das coisas. Mas foram bons tempos, com muita felicidade, tanto no Benfica como como os meus amigos. Foi uma infância muito boa. Onde me vejo quando chegar aos 30? Não sei bem, não penso nisso ainda, vou antes desfrutar dos 20 anos, desta data especial para mim, e continuar a trabalhar a nível futebolístico", frisou Gonçalo Guedes.
"As prendas que marcam mais não são presentes, mas sim, por exemplo, surpresas de amigos e familiares quando não estamos à espera ou não queremos fazer algo só para não dar trabalho à família. Uma festa surpresa com todos os amigos e familiares reunidos é algo muito bom, claro", revelou Gonçalo Guedes sobre que presentes gostaria de receber no dia do seu 20º aniversário.
Em jeito de brincadeira, Gonçalo Guedes revelou ainda a sua memória mais antiga de receber uma bola como presente e o hábito de 'acumular' esféricos debaixo da cama.
"Isso foi logo desde muito novo, para aí aos três, quatro anos, não sei bem. Andava sempre com muitas bolas e guardava muitas debaixo da cama também, desde muito novo. Foi sempre um sonho que quis concretizar e que está a tornar-se possível neste momento. É o reconhecimento do trabalho de toda uma vida, ao longo de muitos anos, até agora. Sinto-me recompensado e é uma felicidade enorme", disse Gonçalo Guedes sobre a carreira de futebolista.
Em relação às privações de um futebolista, Gonçalo Guedes recorda que chega a passar mais tempo com os colegas de equipa do que propriamente a sua família e amigos.
"O que perdemos, principalmente, é tempo para a família e amigos, mas ganhamos muitas coisas com o futebol, porque fazemos o que mais gostamos. É um prazer jogar futebol e acordar todos os dias para treinar. Muita gente gostaria de estar no meu lugar.
Vou ter treino de manhã, devo cantar os parabéns com todos os meus colegas, que são uma segunda família e com quem até passo mais tempo durante o ano. Depois espero almoçar e estar com os meus amigos e familiares. Um dia tranquilo com os mais próximos", contou Gonçalo Guedes.
Questionado sobre a escolha do número 20, Gonçalo Guedes falou sobre as opções que tinha e como irá encarar agora o balneário com mais um ano de experiência.
"O senhor Shéu deu-nos os números disponíveis para a época e como gostei do 20 escolhi. Foi pura coincidência. Continuo a ser o mesmo, não é por ter mais um ano que vou mudar. Vou ser brincalhão como sempre, vou tentar dar-me bem com todos, como tenho feito e acho que tenho conseguido, e tentar ser o melhor colega possível", sentenciou Gonçalo Guedes.

CAPAS DO DIA


MAIS UMA BICADA NA LAGARTADA


RUI GOMES DA SILVA: «CMVM NÃO PERGUNTA QUEM É O NOVO INVESTIDOR DO SPORTING?»

Ex-dirigente das águias fala em diferença nos tratamentos por parte do regulador
Rui Gomes da Silva defendeu que existe um tratamento diferente dado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a Benfica e Sporting, explicando que quando era vice-presidente das águias o regulador questionava com regularidade a SAD e que agora a mesma entidade não perguntou nada aos leões acerca da identidade do novo investidor, que vai entrar com 18 milhões.

"Sempre que dizia alguma coisa aqui no programa sobre jogadores, a SAD era questionado no dia seguinte pela CMVM. Por que motivo agora a CMVM, tão apressada com o Benfica, não pergunta quem é o novo investidor do Sporting? (...) Esta direção do Sporting anunciou no início que haveria dinheiro. Está quase a haver eleições e o dinheiro não entrou. Portanto, é preciso uma operação que dê a ideia de que tudo é normal. Se há esse investimento, por que não revelam o investidor?", questionou o antigo administrador da SAD do Benfica no programa 'O Dia Seguinte', da SIC Notícias.

Rogério Alves, antigo dirigente do Sporting e comentador afeto aos leões no programa, explicou a situação: "No processo de reestruturação ficaram previstas duas coisas. A Holdimo tinha percentagens de passes e converteu-as em ações; elas nascem dessa conversão e isso estava contratualizado. Segunda obrigação: que haja um novo investidor com 18 milhões de capital social. Isto signica que a entrada de novo capital vai promover um aumento do capital social da SAD. Não sei quem é nem tem de se dizer."

terça-feira, 29 de novembro de 2016

GRANDE TREINADOR "NO TAMANHO E NA COMPETÊNCIA"


"A primeira terça parte do campeonato está cumprida. É alguma coisa, embora insuficiente para se extraírem conclusões. Além de não haver campeões de terços, nem de metades. Só os fins, e esse só será conhecido na segunda quinzena de maio do próximo ano. Até lá entretemo-nos com exercício jornalísticos, uns interessantes, outras sem interesse algum, mas que ajudam a passar o tempo e, de alguma forma, enriquecem o colorido nas conversas entre adeptos.
Vendo as coisas com a necessária distância, pouco discussão deve suscitar o primeiro lugar do Benfica. Por ter mais pontos e por ter resistido com notável firmeza a uma sucessão de problemas, traduzida em número de lesões excessivo e invulgar. Os três avançados titulares chegaram a estar impedidos de alinhar ao mesmo tempo (Jonas, Jiménez e Mitrolgou). Destes, o brasileiro, e vencedor de A Bola de Prata na época transacta (32 golos), continua sem data prevista para voltar a competir. Depois foram os centrais Luisão e Jardel. Seguiram-se, mais ou menos por esta ordem, Rafa, Samaris, André Horta e Grimaldo. Acrescenta-se Eliseu, desde ontem, mais Fejsa, com quadro clínico geralmente instável e que muita falta fez no jogo com o FC Porto.
Frente ao Besiktas, na Luz, Cervi e Gonçalo Guedes formaram a dupla de avançados, com José Gomes como terceira alternativa, tendo o Benfica apresentado nessa jornada a equipa mais jovem de quantas participaram na Champions.
Mesmo assim, Rui Vitória não se queixa. Esquece as ausências, destaca as presenças e vira o primeiro terço na liderança da Liga, com  mais cinco pontos do que o Sporting e mais sete do que o FC Porto.
Quem assim trabalha vê-se logo que não engana. É grande treinador, no tamanho e na competência."

Fernando Guerra, in A Bola

SÓ PODE SER COINCIDÊNCIA


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol já anunciou os árbitros da 12.ª jornada da Primeira Liga.
Vasco Santos, da Associação de Futebol do Porto, vai dirigir o jogo entre o Marítimo e o Benfica, marcado para esta sexta-feira, Estádio dos Barreiros, na Madeira.

O Sporting - V. Setúbal, marcado para sábado, será apitado por Rui Costa, também da Associação de Futebol do Porto. Carlos Xistra, da AF Castelo Branco, será o árbitro do FC Porto - SC Braga.
Árbitros da 12.ª Jornada
Sexta-feira, dia 2:
Marítimo - Benfica, Vasco Santos
Sábado, dia 3:
Rio Ave - Tondela, Jorge Sousa
Sporting – Vitória de Setúbal, Rui Costa
FC Porto - SC Braga, Carlos Xistra
Domingo, dia 4:
Feirense - Arouca, Tiago Martins
Moreirense - Nacional, Rui Oliveira
Estoril - Belenenses, João Mendes
Vit. Guimarães - Chaves, Bruno Esteves
Segunda-feira, dia 5:
Paços de Ferreira - Boavista, Artur Soares Dias

CAPAS DO DIA


O DIFERENDO ENTRE BENFICA E A NOS


ÁGUIAS QUEREM MAIS DINHEIRO DA NOS

515 milhões do Sporting em causa
O Benfica contestou os valores recebidos pelo Sporting no contrato celebrado com a NOS em carta registada enviada à operadora. O clube da Luz entende que os 515 milhões anunciados pelo grande rival valorizam mais os direitos televisivos leoninos e mostraram o desagrado à administração liderada por Miguel Almeida.

Na resposta da NOS, a que Record teve acesso, a operadora desmente a versão encarnada, explicando os que milhões atribuídos ao Sporting são superiores, mas porque o contrato em vigor entre o clube de Alvalade e a NOS envolve, para além dos direitos de transmissão televisiva e multimédia e dos respetivos canais de clube, os direitos de publicidade estática e o de principal patrocinador das camisolas. Recorde-se que os encarnados, por seu lado, negociaram a condição de principal patrocinador das camisolas com a empresa de aviação do Dubai, Emirates.

Comissão independente

No sentido de um esclarecimento cabal do problema, a NOS sugeriu ao Benfica a criação de uma comissão independente para verificar os valores dos direitos atribuídos ao Sporting em cada época desportiva.

Record sabe que o diferendo entre os encarnados e a operadora ainda não está resolvido, mas que a estrutura liderada por Luís Filipe Vieira e Soares de Oliveira quer mais dinheiro, tendo por base o entendimento de que o contrato leonino é mais vantajoso e que a majoração dos direitos do Benfica terão de ser avaliados em cerca de 125% das remunerações previstas no contrato celebrado com o Sporting.

Na mesma carta, assinada por Miguel Almeida e Manuel Ramalho Eanes, administradores da NOS, negam a pretensão, apesar de falarem em espírito de cooperação e transparência, reforçando a importância de um parceiro como o Benfica.

Contactada fonte oficial do Sporting, esta recusou quaisquer comentários sobre o tema.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

TRIBUNA EXPRESSO


A exibição “estrondosa” de alguém a quem Um Azar do Kralj chama Pinedine Zizane
Um Azar do Kralj acha que Fejsa que desafia as probabilidades estatísticas do futebol, que Nélson Semedo ainda tem tempo para ir buscar um croquete enquanto corre e que Gonçalo Guedes merecia todas as recomendações possíveis no Linkedin
EDERSON
Peixinho grelhado, chá de hipericão e um adversário inofensivo: a fórmula vencedora de mais um jogo em que baliza e aparelho digestivo permaneceram invictos. É NÓIS!
NÉLSON SEMEDO
Aos 31 minutos lançou-se num sprint após passe de Fejsa em que contornou o defesa, tendo primeiro passado pelo Califa para comer um croquete antes de tirar um cruzamento perfeito para a cabeça de Gonçalo Guedes. Fora isso, passou boa parte do jogo a desenhar triângulos escalenos com Salvio, Guedes e Pizzi, um carrossel que por diversas vezes fez o impossível, movimentar um autocarro apenas com o poder da mente e os pés. É o único Nélson contratualmente ligado ao Benfica que ainda reúne condições para uma carreira no atletismo.
LUISÃO
Exibiu-se ao nível habitual nos lances com bola, denotando quase sempre vontade de fazer mais do que é exigido a um futebolista com a sua antiguidade. Menos bem nos lances sem bola, tendo revelado melancolia no olhar perante a inapelável passagem do tempo. Há dois anos e 342 dias que não fintava um adversário no meio campo adversário, mas quebrou a malapata aos 62 minutos, num excelente cruzamento pela direita. A continuar assim parece-nos pouco preparado para ser director de relações internacionais ou coisa do género.
LINDELÖF
Os suecos são um dos povos mais felizes do mundo. Se lhes perguntarem, eles dirão que isso se deve a uma combinação de heavy metal, políticas de apoio à família, uma sociedade bem organizada e liberdade para errar. Poderíamos procurar explicações em outros factores, como a estrutura benfiquista ou aquela namorada, mas é mais provável encontrarmos a origem da boa exibição de hoje num inverno chuvoso com café e bolos passado em Umea, no aconchego de uma mãe em licença de maternidade até 2045. Enquanto não nos tornamos uma sociedade melhor, agradeçamos o facto de este cidadão de primeiro mundo ter escolhido o futebol e o Benfica.
ELISEU
Já tínhamos saudades de uma lesão aos 15 minutos de jogo. Não se esqueçam, amanhã há treino de ginásio à porta aberta. Todos ao Seixal!
FEJSA
Vamos supor que alguém queria produzir uma estátua de um futebolista ou dar o seu nome a uma rua. De um ponto de vista financeiro-legal, como é que a coisa se processa? Onde nos devemos dirigir? Com quem é que falamos? Alguém aqui já fez um crowdfunding e pode explicar-nos? Enfim. Ljubomir Fejsa é uma das maiores improbabilidades estatísticas do futebol europeu. Há quase 10 anos que é consecutivamente campeão nacional em diferentes equipas e há cerca de 4 meses que não toma uma decisão errada. Segundo melhor em campo.
PIZZI
Exibição estrondosa do nosso Pinedine Zizane, de longe o melhor em campo. Esta época já soma sete golos, cinco assistências e quatro jogos pela selecção nacional, os mesmos, por exemplo, que Ariza Makukula. Tem no entanto menos cinco internacionalizações do que Jorge Ribeiro e menos sete do que Nelo. Pensem nisso.
SALVIO
O velho Salvio que se metia numa alhada junto à bandeira de canto e prosseguia inexplicavelmente rumo à baliza deu lugar a um jogador igualmente impetuoso, ainda assim dado a impossibilidades técnico-tácticas, mas adepto de zonas do terreno mais propensas a que outros joguem à bola consigo, nomeadamente Semedo, que tem ganho melhor a linha, e qualquer outro ser humano vestido de encarnado nos últimos 25/30 metros do corredor central. Acerta uma em cada cinco tentativas, por isso não se queixem. Se acertasse todas não teríamos apenas o melhor ataque da liga portuguesa de futebol, mas mais golos marcados que os séniores do andebol. Deixem-nos brilhar.
CERVI
Completou hoje os seus primeiros 1000 minutos ao serviço do Benfica. A adaptação ao futebol europeu e em especial ao clube que o irá vender por 45 milhões continua a decorrer a bom ritmo e faz-nos perdoar-lhe qualquer erro que cometa. Aos 22 anos, e com aquele físico, é uma das crianças mais disciplinadas que conhecemos. Mais rápido que Salvio a apoiar defensivamente, capaz de partilhar o flanco esquerdo com André Almeida, apesar de nunca terem trocado mais do que duas mensagens no Instagram, sempre disponível para invadir outras zonas do terreno com profundidade e objectividade, Cervi é um valor inseguro deste plantel, porque não deve ficar muito tempo cá.
GONÇALO GUEDES
Estão a ver aquelas pessoas no LinkedIn que trabalham num call-center - “diz-se Sales Assistant, OK?” - e ainda assim conseguem receber recomendações em marketing, social media, logística, agricultura vertical, voluntariado e gastronomia molecular? Agora imaginem uma pessoa que, de facto, justifica todas as recomendações. Anotem: Gonçalo Guedes, de quem muito duvidámos, é o agitador de serviço no ataque benfiquista (marketing cultural), foi um dos que melhor aproveitou as diagonais de Jimenez para criar desequilíbrios (geometria), é um dos mais agressivos a pressionar para recuperar a bola (fitness instruction), parece genuinamente aborrecido quando as coisas lhe correm mal (personal branding) e nunca, mas nunca se esconde do jogo (public speaking). É verdade que nem sempre os pés e o cérebro parecem comunicar, mas o trabalho aparece feito.
RAÚL JIMÉNEZ
As suas movimentações em zonas menos avançadas do terreno demonstram que compreende os princípios da modalidade e aquilo que o mister solicitou. Pode dizer-se que a equipa perde poder de fogo sem Mitroglou na área, mas em contrapartida ganha dois pés e um cérebro em excelente estado, que por sinal valeram um golo. Por isso, enquanto Jonas não regressa, há gente suficiente naquelas deambulações meio campo adentro para que todos possamos continuar a ignorar alegremente quaisquer ideias previamente concebidas acerca de como deveríamos estar a rumar ao tetracampeonato. O importante é que rumemos.
ANDRÉ ALMEIDA
Muito bem a estorvar ofensivamente no lance do primeiro golo, mais uma qualidade que lhe descobrimos. Teve o seu momento alto na partida, quiçá na carreira, aos 70 e poucos minutos, momento em que Hélder Conduto o definiu como o Mascherano do Benfica.
ANDRÉ CARRILLO
O nosso Songoku continua a sua pré-época e vai somando minutos em campo, sinal de que o nosso Tartaruga Genial (Rui Vitória) continua a depositar esperança nele. Isso ou vamos despachá-lo em Janeiro, logo se vê. Desenhou um bom lance em conjunto com Pizzi e aparenta menos cagança em campo, excepto ao nível capilar.
RAFA
Devia ter passado a bola no lance do terceiro golo. Felizmente um defesa do Moreirense concordou e colocou a bola à mercê do Jimenez.

BENFICA - KS AZOTY PULAWY, 24-18 : EM GRANDE


ÁGUIAS FORAM ENORMES!

Para muitos era missão praticamente impossível… Foi a precisar de recuperar de uma desvantagem de cinco golos trazida da Polónia que a equipa de Andebol entrou este domingo em campo.
Antes do SL Benfica – Moreirense em Futebol, foram muitos os adeptos que marcaram presença no Pavilhão n.º 2 da Luz… e apoio não faltou num recinto praticamente lotado.
Frente à formação do KS Azoty Pulawy, em jogo da 2.ª mão da 3.ª eliminatória da Fase de qualificação da EHF Cup, os comandados de Mariano Ortega entraram com tudo e conseguiram mesmo estar a vencer por 7-1. Os polacos reagiram e ao intervalo as águias tinham uma vantagem de três golos… insuficiente para o desejado!
Na segunda parte, emoção até ao final, com o SL Benfica firme na ambição a deixar tudo em campo. Coesão, raça e muita, muita vontade, assentes numa exibição enorme, com um triunfo final por 24-18, ou seja, desvantagem anulada, missão cumprida… e o Glorioso carimba presença na Fase de Grupos da EHF Cup.
Mariano Ortega fez alinhar o seguinte 7 inicial: Hugo Figueira, João Pais, Elledy Semedo, Hugo Lima, Belone Moreira, Luka Rakovic e Ales Silva.
A equipa torna a entrar em ação na próxima quarta-feira, com a receção à formação da Associação Académica de São Mamede. Esta partida, referente à 13.ª jornada do Campeonato Nacional, tem início às 21h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

ESTÁDIO DA LUZ NO TOP 10 DOS ESTÁDIOS DA EUROPA


‘Encarnados’ ocupam a 8ª posição em assistência depois de mais um jogo em que a lotação ultrapassou os 50 mil.
O Benfica está no top 10 de clubes com a maior assistência na Europa. A equipa portuguesa ocupa a oitava posição do ranking e é a única equipa lusa presente nos 20 primeiros lugares. Com uma média de espetadores de 55. 174 mil pessoas em cada jogo no Estádio da Luz esta temporada, os 'encarnados' asseguraram ontem o 10º jogo seguido com mais de 50 mil pessoas no seu reduto.

A assistência do Benfica só é ultrapassada por alguns dos maiores clubes no Mundo. Na primeira posição está o Borussia de Dortmund com uma média de assistência fixada nas 80. 977 pessoas. Os restantes lugares no pódio dos clubes com mais adeptos no estádio são ocupados pelo Barcelona (79.535 mil) e Manchester United (75. 282 mil). Antes da equipa das ‘águias’ estão ainda o Bayern de Munique (75.000 mil), Real Madrid (69.736 mil), Schalke 04 (60.790 mil) e Arsenal (60.004 mil). A fechar o top 10 encontra-se Manchester City (54.041 mil) e Hamburgo (54.100 mil).

Em relação a Sporting e FC Porto, os números de assistência estão a aumentar, mas não suficiente para assegurar um lugar no top 20 dos clubes europeus com mais adeptos no estádio. Os ‘leões’ aumentaram quatro mil apoiantes/jogo em relação aos 39.988 da temporada passada e encontram-se com um registo de 43.781. No FC Porto a subida foi ligeiramente maior, mas assistência fica abaixo da verificada no Estádio de Alvalade: 32.324 mil para 37.771 mil face ao ano passado.

Ontem, frente ao Moreirense, o Estádio da Luz voltou a receber mais de 55 mil adeptos nas bancadas do reduto das ‘águias’. Com o encontro decisivo com o Nápoles para a Liga dos Campeões no horizonte, espera-se mais uma 'enchente' europeia no reduto do Benfica.

CAPAS DO DIA


“PRÉMIO É FRUTO DO TRABALHO DO COLETIVO”


O Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu esta noite de domingo a formação do Moreirense, com golos de Pizzi (2) e Raúl. No final da partida da 11.ª jornada, triunfo, por 3-0, com o Tricampeão a manter-se no topo da classificação geral.
Com dois golos marcados, fulcral na marcação do terceiro, e uma enorme exibição, Pizzi foi eleito pelos internautas, através do Facebook Oficial do Clube, o Man Of the Match.
“É uma alegria enorme receber este prémio, é fruto do meu trabalho e do trabalho dos meus companheiros. Realizámos um bom jogo, contra uma equipa complicada, e que se bateu muito bem até os últimos minutos. Fomos claramente superiores, dominámos durante o jogo todo. É uma vitória justa da nossa parte, era o que queríamos, ganhar os três pontos sem sofrer golos e estamos todos muito contentes. Prémio é fruto do trabalho do coletivo”, começou por dizer à BTV, no momento de receber a distinção.
Como é que define a sua exibição?
“Foi uma boa exibição, mas o mais importante é salientar a exibição da equipa. Depois do jogo da Champions queríamos era chegar ao nosso Estádio ganhar e dar uma alegria aos nossos adeptos e desde o primeiro minuto tentámos isso. Jogámos um bom futebol, fizemos três golos e realmente foi uma boa exibição da nossa parte que nos dá mais três pontos importantes”, explicou o internacional luso.
Este é o seu melhor momento no Benfica?
“Estou a atravessar um bom momento, fruto também do bom momento que a equipa está a atravessar, com a ajuda de todos os meus companheiros. Sinto-me bem, sinto-me forte, com confiança. É continuar assim para ajudar o Benfica na conquista dos seus objectivos. Sou mais um para ajudar a equipa”, concluiu Pizzi.
O Tricampeão torna a entrar em ação na próxima sexta-feira, com uma viagem à Pérola do Atlântico. O Marítimo-SL Benfica, referente à 12.ª jornada da Liga NOS, tem início às 20h30 e joga-se nos Barreiros.

domingo, 27 de novembro de 2016

“QUEREMOS É JOGAR, JOGAR E JOGAR!”


Pizzi (2) e Raúl assinaram os golos de uma vitória, por 3-0, com que o SL Benfica brindou o Moreirense à passagem da 11.ª jornada da Liga NOS, uma vitória que mantém as águias no topo da classificação geral, com 29 pontos, fruto de 9 triunfos e dois empates… zero derrotas.
No final do desafio, o autor do terceiro golo das águias falou na flash interview e mostrou-se visivelmente satisfeito, quer pelo golo, quer – acima de tudo! – pelo resultado que ajudou a construir.
“Estou contente pela confiança com que fui brindado hoje por parte de todos os meus companheiros, do mister e de todo o corpo técnico que me apoiou. Estou contente por ajudar a equipa”, começou por dizer Raúl à BTV.
Olhando para o desafio…
“Fizemos um bom jogo e fizeram-se coisas muito boas. Foi um pouco lento porque eles estavam muito fechados atrás e tivemos que abrir. Fizemos isso muito bem e conseguimos os três golos e a vitória”, explicou o avançado mexicano.
O Benfica está em várias frentes. Sente-se o cansaço?
“O cansaço é mental! Queremos é jogar, jogar e jogar! Pensamos que há sempre um jogo para ganhar”, atirou taxativamente.
A fechar e instado a comentar o sorteio da Taça das Confederações que colocou Portugal e México no mesmo grupo, o jogador disse que gostou do sorteio e que espera marcar presença na prova.
“Será um jogo bonito e oxalá eu possa estar na Taça das Confederações porque será muito especial estar na minha seleção e jogar contra Portugal, o país onde jogo. Que seja um jogo muito bonito”, concluiu Raúl que esta noite surgiu no onze.
O Tricampeão torna a entrar em ação na próxima sexta-feira, com uma viagem à Pérola do Atlântico. O Marítimo-SL Benfica, referente à 12.ª jornada da Liga NOS, tem início às 20h30 e joga-se nos Barreiros.

LUCIDEZ E PERSEVERANÇA

                                           

MURALHA DERRUBADA!


O Tricampeão e líder isolado do Campeonato Nacional regressou neste domingo a casa, tendo como pano de fundo a disputa da 11.ª jornada da Liga NOS.
Do outro lado da barricada, o 16.º classificado da geral a chegar diretamente de Moreira de Cónegos e a atravessar uma fase de transição ao nível da equipa técnica, com o preparador físico, Leandro Mendes, a comandar as operações.
Olhando para o onze de Rui Vitória, apenas uma alteração face ao da partida em Istambul, com Raúl a surgir na frente, e Mitroglou a sentar-se no banco. De resto, ambição e muita vontade de reagir a um empate na Champions que deixou um sabor agridoce nas hostes… num momento em que o Glorioso se mantém firme em todas as frentes em disputa!
Mas vamos ao jogo… com destaque para os 55 970 que vestiram as bancadas da Luz em mais uma noite fria na capital de Portugal.
Aos 11’, a primeira grande oportunidade de golo, com Salvio – de cabeça – a atirar para enorme defesa de Makaridze.
Face a um Moreirense completamente fechado, com a equipa muito bem organizada, a dar a iniciativa de jogo às águias e a espreitar o erro, o Benfica fazia o que lhe competia e tentava entrar nas linhas adversárias…
Aos 15’, lance muito duvidoso, com Salvio a cair na área, após empurrão pelas costas de Cauê, mas Luís Godinho mandou seguir.
O Tricampeão dominava, mas o golo – o mais importante – tardava em surgir.
Salvio (18’), Raúl (20’), Gonçalo Guedes (21’ e 31’) tiraram as medidas à baliza adversária, e o mote estava dado!


Minuto 32’ e enorme jogada do coletivo benfiquista, com Pizzi a inaugurar o marcador na Luz. Pressão alta e imediata, com Cervi e Raúl a construírem e a oferecerem o golo ao internacional português, que surge solto na cara de Makaridze e remata para o fundo das redes.
Em vantagem, o Benfica carregava, e o Moreirense, em contra-ataque, respondeu, com Ederson, aos 38’, a defender um bom remate de Roberto.
Até ao intervalo, a vantagem – mínima e perigosa – do SL Benfica manteve-se, não obstante uma grande oportunidade de Salvio (44’).
Pizzi bisou e Raúl confirmou os três pontos!
Segunda metade e mais do mesmo, ou seja, o Benfica dominava, pressionava, criava oportunidades face a um Moreirense encolhido e muito pouco atrevido.
51’ e dupla ocasião de golo! Primeiro Pizzi, depois Cervi, com Makaridze a dizer não ao segundo das águias.
Mas o golo não tardaria… Triangulação entre Gonçalo Guedes, Salvio e Pizzi, com o médio de Bragança a bisar no desafio e a colocar justiça no marcador. 2-0 ao minuto 58’.
Até ao apito final, controlo completo das operações… e o 3-0 a surgir naturalmente. Pizzi mais uma vez na jogada, Rafa, acabadinho de entrar com uma enorme arrancada pela esquerda, serve Raúl para o mexicano sentenciar o marcador.
Com este resultado, o Benfica mantém-se na liderança invicta e isolada da classificação geral, com 29 pontos (9V2E0D).
O SL Benfica alinhou de início com Ederson; Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf e Eliseu (André Almeida, 15’); Fejsa, Pizzi, Salvio (Carrillo, 66’) e Cervi; Gonçalo Guedes (Rafa, 83’) e Raúl.
O Tricampeão torna a entrar em ação na próxima sexta-feira, com uma viagem à Pérola do Atlântico. O Marítimo-SL Benfica, referente à 12.ª jornada da Liga NOS, tem início às 20h30 e joga-se nos Barreiros.

ONZE DO BENFICA

                                                      

RHC DIESSBACH - BENFICA, 3-4


ÁGUIAS TRIUNFAM NA SUÍÇA

Após uma vitória caseira, frente aos espanhóis do VIC (3-2), na ronda inaugural do Grupo A da Liga Europeia, seguiu-se – este sábado - a viagem até ao Sporthalle Diessbach, na Suíça, para defrontar o RHC Diessbach na 2.ª jornada da competição.
Início fortíssimo do Campeão Europeu em título, com Diogo Rafael, logo aos 3’, a abrir a contagem. Os anfitriões reagiram, empataram a contenda, mas ainda antes do intervalo, Valter Neves dá nova vantagem ao Benfica (1-2).
Reatar e mais Benfica, com Nicolia a dilatar para 1-3… nova resposta suíça (2-3), com Miguel Rocha de pronto a manter distâncias (2-4). Até ao final os locais ainda reduziram para a diferença mínima de um golo (3-4), mas a vitória (o mais importante!) não fugiu.
Pedro Nunes fez alinhar de início Guillem Trabal, Valter Neves, Diogo Rafael, Carlos Nicolia e João Rodrigues.
Com este resultado, as águias somam seis pontos e mantêm-se firmes no topo da classificação do Grupo A da prova.
A equipa torna a entrar em ação na próxima quarta-feira e com nova viagem, desta feita até à Ilha do Pico, no Açores. O Candelária - SL Benfica, referente à 8.ª jornada do Campeonato Nacional tem início às 22h00 de Portugal Continental.
A Liga Europeia regressa no dia 17 de dezembro, com uma deslocação ao terreno do Lodi, nas contas da 3.ª ronda da competição.

FONTE BASTARDO - BENFICA, 1-3


VOLEIBOL VENCE NOS AÇORES

Sexta jornada do Campeonato Nacional de Voleibol com jogo grande, com o Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Ilha Terceira, nos Açores, a receber o desafio da 6.ª jornada entre a Fonte do Bastardo e SL Benfica.
Triunfo justo, de raça e crença - e muita qualidade! - por 1-3, com parciais de 18-25, 22-25, 25-21 e 20-25.
José Jardim fez alinhar de início Vinhedo, Ché, André Lopes, Rapha, Honoré, Zelão e Ivo Casas.
Com este resultado, as águias lideram a classificação com um pleno de seis vitórias.
A equipa torna a entrar em ação no próximo sábado, com a receção ao recém-promovido Vólei Clube de Viana. Este desafio, referente à 7.ª jornada do Campeonato Nacional, tem início às 19h00 no Pavilhão n.º 2 da Luz.

CAPAS DO DIA


LEONOR E "O JUÍZO E O COMER"


"O JUÍZO E O COMER"
"Farão lindamente Benfica e Porto em não se verem já no papel de apurados para os oitavos-de final da Liga dos Campeões. É questão de ter juízo. O juízo que, por exemplo, faltou ao Benfica naquela meia-hora final, mais pateta do que patética, de Istambul. E haverá sempre a Liga Europa, é verdade, se falharem as decisões com o Nápoles e com o Leicester. O responsável máximo pelas finanças do Benfica disse esta semana que 'nem os clubes portugueses ligam à Liga Europa' mas fez mal em dizê-lo quando há reais probabilidades de ser esse o seu destino. Por sua vez, o treinador do Sporting disse que vê o Sporting com 'condições para fazer uma Liga Europa muito bonita' mas fez mal em dizê-lo porque o Sporting, ao contrário do Benfica e do Porto, para se qualificar para a Liga Europa ainda tem pela frente aquele pormenorzinho do jogo em Varsóvia.
O Porto vive uma crise de concretização. Tem dificuldades em marcar golos que não chega para pôr em causa o talento dos seus jovens avançados portugueses nem o acerto da construção da equipa. Já os goleadores do Porto que andam emprestados estão fartos de marcar golos. Aboubakar marcou ao Benfica em Istambul e Marega marcou ao Sporting em Guimarães. É caso para se dizer que o Porto está a trabalhar muito bem por fora.
Como castigo por não terem sabido resolver as suas questões a tempo em grupos sem papões, Benfica e Porto têm de começar a olhar para a hipótese da Liga Europa com estima e consideração. Não é o fim do Mundo ainda que a Liga dos Campeões seja, de facto, outra louça. Em função do que os três grandes portugueses viveram até aqui na Europa será ao Sporting que a Liga dos Campeões faz mais falta. Por causa do dinheiro? Não. Por causa do 'comer' com Florentino Pérez? Muito menos. Por causa dos comunicados? Sim, absolutamente.
Não houve dia de jogo importante do Sporting nesta fase de grupos que não tivesse a ofuscá-lo a pertinente concorrência de alocuções presidenciais. Na véspera do desafio com o Dortmund em Alvalade houve ocasião para vincar, em conferência de imprensa, que 'o Sporting não é da Segunda Circular, é do Campo Grande', na tarde do jogo de Dortmund foi oportuno classificar a oposição interna como 'híbridos telecomandados a partir de Carnide' e a poucas horas deste último jogo com o Real Madrid houve o anúncio da recomposição do capital social da SAD. Até parece de propósito."