Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

QUARTETO DA B EM DEFINITIVO NO PLANTEL PRINCIPAL


ZLOBIN, FERRO, FLORENTINO E JOTA EM DEFINITIVO NO PLANTEL PRINCIPAL
FUTEBOL
Guarda-redes, defesa-central, médio-defensivo e avançado sobem nesta data à equipa A de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica.
O guarda-redes Ivan Zlobin (21 anos), o defesa-central Ferro (21), o médio-defensivo Florentino Luís (19) e o avançado Jota (19) integram desde esta sexta-feira, e em definitivo, o plantel principal de futebol do SL Benfica.
Todos com formação e desenvolvimento no Caixa Futebol Campus, estes quatro jovens jogadores alinharam pela equipa B nesta temporada e, nos casos específicos de Florentino e Jota, também pelo conjunto encarnado Sub-19 que ainda disputa a UEFA Youth League.

Do quarteto que nesta data sobe ao plantel principal das águias para voltar a ser comandado pelo treinador Bruno Lage, apenas um elemento já teve oportunidade de se estrear oficialmente pela equipa A: na noite de 18 de outubro de 2018, Jota entrou aos 77' (rendeu Jonas) na partida que o Benfica discutiu em Coimbra com o Sertanense, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Natural de Tyumen (Sibéria), o russo Zlobin está na quarta época ao serviço do Benfica onde entrou em 2015/16, com idade de júnior, proveniente do CSKA Moscovo – embora tenha estado alguns meses a trabalhar na U. Leiria. Em 2017/18 assumiu a titularidade da baliza da equipa B, ele que é ainda internacional pelas seleções jovens da Rússia nos escalões de Sub-16, Sub-17 e Sub-18.
Por sua vez, Ferro, natural de Oliveira de Azeméis, ingressou no Clube em 2008/09, através do Centro de Formação e Treino de Aveiro. Integrou o Caixa Futebol Campus em 2011 e foi logo Campeão Nacional de Iniciados. Começou a atuar pela equipa B em 2015/16.
Avançando para o meio-campo: a ligação desportiva de Florentino ao Benfica data de 2010. Foi nesse ano que o médio-defensivo ingressou no Benfica, enquanto Infantil de primeiro ano (Sub-12), oriundo do Real Sport Clube. Pela equipa B, estreou-se na II Liga no dia 11 de setembro de 2016, com o Académico de Viseu, tinha então 17 anos (entrou aos 85’ na vitória por 2-1).
Por fim, Jota, que fez toda a formação nas águias. Iniciou-se no Corroios, é certo, mas rapidamente integrou as Escolas de Futebol Geração Benfica antes de ter idade para competir oficialmente. Começou em 2007 e percorreu todos os escalões de formação em competição desde os Benjamins.
O QUE JÁ FIZERAM NA ÉPOCA 2018/19
JOGADOR                                    UTILIZAÇÃO                         GOLOS MARCADOS
Zlobin (guarda-redes)                15 jogos/1350 minutos -
Ferro (defesa-central)                18 jogos/1615 minutos -
Florentino (médio-defensivo)     24 jogos/ 2117 minutos                      1
Jota (avançado)                         20 jogos/1648 minutos                       8

PS: A passagem destes jovens em definitivo para o plantel principal não me parece muito relevante porque em teoria quase todos os jogadores da equipa B são potenciais candidatos a jogar no plantel principal quando é necessário. Isto foi só para distrair, porque o Benfica ao vender/emprestar Castillo, Ferreyra e Alfa Semedo ficou um pouco coxo em termos de opções, ficamos com trés avançados e um deles (Jonas) passa muito tempo no estaleiro e para a posição de trinco ficamos com Samaris e Fejsa, é curto e não é com estas soluções que ficamos mais fortes, com a Taça, o Campeonato e a Liga Europa é rezar para nenhum deles se lesionar. Não é com a maioria de jovens da formação no plantel principal que podemos aspirar a ganhar as competições principais, especialmente o Campeonato, este lodaçal que é o fuebol português exige também jogadores feitos e experiente senão não vamos lá. Se com jogadores experientes somos comidos imaginem com tantos da formação. Mais uma vez a direção jogou no risco, e isso costuma pagar-se caro, ou então tiveram mais uma luz. Espero sinceramente que esta subida destes quatro atletas não os retire de competir na B, senão para que queremos estes jogadores só a treinar na principal sem competir todas as semanas?

1 comentário:

  1. ......enquanto for o Presidente a liderar o Departamento de Futebol do Benfica, os erros vão continuar a acumular-se. Por que não entrega a Gestão do Futebol a quem sabe???....

    ResponderEliminar