Páginas

domingo, 8 de maio de 2022

TRICAMPEÕES NACIONAIS



 Tricampeões Nacionais!

No jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional, o Benfica venceu o Sporting, por 3-0, e conquistou o título de Campeão pela 10.º vez no palmarés.
Já está! O Benfica é Campeão Nacional de voleibol ao derrotar, no Pavilhão n.º 2 da Luz, o Sporting, por 3-0, no jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional.
Com as bancadas muito bem compostas e um excelente ambiente de apoio à formação da casa, do outro lado da barricada estavam os verdes e brancos a saberem que tinham neste encontro a derradeira oportunidade para evitar o título de Campeão Nacional do Benfica. O 1.º set começou com o Sporting melhor, mas onde o equilíbrio foi a nota dominante, onde o side out esteve em plano de destaque. No lado encarnado, o serviço, a defesa baixa, o ataque na pipe e na zona de oposto ou o contra-ataques foram armas que baralharam o adversário; o Sporting tinha dificuldades em armar o seu bloco, mas mantinha-se no dérbi através dos remates nas zonas 4 e de oposto. Na parte final do 1.º set, o Benfica optou por um serviço mais agressivo, distanciou-se e ganhou, por 25-18.
Antes do início do 2.º set, destaque para a homenagem prestada pelo Pavilhão n.º 2 da Luz aos Infantis masculinos pela conquista do Campeonato Regional. Na frente por 1-0, o Benfica entrou a todo o gás neste parcial, com os ataques a carburarem pelas zonas 4 e de oposto, muito por culpa da eficácia na receção e pela variabilidade do distribuidor na construção ofensiva. O Sporting sentia dificuldades em parar as águias e ia cometendo vários erros não forçados, nomeadamente na ação de serviço. A exceção foi a eficácia na zona de oposto, todavia insuficiente para evitar a vitória do Benfica no 2.º set, por 25-17.
Na Luz já ninguém conseguia estar sentado. Cheirava a título, com o Benfica a um set de festejar. O 3.º set do dérbi começou algo incaracterístico, com erros não forçados de parte a parte. Encarnados na frente, devido a vários ataques na pipe, leões na perseguição, muito por culpa dos remates do oposto. Na quadra, os comandados por Marcel Matz pareciam ter o jogo controlado, mas baixaram o ritmo e a agressividade, aproveitou o Sporting para passar para a frente e até alargar a vantagem. Marcel Matz parou a partida, reuniu as tropas e o Benfica reaproximou-se no marcador. Emoção ao rubro, ponto cá, ponto lá, com o 3.º set a ter de ser resolvido nas vantagens. Aí caiu para os da Luz (27-25). O Benfica venceu o jogo, por 3-0 e sagra-se Campeão Nacional pela 10.º vez na sua história!
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "É muito bom festejar em casa. Não sabia como era. No 3.º set as coisas podiam ter-se complicado, mas conseguimos a reviravolta e foi sensacional. Parabéns à equipa, a época foi fantástica. Conquistámos três títulos, qualificámo-nos para a Liga dos Campeões e fechámos com chave de ouro, em casa na presença dos adeptos e da família. Trabalhamos duro no dia a dia para sentir esta emoção e poder proporcional isto às nossas famílias. Estou feliz pelos jogadores."
Hugo Gaspar (capitão do Benfica): "Em casa, com os nossos adeptos e família, é saboroso. O que conta é a quantidade de títulos que esta equipa tem. É fruto do que nós trabalhamos ao longo da época, o apoio das nossas famílias, dos nossos adeptos e de toda a organização do Benfica, e que culmina com esta vitória do título. Quem me conhece que dou sempre o litro. Vivo para o desporto e para estas conquistas. Tenho um grande apoio da minha família e é por eles que estou aqui. Foi uma época de ouro."
Tiago Violas (distribuidor): "Já há muitos anos que ansiávamos celebrar o título aqui em casa e com estes adeptos fantásticos. Foi um prazer disputar e vencer este título. As épocas nunca são fáceis, mas a nossa equipa chega às alturas decisivas e todos dizem presente. Saímos todos beneficiados e estamos de parabéns."
Bernardo Westermann (distribuidor): "Para mim, é novo. É o campeonato mais importante. O grupo é maravilhoso. Fizemos um jogo perfeito e conseguimos pôr em prática o que trabalhámos toda a semana. É muito especial. Fizemos três jogos bons, sempre confiei na nossa equipa desde o início."
André Lopes (zona 4): "Foi mais um título. Fizemos três grandes jogos na final e parabéns a toda a estrutura. Foi uma época em cheio, ganhámos praticamente tudo, fizemos uma grande campanha na Liga dos Campeões. Parabéns a todos e muito obrigado aos nossos adeptos pelo apoio ao longo de toda a época. Estamos a festejar o Tricampeonato e estamos muito felizes. É completamente diferente celebrar em casa, com os nossos adeptos e com as nossas famílias. É indescritível!"
Lucas França (central): "O sentimento é muito gratificante. A época foi muito dura, trabalhámos muito, cumprimos todos os objetivos e isso é fruto do apoio das nossas famílias e dos nossos adeptos. Este é o primeiro título de muitos. Lutámos muito nos treinos e nos jogos. O título é fruto da nossa entrega. É a primeira vez que ganho um título nacional e não tenho palavras ao ver este apoio e esta energia."
Rapha (zona 4): "Esta equipa é uma família. São cinco temporadas muito emocionantes. Fazer parte desta equipa deixa-me emocionado e assim é mais fácil fazer o que fizemos hoje [sábado]. Conseguimos trazer este título para o Benfica. Foi um ano exaustivo, porque tínhamos a obrigação de manter o título. Conseguimos colocar o nosso empenho e fizemos uma temporada maravilhosa e histórico na Liga dos Campeões. Estamos muito felizes."
Peter Wohlfi (central): "É incrível! Vencemos dois campeonatos fora de casa, mas vencer em casa, com os adeptos, é incrível. É o ponto alto da temporada. Temos uma boa equipa e somos como uma família."
Ivo Casas (líbero): "Não podia ter corrido melhor. Foi uma época muito bem conseguida. Conseguimos conquistar todos os objetivos propostos. É mais um Triplete e tem sido fantástico. Temos de desfrutar de cada conquista como se fosse a última. Não nos cansamos de ganhar, queremos sempre mais, jogo após jogo, competição após competição, titulo após título. Nunca é demais ganhar e estou muito satisfeito. Festejar em casa, com os nossos adeptos é gratificante e, claramente, diferente."
Benfica-Sporting
3-0
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Lucas França, Tiago Violas, Rapha, Peter Wohlfi, Japa, Hugo Gaspar e Ivo Casas (L)
Suplentes
André Lopes, Bernardo Westermann, Pablo Natan, Nikula, Zelão, Carlos Puron e Bernardo Silva (L)
Formação inicial do Sporting
Tiago Barth, Frederico Santos, Thomas Powell, Dvoranen, Masso, Joaquín Gallego e João Fidalgo (L)
Suplentes
Vinha, Tiago Pereira, Victor Pereira, Gil Pereira e Rafael Cavalcanti
1.º set 2.º set 3.º set
25-18 25-17 27-25

Sem comentários:

Enviar um comentário