Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

IMPRESSIONANTES DETALHES DE UM RECORDE


FUTEBOL
Golos, jogos com a baliza trancada, principais goleadores, mais utilizados, peso da prata da casa... Muitos são os pormenores que dão substância ao percurso do treinador que na história do Benfica mais depressa alcançou 25 vitórias no Campeonato.
São 25 vitórias nos primeiros 27 jogos no Campeonato! Bruno Lage é, desde a tarde de 27 de outubro de 2019, o treinador que na história do SL Benfica mais depressa atingiu tantos triunfos na maior prova do futebol português.
Os dados são incríveis e merecem ser esmiuçados. Com o pensamento focado em cada treino e em cada jogo, a caminhada recordista de sucessos teve início no dia 6 de janeiro de 2019, no Estádio da Luz.
OS MAIS RÁPIDOS NO CAMPEONATO
TREINADOR                                            REGISTO
Bruno Lage                                              25 vitórias em 27 jogos
Riera                                                        25 vitórias em 28 jogos
Rui Vitória                                                25 vitórias em 30 jogos
Guttmann e Herczka                                25 vitórias em 31 jogos
Mário Wilson e Mortimore                        25 vitórias em 32 jogos
As águias recebiam o Rio Ave na 16.ª jornada da Liga NOS 2018/19 e este era o obstáculo que o Benfica tinha de ultrapassar na estreia de Bruno Lage. Num jogo de emoções fortes, o Benfica começou a perder por 0-2, contudo, uma reação fantástica de todos os jogadores, apoiada pelo público presente no Estádio da Luz, operou a reviravolta e rendeu uma vitória por 4-2 (bis de João Félix e Seferovic).
Bruno Lage
Este foi o primeiro de 25 triunfos em 27 jogos das águias no Campeonato sob a liderança de Bruno Lage. No levantamento feito pelo Site Oficial há números impactantes, e alguns sobressaem dos demais. O recorde foi construído com 13 vitórias fora de portas (a última das quais em Tondela) e 12 triunfos em casa. Além de fazer do Estádio da Luz uma fortaleza de bons resultados, as águias têm dominado a 100 por cento nos territórios adversários.
Seferovic
Top 5: melhores marcadores
JOGADOR                           GOLOS
Seferovic                                  21
Rafa                                         14
Pizzi                                         14
João Félix                                13
Jonas                                         4
Em 27 jogos de Campeonato com Bruno Lage, o Benfica apontou 89 golos e sofreu apenas 19. Mas se afunilarmos e incidirmos a análise nas 25 vitórias, verificamos que estas resultaram de 87 finalizações certeiras. Seferovic, o melhor marcador da época passada, contribuiu com 24,1% dos golos que sustentam o máximo histórico atingido com o êxito na visita ao Tondela. São registos ímpares: em 25 vitórias, as águias apontaram, em média, 3,5 golos por jogo.
Em 27 desafios, o Benfica de Bruno Lage defrontou 19 equipas e venceu todas elas, facto essencial para a concretização da Reconquista em 2018/19. Algumas até foram derrotadas duas vezes. Referimo-nos a Tondela, Moreirense, SC Braga, V. Setúbal, Rio Ave e Santa Clara.
A solidez defensiva é outro facto relevante neste apanhado de números: nas 25 vitórias, as águias não sofreram golos em 14 jogos (!!!), seis dos quais nas primeiras oito jornadas da presente edição da Liga NOS.
Benfica-FC Porto
Top 10: jogadores mais utilizados
JOGADOR                                         MINUTOS
Grimaldo                                            2340
Odysseas                                           2245
Pizzi                                                   2063
Rúben                                                2058
Seferovic                                           1985
André Almeida                                   1966
Ferro                                                  1684
Rafa                                                   1628
João Félix                                          1501
Samaris                                             1495
Olhando para a tabela de utilização vemos Grimaldo no primeiro lugar. O lateral-esquerdo espanhol é o único jogador do Benfica que disputou todos os minutos das 25 partidas ganhas no Campeonato Nacional com Bruno Lage ao comando. Para além do camisola 3 das águias há outros nomes que saltam à vista e têm-se tornado pedras basilares no xadrez tático do treinador benfiquista. Destaque ainda para a presença de João Félix neste top. O jogador do Atlético de Madrid, formado no Benfica Campus, foi uma das peças fundamentais na Reconquista do título nacional.
Tondela-Benfica
Oito da formação em campo
No Benfica, a aposta na formação é um dado adquirido. E se há treinador que entende e conhece o potencial dos jovens do Benfica Campus é Bruno Lage. No recorde de 25 vitórias na Liga NOS, o técnico utilizou oito jogadores formados no Seixal: Rúben, Ferro, Florentino, Gedson, João Félix, Jota, Tomás Tavares e Nuno Tavares. Destes, três entram mesmo no top 10 de jogadores mais utilizados nas 25 vitórias (Rúben, Ferro e João Félix), conforme é apresentado na tabela acima.
Nuno Tavares e Tomás Tavares fazem parte das mais recentes apostas do treinador. Nuno Tavares foi escolha recorrente no início da época aquando da lesão de André Almeida. O lateral-esquerdo, utilizado à direita em prol do coletivo, deu conta da tarefa na International Champions Cup, na Supertaça e nos primeiros jogos do Campeonato, inclusive fez um golaço na jornada inaugural da Liga NOS. Tomás Tavares, por seu turno, já se estreou na Liga NOS, na Liga dos Campeões, na Taça de Portugal e na Taça da Liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário