Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2020

6ª TAÇA DE PORTUGAL

 


Benfica ergue a 6.ª Taça de Portugal de futsal feminino

Troféu referente a 2019/20, que não se realizou, como habitual, no final da temporada passada devido à pandemia da COVID-19.
O Benfica conquistou, neste domingo, a 6.ª Taça de Portugal de futsal feminino do palmarés, a 5.ª consecutiva, depois de superar o GD Chaves (5-0), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
A formação liderada por Pedro Henriques foi a primeira grande finalista… Depois de eliminar, no sábado, o Santa Luzia FC, por 3-1, carimbou a presença na grande decisão da prova-rainha. Mais tarde, o GD Chaves ultrapassava o ACDR Arneiros, no desempate por grandes penalidades (5-4), após uma igualdade a duas bolas, que persistiu até ao fim do prolongamento.
A primeira oportunidade de perigo do Benfica, com mais posse de bola nos minutos iniciais, chegou aos 2', com um remate de Janice ao lado da baliza à guarda de Jéssica Figueiras.
O golo chegaria aos 7', depois de vários lances flagrantes – inclusive uma bola ao poste de Inês Fernandes, aos 4' –, com Sara Ferreira, de pé direito, a aproveitar o espaço permitido pela defesa do GD Chaves e a atirar para o 1-0. Foi o 5.º golo da camisola 10 do Benfica na prova.
O GD Chaves reagiu e, aos 9', após um contra-ataque rápido, respondeu com um chapéu de Catarina Silva, a sair ligeiramente ao lado da baliza de Ana Catarina. Resultado ao intervalo: 1-0.
Início do segundo tempo e o Benfica a aumentar a vantagem aos 26'. Grande trabalho de Sara Ferreira, com a guarda-redes Jéssica Figueiras a defender, mas, na recarga, Maria Pereira cabeceou para o 2-0, o 3.º golo da conta pessoal na competição.
A atingir a meia hora de jogo (29'), Sara Ferreira chegava ao bis, depois de um bom remate à distância (3-0).
Aos 30', a capitã do GD Chaves viu cartão vermelho direto depois de um corte com a mão a evitar a bola de chegar à baliza de Jéssica Figueiras. Janice aproveitou a superioridade numérica do Benfica e, aos 31', disparou para o 4-0.
Fifó não quis ficar de fora da lista de marcadoras e, à passagem do minuto 38, fez o 5-0. Grande arrancada de Sara Ferreira pela direita, a dar para Fifó, que só teve de encostar.
Com cinco golos sem resposta, o Benfica ergue a 6.ª Taça de Portugal do palmarés em sete edições da prova, a 5.ª consecutiva.
DECLARAÇÕES Pedro Henriques (treinador do Benfica): "Antes de mais, dar os parabéns à Federação Portuguesa de Futebol pelo esforço que fez em terminar esta prova do ano passado. Parabéns e obrigado. Em relação ao jogo, já esperávamos isto… Foi um jogo de muita paciência. Custou entrar o primeiro golo, mas, a partir daí, o resultado foi o que foi. Mais uma taça que vamos levar para o Museu Benfica – Cosme Damião. Parabéns a todos."
[O que ainda se pode esperar desta equipa?] "Esta equipa motiva-se dia a dia, a cada treino. É um grupo que quer cada vez mais e não sei onde isto poderá chegar. Estou cá para tentar fazer o melhor e levar o Benfica aos patamares que queremos."
Sara Ferreira (jogadora do Benfica): "Significa muito trabalho, muito empenho. Há quem diga que é sorte, mas acho que não. Trabalhamos diariamente para isto, para estarmos preparadas. Demos uma boa resposta, mas quero dar também os parabéns aos outros três finalistas [Santa Luzia FC, ACDR Arneiros e GD Chaves]. É de louvar o esforço dessas equipas, é difícil a logística de jogar uma prova depois do Natal, não somos profissionais. Correu bem para nós, estamos felizes e vamos festejar. É sempre bom marcar, mas o mais importante é a vitoria da equipa."
SL Benfica-GD Chaves
FICHA
Local Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Cinco inicial
do Benfica Ana Catarina, Inês Fernandes (C), Fifó, Raquel Santos e
Janice
Suplentes Maria Inês Cabral, Catarina Lopes, Claudinha, Ana Pereira, Sara
Ferreira, Helena Nunes e Beatriz Sanheiro
Ao intervalo 1-0
Marcadoras
do Benfica Sara Ferreira (7', 29'), Maria Pereira (26'), Janice (31'), Fifó (38')

Sem comentários:

Enviar um comentário